TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Clínico Toxicologia Ocupacional

Por:   •  1/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DO FUTURO[pic 1]

Recredenciada pela Portaria nº. 1.802, de 18/10/2019,

publicada no D.O.U. de 22/10/2019.

DISCIPLINA: Toxicologia        CURSO: 8º FARMÁCIA

PROFESSOR: Hermínio Oliveira Medeiros

VALOR: 10,0 pontos        LIMITE PARA A ENTREGA: 25/11/2022 às 23:59h

OBSERVAÇÃO: A entrega deve ser realizada somente por meio do AVA, em formato pdf, no tópico “Atiade Avaliativas”

ALUNOS: KAREN AÍSSA MIRANDA MOREIRA E MÁRCIO HENRIQUE DE SOUZA

ATIVIDADE AVALIATIVA – ETAPA A2

Caso Clínico – Toxicologia Ocupacional[pic 2]

Caso Clínico

Um rapaz de 22 anos de idade foi hospitalizado devido a uma série de sintomas, dentre os quais, a perda de peso, vômitos, fraqueza muscular, irritabilidade, anorexia e palidez eram os mais evidentes. Ele trabalhava em uma fábrica de tubos de ferro, era soldador e usava chumbo nas soldagens. Os exames laboratoriais revelaram uma grave anemia, denominada sideroblástica e o exame de urina de 24 horas, mostrou 0,24 mg de chumbo, sendo que a análise de raios X apresentou depósito dome tal nas epífises.

Questões

  1. Citar as principais fontes e formas de contaminação pelo chumbo e correlacioná-las com atividades  profissionais.

R: O produto pode se dispersar no solo, água e por meio de emissões atmosféricas, normalmente em decorrência da disposição de resíduos industriais. A contaminação também pode ocorrer por meio do contato direto com produtos que têm esse elemento químico em sua composição, em limites acima dos toleráveis. No caso do apontamento do texto acima, podemos deduzir que a forma de contaminação é a exposição ocupacional. O chumbo pode ser absorvido pelo corpo principalmente pela inalação (vias respiratórias), pela parte gastrointestinal e pela pele , estes são os principais. No caso de ciderúrgicas, o água e o ar também acabam se contaminando pelo componente químico, pelo seu descarte errado e quandoa tinge o meio ambiente. As pessoas podem estar expostas a se intoxicar por esse agente químico desde a água que toma banho, que se bebe, até o contato direto com as partículas em locais de exposição aguda do mesmo. No caso do rapaz, a sua principal forma de exposição estava na parte da soldagem , já que tem uma grande concentração de chumbo.

  1. Porque o chumbo é tóxico para o nosso organismo?

R: O chumbo não é absorvido pelo organismo, então, quando se há uma exposição contínua, este pode se acumular nos tecidos moles e até mesmo no esqueleto. Essa toxicidade se deve por causa da sua afinidade com as membranas das mitocôndrias.

 

  1. Explique os principais sintomas da intoxicação causada pelo chumbo.

R:  Irritabilidade, cefaléia, tremor muscular, alucinações, perda da memória e da capacidade de concentração. Também podendo acontecer ferimentos de orla gengival e cólica saturnínica.

4-Porque este metal deposita-se nos ossos?

R: O acumulo do chumbo no organismo ocorre durante um longo tempo e sua excreção ocorre lentamente, pois o metal tem grande afinidade pelo sistema ósseo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (65.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com