TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa de Riscos

Por:   •  25/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  1.275 Visualizações

Página 1 de 5

Você acaba de ser selecionado para fazer parte de uma investigação científica em laboratório de ensino e pesquisa de saúde.

Nesse experimento é necessário operar congeladores de temperatura ultrabaixa (-70ºC), visto que o experimento deve ser desenvolvido dentro de câmaras frias.

Sabe-se ainda que no desenvolvimento do trabalho você terá que executar procedimentos por um período prolongado, além de transportar e manipular diversos materiais específicos de laboratório, os quais demandam bastante atenção.

Considerando esse contexto que medidas de proteção você adotaria para operar neste ambiente e evitar riscos à sua integridade física? Quais riscos você considera que existe neste tipo de pesquisa?

De modo geral, a biossegurança é respeitada em laboratórios de pesquisa porém requer maior conscientização dos usuários e a inserção mais aprofundada do tema biossegurança entre todos os envolvidos, pois biossegurança compreende um conjunto de normas que visam prevenir, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, buscando eficiência sem comprometimento da saúde. Atividades didáticas e experimentais também expõem os usuários a variados riscos associados à manipulação de instrumentos perfuro-cortantes, produtos químicos (solventes, tóxicos, abrasivos, irritantes, inflamáveis, voláteis, cáusticos, entre outros), à exposição a incêndios, ruídos, eletricidade, radiação e, especialmente, a microorganismos patogênicos .

A CTNBio consolida normas padronizadas de classificação de risco e níveis  de biossegurança, que variam quanto ao grau de contenção do organismo e a complexidade do nível de proteção, porem mesmo com evidente importância, questões relacionadas à biossegurança ainda não são devidamente tratadas em cursos das áreas de Saúde e a adoção de procedimentos adequados de biossegurança em laboratórios de ensino e pesquisa associada a essas áreas mostra a necessidade da inserção do tema de forma aplicada, e deveria estimular o debate e a pesquisa sobre formas de implementação desta prática no cotidiano acadêmico. Partindo dessa necessidade, o presente trabalho buscou analisar os procedimentos de biossegurança adotados no laboratório de ensino/pesquisa , a fim de se identificar a que tipos de risco os profissionais em formação estão submetidos,  dando ênfase nas questões do risco biológico, proteção individual, procedimentos de manipulação, descarte de microorganismos e exposição prolongada ao frio. Visou ainda envolver os estudantes diante da necessidade da promoção da saúde ocupacional no ambiente acadêmico.

O objetivo não é meramente detectar falhas, e sim, iniciar um processo de percepção constante de riscos associados à prática de laboratório.

 A primeira etapa foi realizar  o reconhecimento da realidade do laboratório e  elaborar um levantamento das atividades de risco no ambiente.

A partir das análise e observações de cada área do foram levantados os riscos envolvidos e de modo geral, foram verificados os seguintes:  

 Riscos Biológicos

O risco biológico, o de maior gravidade, pois no campo de pesquisa existe contato com agentes infecciosos e com materiais potencialmente contaminados, sendo este o principal fator de risco. São considerados riscos biológicos os fungos, bactérias, vírus, parasitas, protozoários.

 Riscos Químicos

Os agentes químicos representados por poluentes do ambiente de trabalho exercem ação sobre o organismo humano desencadeando, muitas vezes, doenças profissionais e estão presentes em várias atividades, na forma de produtos de limpeza, desinfecção e esterilização, e além desses riscos, os agentes químicos estão diretamente relacionados a questões de armazenamento e descarte, pois o resíduos produzidos são de várias naturezas.

Riscos Físicos

 

A temperatura e a umidade do ambiente são questões determinantes na manutenção do conforto ambiental, temperaturas extremas são temperaturas em que os colaboradores não se sentem confortáveis para exercerem suas funções. Colaboradores quando submetido a altas ou baixas temperaturas terão seu rendimento alterado. Em altas temperaturas, pode apresentar maiores pausas entre as atividades além de ter menor concentração; e em temperaturas muito baixas, ocorre a diminuição da concentração e redução de habilidades motoras. As luzes e cores estão diretamente relacionadas com o promover aumento de desempenho, satisfação e redução da fadiga. O aproveitamento da luz natural é importante para a iluminação interior, pois apresenta uma qualidade melhor que a artificial, causando menor cansaço.

 Riscos Ergonômicos

Riscos ergonômicos vinculados ao ambiente de trabalho visando  segurança e saúde, bem como à qualidade do sistema foram considerados riscos no levantamento e transporte manual de peso e posturas inadequadas.

 Riscos de Acidentes

Os acidentes em laboratórios possuem motivos variados, e a manipulação de materiais sem cumprimento das normas de segurança é uma das principais causas que contribuem para a ocorrência de acidentes sendo o laboratório por si só considerado um local perigoso se as normas de biossegurança não forem seguidas, o risco de acidentes torna-se ainda maior, materiais inflamáveis, explosivos, tóxicos e equipamentos inadequados ou com defeito são, sem dúvida as causa de acidentes mais graves, e seu manuseio, armazenamento e transporte deve ser criteriosos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (112.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com