TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Prática Anatomia Humana

Por:   •  15/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

 

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CURSO: FÁRMACIA DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA 

 

NOME DO ALUNO: BEATRIZ RODRIGUES ROSA PEREIRA 

 

R.A: 0601139 POLO: UNIP LIMEIRA

 

DATA: 19 / 11 / 2022 e 26 / 11 / 2022 

 

TÍTULO DO ROTEIRO: ANATOMIA HUMANA

INTRODUÇÃO: A Anatomia humana se trata do campo responsável biologicamente em estudar a estrutura e a forma do organismo humano, bem como as suas partes. Indiretamente originado do grego “Anatome” o nome anatomia tem o significado de ana = “parte”, e tome = “cortar”, ou seja, é a parte da biologia se torna responsável com o isolamento de eu estudo e estruturas que o compõem.

Foi-se abordado assuntos fundamentais como Osteologia, Artrologia, Miologia, Sistema Nervoso, Sistema Digestório, Sistema Cardiovascular, Sistema Urinário, Aparelho Reprodutor e Sistema Linfático, nos dando assim uma estrutura melhor para compreender sobre as funcionalidades de cada parte do corpo humano.

 

 AULA 1 – ROTEIRO 1: OSTEOLOGIA

Na primeira aula apresentada tivemos o assunto de Osteologia abordado, nos permitindo reconhecer tudo que nos foi apresentado nas aulas teóricas.

Tivemos inicialmente assuntos abordados como a quantidade de ossos pertencentes ao corpo humano, se tratando de 206 ossos no esqueleto adulto, sendo em sua maioria formado em pares, suas formas, as articulações, que se movimentam através dos músculos esqueléticos tendo suas mais variadas tamanhos e formas. Uma observação importante na minha opinião foi que no corpo infantil foi falado que possui uma quantidade maior que 206 ossos, a tutora em complexibilidade nos esclareceu que parte dos ossos infantis se unem mais tarde conforme há o crescimento da criança.

Estão agrupados em três divisões principais os ossos no esqueleto adulto, sendo eles o esqueleto axial que possui cerca de 80 ossos e é constituído pelo crânio, coluna vertebral e a caixa toráxica, já no esqueleto apendicular que é constituído por 126 ossos divididos em 2 partes sendo elas: membros superiores contendo úmero, ulna e radio, carpos, metacarpos e falanges; e membros inferiores que contém na seguinte sequência fêmur, tíbia, fíbula, patela, tarsos, metatarsos e falanges.

Tratando-se de classificação dos ossos, pudemos ver que eles variam muito em formas e tamanhos, sendo classificados conforme seus formatos, sendo assim temos:

- Ossos longos;  

- Ossos curtos;

- Planos;

- Ossos irregulares;

- Ossos pneumáticos;

- Sesamoides;

- Ossos do crânio;

- Neurocrânio;

- Vicerocrânio;

O papel secundário do osso é atuar como esqueleto e sustentar as belas-artes suaves do corpo. Visto que a sustentação do corpo humano e a manutenção da postura ereta se dá pelos ossos dos membros inferiores, da pelve e da coluna vertebral. Quase todos os ossos dão suporte para os músculos e para os dentes. O sistema esquelético desempenha um papel na proteção de órgãos vitais para a vida humana, como a caixa torácica que protege o coração e os pulmões. O crânio aguente o encéfalo. Verbere é um abrigo para a medula espinhal. e a pelve suporta os órgãos digestivos e reprodutivos. Ossos também são um depósito de minerais. A maior parte dos ossos é cálcio e fosforo e o cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano. Os minérios armazenados são liberados na corrente sanguínea quando a distribuição para todas as partes do corpo é necessária. Os minerais são distribuídos no corpo quando não há ingestão suficiente na alimentação, para que possam ser removidos dos ossos até serem repostos pelos alimentos. Na maioria das vezes, os depósitos minerais e as retiradas ósseas ocorrer quase ininterruptamente.

