TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE PRÁTICA SUPERVISIONADA EM FARMÁCIA

Por:   •  6/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 7

                                     CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO MIGUEL

CURSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

SARA YASMIM SENA DE LIMA

RELATÓRIO DE PRÁTICA SUPERVISIONADA EM FARMÁCIA

Recife

2021

SARA YASMIM SENA DE LIMA

RELATÓRIO DE PRÁTICA SUPERVISIONADA EM FARMÁCIA

Relatório de estágio curricular supervisionado apresentado a Coordenação de Estágio do Centro Universitário São Miguel como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Farmácia.

Local de estágio: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Preceptor no local de estágio: Farmacêutica Fabiana Cristina De Lima Telles

Supervisor: Coord. Fabiana Cristina De Lima Telles

Recife

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        5

3 OBJETIVOS E PLANO DE ATIVIDADES        6

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        7

  Administrativo........................................................................................................................................7

  Material Médico- Hospitalar..................................................................................................................8

  Medicamentos....................................................................................................................................... 9

  Programas Estratégicos........................................................................................................................10

  Farmácia Domiciliar............................................................................................................................11

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................12

   REFERÊNCIAS        13

   APÊNDICE A – CONTRATO DE ESTÁGIO        14

   ANEXO A – FOLHA DE PONTO E FOTOS        15

1 INTRODUÇÃO

           Este relatório se refere ao estágio curricular obrigatório do curso de Farmácia da Universidade São Miguel situado na Av. Conde da Boa Vista nº 1410, Recife – PE.

O estágio foi realizado na prefeitura do Jaboatão dos Guararapes com carga horária de seis meses de 08:00 as 14:00 no Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), onde foi desenvolvidas diversas atividades na Assistência Farmacêutica que contribuíram para maior conhecimento em uma das áreas de atuação do Farmacêutico e o ciclo da assistência farmacêutica.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas de saúde, a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais1. A atuação do Farmacêutico  na assistência farmacêutica dentro SUS é de extrema importância, tem um grupo de atividades relacionada com o cuidado a saúde em uma comunidade desde a compra, abastecimento, distribuição ao controle de qualidade, segurança, eficácia terapêutica e avaliação da utilização dos medicamentos.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio foi realizado na prefeitura de Jaboatão dos Guararapes no centro de abastecimento farmacêutico CAF, localizado na Rua Porto Franco n• 1121 – Muribeca, Jaboatão dos Guararapes – PE, no Galpão 1 que consta com uma logística (CIAT) que recebe os medicamentos, leites e materiais médicos dentro das normas.

A duração é de seis meses de segunda a sexta das 8:00 horas às 14:00 horas, foram realizadas atividades nos seguintes setores: Administrativo, Medicamentos, Programas Estratégicos e Farmácia Domiciliar.

           A minha supervisora é Fabiana Cristina De Lima Telles, seu cargo é analista em saúde III Farmacêutica do setor de programas estratégicos e farmácia domiciliar que é o setor em que atuei durante o tempo que estagiei.

3 OBJETIVOS E PLANO DE ATIVIDADES

Objetivo geral do estágio é enriquecer os conhecimentos na área da assistência farmacêutica com a experiência e vivência do dia a dia, com atividades relacionadas a auxiliar no controle manual informatizado da medicação, auxiliar na conferência e armazenamento de medicamentos no momento do recebimento, dispensa a medicação junto à população.

A CAF ela consta com a gerência e cinco setores e tive a oportunidade de vivenciar em quatro desses, os setores são: Administrativo, Medicamentos, Programas Estratégicos e Farmácia Domiciliar.

O município de Jaboatão dos Guararapes é dividido em sete regionais de saúde (áreas), para que em cada área tenha um coordenador responsável para que o fluxo de atendimento seja mais eficiente, evitando deslocamento do paciente para uma área mais distante. Cada regional tem uma policlínica e várias unidades básicas de saúde.    

        

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

            Tive a experiência em quatro setores importantes para o ciclo da assistência farmacêutica, assunto qual foi muito abordado em sala de aula e tive a oportunidade se me aprofundar, os setores são: Administrativo, Medicamentos, Programas Estratégicos e Farmácia Domiciliar.

ADMINISTRATIVO

  • O setor administrativo é composto por cinco pessoas, cada uma fica responsável por uma função.
  • Entrada e Saída de documentos.
  • Envio de talonários mensais (receita de controle especial) para as unidades de saúde de acordo com a demanda de pacientes o pedido é feito pelo coordenador das regionais e policlínicas.
  • Parecer técnico dos pregões eletrônicos faz a análise dos documentos relacionados à qualificação técnica do processo de compras, que tem como objetivo aquisição em caráter emergencial de equipamentos de proteção individual para atender a rede municipal de saúde de Jaboatão dos Guararapes por um período de 90 (noventa) dias.
  • Envio dos empenhos e Ordem de Fornecimento para as empresas, após a análise do parecer técnico ele é enviado para o jurídico que vai fazer a formalização do contrato com as empresas ganhadoras, lá eles geram um empenho contendo todas as informações da empresa e o produto ganhado. Onde realizamos a ordem de fornecimento e é enviada a empresa.
  • Notificação as empresas.
  • Recebimento e entrada de notas fiscais.
  • Ofícios.

MEDICAMENTOS BÁSICO

            Desenvolvi algumas atividades junto com a Farmacêutica do setor, como:

  • Analise do pedido feito pelas unidades de saúde, policlínicas e samu.
  • Digitação dos pedidos tanto manuais como os que chegam pelo sistema do Hórus.
  • Relatório do RDQ é um relatório feito com dados de quatro meses (quantitativo de quanto medicamento foi dispensado e quanto em valor foi gastado).
  • Saída para doação, realizada a dispensa manual ou pelo sistema Hórus.
  • Planilha de acompanhamento mensal do quantitativo que foi saído de cada medicamento.
  • Planilha de medicamentos que estão com carta de troca (medicamentos que chegam com menos de 18 meses do vencimento, só é aceito com a carta de troca no momento do recebimento).

PROGRAMAS ESTRATÉGICOS

    Nos programas estratégicos são atendidos os pacientes que necessitam de medicamentos utilizados para tratamento de um grupo de agravos específicos, agudos ou crônicos, sendo doenças de perfil endêmico e que tenham impacto socioeconômico, tais como: tuberculose, hanseníase, diabetes, malária, leishmaniose, doença de chagas, DST/AIDS, lúpus eritematoso sistêmico, doenças hematológicas e hemoderivados, e os medicamentos para controle de tabagismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (406.7 Kb)   docx (504 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com