TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consultório Farmacêutico Como Ferramenta De Cuidado Com O Paciente Ambulatorial

Por:   •  29/3/2023  •  Artigo  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 5

O CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO COMO FERRAMENTA DE CUIDADO COM O PACIENTE AMBULATORIAL:

RESUMO

Nos últimos anos a importância do farmacêutico vem crescendo gradativamente, sendo um profissional da saúde com grande responsabilidades de atuação, ressalta-se a farmácia clínica atuando em dois âmbitos, na farmácia hospitalar ou na farmácia privada,  além disso teve grande relevância, devido à aproximação do farmacêutico com o paciente. É uma revisão bibliográfica que analisou dados,  onde contribuíram para evidenciar a conduta do farmacêutico, diante de um consultório analisando prescrições.

Palavras-chave: Atenção farmacêutica. Farmacêutico hospitalar. Farmácia clínica, Equipe multiprofissional. Interação medicamentosa.

  1. INTRODUÇÃO

A farmácia clínica é um termo já conhecido desde 1960, porém no Brasil é algo revolucionário (REIS, 2018). Com a segunda guerra mundial, houve uma grande perda de farmacêutico que se aproximavam da equipe de saúde. Com isso, a  industrialização farmacêutica nos Estados Unidos originou-se o termo “ farmácia hospitalar” , que dava liberdade aos farmacêuticos a participar ativamente das equipes de saúde como forma de contribuição para aperfeiçoar a farmacoterapia dos pacientes(CARVALHO et. al., 2009). O farmacêutico passou de apenas um indicador para um profissional que vai auxiliar no tratamento e com o poder da prescrição de medicamentos isentos de prescrição(MIPs), (LOPES, 2018).

Segundo(TEIXEIRA, 2011), em seu artigo sobre implantação e farmácia clínica ele cita que, “Vários estudos relatam o impacto positivo da participação do farmacêutico clínico como na prescrição de antimicrobianos, em que o uso incorreto exerce papel crítico na seleção de micro-organismos resistentes e do risco de superinfecções, além dos custos envolvidos". Dito isso, o farmacêutico interfere no uso correto para evitar resistência bacteriana e ajudar o paciente, para que o medicamento tenha seu uso correto, assim, tendo uma melhor possibilidade para um sucesso de um tratamento.

O consultório farmacêutico é de extrema importância para servir a população, tanto no âmbito hospitalar, quanto na farmácia, onde o farmacêutico vai trabalhar junto com a equipe multidisciplinar e vai fazer orientações  direta  ao paciente, com suas recomendações, melhorando a adesão do usuário ao seu tratamento e sendo o meio entre o médico e o paciente, podendo  intervir, de forma positiva na saúde. Primeiramente, o farmacêutico hospitalar tem como critérios a dispensação de medicamentos e orientar na utilização correta para evitar interações medicamentosas e organizar a logística da farmácia.

Os estudos comprovaram que o farmacêutico pôde identificar a presença de erros  em muitos  casos hospitalares, além disso também conseguiu reduzir os custos com medicamentos para esses usuários (JANEBRO, 2010). Em paralelo a este estudo, constatou-se que na UTI de um hospital universitário brasileiro validou-se a presença do farmacêutico clínico analisando prescrições médicas antes da administração dos medicamentos, que apontou potenciais interações  medicamentosas (MAZZOLA, 2011). De acordo com essas afirmações, é evidente a sua participação, trazendo mais segurança para os pacientes, aproximando-os mais do seu bem estar.

O farmacêutico clínico tem contribuição direta no resultado do tratamento de todos os pacientes em âmbito clínico, uma vez que através de sua supervisão é possível garantir um tratamento específico, garantindo assim o uso racional de medicamentos. O objetivo desse artigo é ressaltar a importância do farmacêutico que pode atuar de forma independente ou com a equipe multiprofissional, com o intuito de ajudar na farmacoterapia do paciente.

  1. METODOLOGIA

Esse estudo é uma revisão bibliográfica, com o intuito de ressaltar a importância da farmácia clínica e os serviços prestados pelo farmacêutico clínico. A identificação de artigos foram feitas com base na busca no Google Acadêmico e site do CFF e Scielo, dessa forma, realizou-se a seleção dos temas que abordam farmácia clínica, e artigos que não eram interessantes foram descartados. O período desta  pesquisa ocorreu em novembro de 2022. Encontrou-se algumas limitações relacionadas à opções de artigos para serem revisados nesta área.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao analisar trabalhos referentes ao consultório clínico farmacêutico, percebeu-se a grande importância da atividade do farmacêutico na intervenção da farmacoterapia de pacientes buscando solucionar problemas relacionados a medicamentos. Ademais, notou-se também a relevância do farmacêutico na equipe multiprofissional na farmácia hospitalar.

Segundo ( FALCÃO, 2016)  foi realizado uma pesquisa relacionada com a intervenção do farmacêutico nas prescrições médicas, onde mostrou-se que em 74 altas de pacientes transplantados,  59 destes  haviam em suas prescrições problemas relacionados a medicamentos( PRM) e com a intervenção  do farmacêuticos houve uma solução destes problemas. Visto que, os principais  erros  identificados nesta pesquisa  foram a não prescrição dos medicamentos necessários (67,8%), doses inadequadas de medicamentos(10,1%) e seleção incorreta de medicamentos( 1,7%). Com isso, ressalta-se a segurança do paciente diante da equipe multiprofissional que é composta por enfermeiros, nutricionista,farmacêutico, médico e fisioterapeuta, cada um atuando em sua área específica, visando uma redução aceitável de risco e danos a saúde. Segue a baixo a tabela:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (129 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com