 

 AULA 1 – ROTEIRO 2: ARTROLOGIA

 

 Articulação é a ligação entre dois ou mais ossos. Além de colocar as partes do esqueleto em contato umas com as outras, essas articulações permitem que os ossos cresçam à medida que o corpo se desenvolve e que partes do esqueleto feminino mudem de posição durante o parto. As articulações, como ossos e músculos, são essenciais para o movimento do corpo. Guardadas as diferenças entre si, as articulações apresentam certos aspectos em sua estrutura e função que nos permitem dividi-las em três grupos principais: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

ARTICULAÇÃO FIBROSA:

Caracterizada por seu grau de mobilidade ser sempre pequeno, depende do comprimento das fibras interpostas. Sabe-se que existe três tipos de articulações fibrosa, sendo elas: as suturas, a gonfose e as sindesmoses.

Encontradas apenas no tecido dos ossos do crânio as suturas são formadas por varias camadas fibrosas e com essa união limita intensivamente os movimentos, embora forma-se uma certa elasticidade no crânio.

A sindesmose, como é usado em anatomia para se referir as articulações, é composto por dois ossos que são ligados por uma faixa de tecido fibroso ou membrana. Como por exemplo temos no organismo algumas sindesmoses localizadas entre os ossos da tíbia e a fíbula, temos também a sindesmose dentoalvelar ou a gonfose que faz a junção do dente com a gengiva.  

 

 AULA 2 – ROTEIRO 1: MIOLOGIA

 

 Se tratando de estruturas individualizadas citamos o sistema muscular, pois se cruzam com uma ou mais articulações que correspondem a um conjunto de músculos presente no corpo. O que dessa forma permite que possamos fazer movimentos e garantindo postura, estabilidade e sustentação ao nosso corpo. Observamos os músculos voluntários e involuntários, sendo que o corpo humano possui cerca de 600 músculos em um todo, sendo estes classificados como: musculo liso, musculo estriado esquelético e musculo estriado cardíaco e pudemos diferencia-los de acordo com as suas voluntariedade e localização em microscopia.

Identificamos que os músculos estriados esqueléticos por exemplo são voluntários e ficam fixados em sua maioria nos ossos através de cordões fibrosos classificados como tendões.

Já os músculos estriados cardíacos ficam localizados no coração e que também podem ser classificados como miocárdio, este é classificado como involuntário.

Os músculos não estriados, ou seja, lisos, podem ser facilmente localizados nas paredes vísceras ocas e tubulares como nos vasos sanguíneos, intestinos e estomago que já são classificados como músculos involuntário.

Após observar cada musculo nesta aula, também nos foi apresentado nesta aula pratica para observarmos os músculos da cabeça, tórax, abdômen, pescoço, que fazem parte dos membros superiores, e logo em seguida músculos que fazem parte dos membros inferiores como vasto lateral, reto femoral, adutor magno e longo, grácil, glúteo máximo dentre todos os outros citados no roteiro.

AULA 2 – ROTEIRO 2: SISTEMA NERVOSO

 

 O sistema nervoso trata-se de uma rede de comunicação do organismo e tem como principal função armazenar, interpretar e detectar os impulsos internos e os externos em nosso corpo.

O sistema nervoso é dividido em duas partes importantes, sendo elas Sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

O Encéfalo faz parte do sistema nervoso central que é uma estrutura que se forma já no inicio do sistema embrionário, á medida que o embrião vai se desenvolvendo divide-se em três partes cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

O cérebro é a parte que comanda o corpo num todo, enviando mensagens através das fibras nervosas. Sendo redividido em duas outras partes importantes que comanda nossa fala, o movimento, o pensamento, a memória, as emoções e os sentidos.

O cerebelo se torna responsável por manter o equilíbrio da postura do corpo num todo e controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.

Já o tronco encefálico que está localizado no entre o cérebro e a medula espinhal, fica responsável em fazer o controle das funções vitais do nosso corpo, pois é nele que se localiza o bulbo (responsável pelos batimentos cardíacos), movimento digestório, controle da respiração da pressão, dentre outros.

 

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (242.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com