TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Farmacêutico Magistral

Por:   •  14/6/2023  •  Resenha  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 3

A farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde são preparadas e manipuladas fórmulas de forma personalizada de acordo com a necessidade de cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde.

Todas as matérias-primas utilizadas na farmácia de manipulação são adquiridas de fornecedores qualificados e registrados. Também são analisadas pelo controle de qualidade interno.

Nas farmácias de manipulação, as receitas são analisadas e conferidas por farmacêuticos capacitados, antes de serem enviadas para produção em seus laboratórios que seguem as normas das BPMF (Boas Práticas de Manipulação em Farmácias) preconizadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e contam com instalações tecnológicas e uma equipe altamente treinada. Esse processo garante a qualidade e eficácia do produto final. Todo esse processo é supervisionado pelo farmacêutico que exerce papéis imprescindíveis para saúde, segurança e tranquilidade dos clientes.

 O farmacêutico não é somente aquele que fica atrás do balcão lendo receitas e entregando medicamentos ou manipulando os medicamentos. O seu papel é crucial para a realização de diversas tarefas internas e externas dentro de uma empresa. Existem várias vertentes do farmacêutico na manipulação, podendo atuar no laboratório de manipulação, recebendo todas as matérias primas e ativos, atuando também no controle de qualidade. Já na parte burocrática e administrativa o farmacêutico atua no envio dos dados do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados), compras de matérias primas, de insumos, contato com os fornecedores, entre outras funções. Atuando também no atendimento ao cliente sendo bem parecido com a dinâmica da drogaria, supervisionando a parte comercial. Além  destas, outras atividades que estão descritas na Resolução 585/13, como estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente, realizando encaminhamentos para os demais membros da equipe de saúde, ações para a promoção, proteção e recuperação da saúde, e a prevenção de doenças e de outros problemas de saúde, participar do planejamento e da avaliação da farmacoterapia, para que o paciente utilize de forma segura os medicamentos de que necessita, em doses, frequência, horários, vias de administração e duração adequados.

Ser farmacêutico na manipulação exige do profissional conhecimentos aprofundados de farmacotécnica, gestão farmacêutica, prescrição farmacêutica e da legislação sanitária de alguns setores. Habilidade de negociação, aptidão para tarefas administrativas e ser capaz de liderar e se comunicar de forma efetiva são imprescindíveis, visto que esses profissionais assumem, muitas vezes, cargos gerenciais nas empresas onde atuam

Desse modo, contribui para que ele tenha condições de realizar o tratamento e alcançar os objetivos terapêuticos, realizar intervenções farmacêuticas e emitir parecer farmacêutico a outros membros da equipe de saúde, com o propósito de garantir o uso adequado e ideal dos medicamentos na prevenção e tratamento das doenças a partir do acompanhamento e cuidado ao paciente adequando a medicação para cada paciente.  Prevenindo, identificando, avaliando e intervindo nos incidentes relacionados aos medicamentos, vindo a identificar, avaliar e intervir nas interações medicamentosas indesejadas e clinicamente significantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com