TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARGILOTERAPIA E ÓLEOS ESSENCIAIS NO TRATAMENTO DA ALOPECIA ANDROGENÉTICA: UM ESTUDO DE CASO EM ARAXÁ-MG

Por:   •  26/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.099 Palavras (17 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 17

Centro universitário do planalto de araxá

Instituto de ciências da saúde agrárias e humanas

curso tecnológo em estética e cosmetologia

Lorena Silva Romeiro

ARGILOTERAPIA E ÓLEOS ESSENCIAIS NO TRATAMENTO DA ALOPECIA ANDROGENÉTICA: UM ESTUDO DE CASO EM ARAXÁ-MG

araxá – mg

2018

Lorena Silva Romeiro

ARGILOTERAPIA E ÓLEOS ESSENCIAIS NO TRATAMENTO DA ALOPECIA ANDROGENÉTICA: UM ESTUDO DE CASO EM ARAXÁ-MG

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa, curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário do Planalto de Araxá, como requisito parcial para aprovação.

Linha de Pesquisa: Ambiente, Saúde e Políticas Públicas.

Orientador: Prof. Esp. Raissa Kêmila Borges Castagine

Araxá-mg

2018

  1. INTRODUÇÃO

CABELO

O cabelo, é uma das coisas mais importantes, tanto para o homem quanto para a mulher desde a antiguidade até os dias atuais tendo mais significado ainda, pois é um dos meios de ligar diretamente a autoestima de cada pessoa.

Com isso para ter um cabelo bem tratado e acima de tudo saudável é necessário realizar vários tratamentos adequados, tais como a lavação, condicionamento e hidratação, sendo que nem sempre isso é possível, pois com a mudança dos produtos em farmácias e mercados o indivíduo nunca realiza o procedimento correto, pois os produtos vem ficando cada vez mais caros e nem todos tem condições de pagar o valor que vale, as formulações vem sendo mudadas todos os dias e isso exige um maior cuidado com o cabelo para mantê-lo com um bom aspecto, com isso sem o tratamento diário o couro cabeludo sofre várias alterações tornando-o oleoso e com excesso de caspas.

FASES DE CRESCIMENTO DO CABELO

O ciclo biológico do cabelo é dividido em três fases, a de crescimento, repouso e queda. A fase de crescimento denominada Anágena é o período em que a matriz encontra-se em forma de taça envolvendo a papila dérmica, esta matriz produz a haste e a bainha radícula interna. O pelo se apresenta em haste e raiz. A raiz é a parte profunda encontrada no folículo piloso, a haste é uma estrutura cilíndrica alongada e altamente composta por células de queratina orientadas e bioquimicamente estruturadas para resistirem a processos degenerativos, tais como fricção, estiramento, dobra e radiação ultravioleta, (HARRIS; 2007, p.05).

A haste é formada por três partes, cutícula, córtex e medula. A medula é a parte mais interna da haste, localizada no centro dos fios fracamente queratinizadas e mal interconectada. A seguir o córtex, responsável pela estrutura do pelo, é nesta parte do fio que encontramos a melanina, que é o pigmento responsável pela cor dos pelos. O qual é constituído por queratina, enxofre e cisteína. E por último a cutícula, camada superposta de queratina, aparentando as escamas de peixe; sua função é proteger o córtex e controlar a quantidade da água da fibra, (VASCONCELOS e COLS.2008, p.05).

ALTERAÇÕES NO COURO CABELUDO

No couro cabeludo existem várias alterações que pode afeta-lo, sendo elas a dermatite seborreica, a seborreia e a caspa que causam um certo desconforto para as pessoas, pois assim ligará diretamente a estética pessoal. Essas variações gera a perda das hastes do cabelo, sendo que num estado mais avançado poderá chegar a alopecia.

TIPOS DE ALOPECIA

ALOPECIA ANDROGENÉTICA

A alopecia androgênica ou calvície masculina é uma manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predisposto levando à queda dos cabelos sofrendo assim um processo de atrofia. A genética pode vir do lado paterno ou materno, a alopecia androgenética é resultado da estimulação dos folículos pilosos por hormônios masculinos que começam a ser produzidos na adolescência (testosterona). A característica principal é a queda continua dos cabelos com substituição por fios cada vez mais finos e menores até a interrupção do crescimento, levando à rarefação dos pelos e ao afastamento da linha de implantação para trás, a progressão do quadro leva a calvície masculina, caracterizada pela ausência de cabelos na parte superior e frontal da cabeça, poupando as áreas laterais e posteriores, (VASCONCELOS e COLS.,2008, p.07).

ALOPECIA DIFUSA

A alopecia difusa acomete-se através de uma queda generalizada que afetará todas as regiões do couro cabeludo em um único momento, podendo assim está diretamente ligada a carência alimentares significativas, stress, variações hormonais ou estacional e tratamentos medicamentosos.

ALOPECIA CICATRICIAL

A alopecia cicatricial é a grande parte de doenças no couro cabeludo ocorrendo características significativas pela perda dos fios e de um procedimento irreversível, ou seja, sem volta, assim sendo divididas em primarias ou secundarias direcionando-o exclusivamente ou não na distribuição dos fios. Contém assim um diagnóstico que é feito por exame anatomopatológico que irá entender a distribuição dos folículos pilosos e a perda visível dos óstios foliculares.

ALOPECIA SEBORREICA

A alopecia seborreica consiste em uma inflamação crônica da pele que aparece em pessoas que é geneticamente propenso, com isso irá trata-lo em manifestações constitucional. Acontecem surgimentos cutâneos em partes que contém grande disponibilidade de oleosidade por causa das glândulas sebáceas, sendo assim completamente desconhecida sua causa, portanto a oleosidade desmoderado consiste em ser um fungo (Pityrosporumovale), assim, com presença na pele prejudicada tem gênio crônico, há habilidade de piora ou melhora.

TRATAMENTOS COM ARGILA

A argiloterapia em tratamentos capilares é utilizada para tratar o couro cabeludo com excesso de oleosidade, caspa e seborreia, pois promove uma limpeza profunda removendo as células mortas, removendo ainda as impurezas e descongestionando a área em que houve a aplicação, (VASCONCELOS, e COLS.2008, p.13).

O uso nessas afecções é excelente, pois a argila possui propriedades bactericida, regeneradora, anti-inflamatória e antisséptica. A argila verde e a mais indicada para esses tratamentos, pois possui ação adstringente, cicatrizante e oxigenante, (MEDEIROS. 2007, p.13).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (233.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com