TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fisiologista Americano W. B. Cannon

Por:   •  4/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO A FISIOLOGIA

1ª O fisiologista americano W. B. Cannon, criou o termo homeostasia para designar a constância dinâmica do meio interno. A homeostasia é a condição de equilíbrio, no meio interno do corpo, produzida pela incessante interação de todos os processos reguladores do corpo. Ainda pode ser considerada uma condição dinâmica, em resposta às condições que se alteram. O ponto de equilíbrio do corpo pode modificar-se dentro de faixa estreita, o que é compatível à vida. Baseado nas informações do texto acima e de seus conhecimentos de fisiologia, assinale a alternativa incorreta:

D- as alterações da homeostase não seguem um padrão, devido a este fator dificilmente o individuo recupera o equilíbrio

2ª O LIC e o LEC juntos correspondem à __________________________ , que constitui, aproximadamente, 60% do peso corporal a variabilidade desse valor entre as pessoas depende da idade e da quantidade de tecido adiposo. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:

A- Água corporal total (ACT)

3ª Todas as células são banhadas por um “meio interno”, chamado de líquido extracelular (LEC). É a partir do LEC que as células captam O2 e nutrientes necessários, e nele descarregam os produtos resultantes do metabolismo celular, mantendo um ambiente intracelular (líquido intracelular – LIC) constante e ideal para seu funcionamento apropriado. O LEC fornece todos os elementos essenciais para as células, garantindo seu funcionamento. O LEC é definido como:

C- Líquido intersticial e plasma

4ª A membrana plasmática não é a única membrana das células. No citoplasma da célula, estão presentes diversas organelas e vesículas que também são delimitadas por membranas. A composição química das membranas biológicas em geral, incluindo a membrana plasmática é:

B- LIPÌDIOS E PROTEÌNAS

5ª São compostos envolvidos em todos os processos químicos dos organismos vivos. Realizam funções enzimáticas, transportam pequenas moléculas, íons e metais, agem em processos de divisão celular, no crescimento e na diferenciação celular, controlam a coordenação de movimentos por meio da regulação das células musculares e da produção e transmissão de impulsos nervosos. Essas características citadas pertencem:

C- AS PROTEÍNAS

6ª Os lipídios são macromoléculas e apresentam polaridade com regiões hidrofílica e hidrofóbica. Estão presentes na membrana plasmática constituindo a bicamada de fosfolipídios. Sobre tais compostos orgânicos, analise as afirmações abaixo e indique a alternativa correta:

I – A região hidrofílica é a que atrai água e possui polaridade;

II – A região hidrofóbica é a que repele água e é apolar;

III – Lipídios mais carboidratos (associação entre ambos) constituem os ácidos graxos;

IV – Pela região de fosfolipídios da membrana plasmática há transporte apenas de substâncias hidrossolúveis, pois, pelas proteínas aí existentes passam as substâncias lipossolúveis.

C-Estão corretas as alternativas I, II e III

7ª A membrana plasmática das células nervosas (neurônios) apresenta polaridade. Através desta citofisiologia, ocorre a propagação do impulso nervoso, portanto, estas células eucarióticas realizam processos de coordenação elétrica do organismo (tipo de coordenação muito rápida) como também certas coordenações químicas, pois, há neurônios secretores de “hormônios – neuro hormônios”. Sobre o tema, analise as afirmações abaixo e indique a alternativa correta:

I – Externamente, nesta membrana, há mais íons sódio, logo, a carga externa desta membrana é positiva, enquanto internamente, há mais íons potássio e a sua carga interna é negativa;

II – Nestas condições citofisiológicas, positivo externamente e negativo internamente, afirma-se que a membrana do neurônio encontra-se polarizada;

III – Quando ocorrer saída de potássio e entrada de sódio, há alterações nas cargas elétricas, ficando positivo internamente e negativo externamente, logo, afirma-se que a membrana encontra-se despolarizada;

IV – Quando ocorre trocas entre sódio e potássio pelo canal iônico, por transporte ativo, logo, com gasto de energia, sempre há trocas entre três sódio e três potássios e nunca entre três sódios e dois potássios.

C-Estão corretas as alternativas I, II e III

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

1ª Um estudante atrasado para aula optou por subir as escadas da universidade ao invés de esperar o elevador, ao tomar tal atitude chegou na sala aparentando cansaço e falta ar, ao mesmo tempo que notou um aumento de sua freqüência cardíaca. Sendo assim o numero de ciclos cardíacos por minuto aumentou significativamente, quando nos referimos ao ciclo cardíaco desse estudante estamos falando de:

D- sístole e diástole

2ª Um estudante atrasado para aula optou por subir as escadas da universidade ao invés de esperar o elevador, ao tomar tal atitude chegou na sala aparentando cansaço e falta ar, ao mesmo tempo que notou um aumento de sua freqüência cardíaca.Sendo assim o numero de ciclos cardíacos por minuto aumentou significativamente, quando nos referimos a frequencia cardíaco desse estudante estamos falando de:

C-batimentos cardíacos por minuto

3ª O sistema cardíaco contribui para a correta circulação sanguínea, e conseqüentemente a distribuição de O2 pelos tecidos e células. Considerando a afirmação e o fator de distribuição do sangue rico em O2 , Podemos afirmar que existe um parte do músculo cardíaco responsável pela circulação sistêmica.O trajeto realizado especificamente por este tipo de circulação seria:

D-átrio esquerdo >valva bicúspide > ventrículo esquerdo > artéria aorta

4ª A principal função da circulação sanguínea é de atender às necessidades dos tecidos através dos transportes de gases e nutrientes para os sistemas, transporte dos produtos de excreção dos tecidos, transporte de hormônios e proteínas de uma região do corpo para outra, mantendo desta forma a condição homeostática do organismo.

Para tanto, a perfeita circulação sanguínea ocorre devido ao correto funcionamento cardíaco que apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação pulmonar e sistêmica ocorra de forma eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com