TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CLINICO TOXICOLOGIA

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais são as prováveis causas de diminuição da concentração sérica de ácido valpróico?

R: Provavelmente o que ajudou a diminuição das concentrações séricas dos medicamentos foi uma intoxicação pelo medicamento sobre o fígado e pâncreas. Sendo assim não conseguiu metabolizar corretamente o ácido valpróico e a fenitoina é indutor enzimático ajudando também a baixar as concentrações séricas do ácido valpróico a ser metabolizado.

2) O quadro de pancreatite pode ter sido desencadeado pelo anticonvulsivante? Qual é procedimento do médico com relação ao medicamento, nesta situação?

R: Sim, o medicamento pode ter ajudado a desencadear a pancreatite pois esta droga possui um efeito tóxico no fígado, principalmente se for utilizado por um período prolongado como observado no caso analisado.

Retirada da droga e a troca de outra droga com efeito anticonvulsivo; Diminuição  da droga; Monitorar as tomadas da criança, pois podemos observar que as concentrações séricas oscilam provavelmente esta criança não toma o medicamento corretamente, sendo assim um motivo a provocar uma intoxicação com o medicamento.

3) Em junho a determinação sérica não foi realizada, pois a bilirrubina estava 7,1 mg/dL e hemoglobina que estava em 2,6 g/dL. Por que não conseguiu ser determinada a concentração sérica de ácido valpróico? Observação: o método utilizado foi fluorescência polarizada, imunoquímico, que pode sofrer interferências de parâmetros bioquímicos.

R: Provavelmente a pacienta não tomou a medicação.

DISCIPLINA: ANÁLISES TOXICOLÓGICAS

ESTUDO DIRIGIDO

1) A ciência Toxicologia está dividida em diversas áreas, nas análises clínicas as mais importantes são: toxicologia analítica, clínica e experimental. O que aborda cada uma delas?

R: Toxicologia analítica: tem como intuito identificar/quantificar toxicantes em diversas matrizes, sendo estas biológicas (sangue, urina, cabelo, saliva, vísceras, etc.) ou não (água, ar, solo).

Toxicologia clinica: aborda a prevenção e o diagnóstico da intoxicação humana por substâncias químicas presentes no ar, na água, nos alimentos ou empregadas como medicamentos.

Toxicologia experimental: aborda os mecanismos de ação dos toxicantes sobre os sistemas biológicos e avalia os efeitos decorrentes dessa ação. A avaliação de toxicidade das substâncias é feita através de estudos conduzidos em diferentes espécies animais.

2) Quais os fatores que alteram a toxicidade de agentes tóxicos, quando relacionados À fase de exposição?

Os fatores que alteram a toxicidade dos agentes tóxicos relacionados a exposição, são: Via de introdução; Dose ou concentração; Freqüência.

3) Faça uma tabela correlacionando as subáreas da toxicologia analítica destacando a natureza das amostras utilizadas.

4) Descreva a finalidade dos tipos de análises:

Forense: tem como finalidade identificar qualquer agente químico que possa ter nexo causal de morte ([ ] suficiente para matar?) ou dano infringido ao homem. Ex.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com