TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Quimica Geral

Por:   •  28/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.017 Palavras (13 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 13

                   UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Curso de Graduação em Farmácia-Bioquímica

QFL0137- Química Geral

Relatório de laboratório 01

Técnicas básicas de laboratório

Prof. PhD Pedro Miguel Vidinha Gomes

                     

                   

                     Andressa Nascimento Sobral - 10378550

Jean Vinicius Serafim da Silva - 9881813

Larissa Pagani Gomes – 10321293

São Paulo

2017

1. RESUMO

         O principal objetivo das experiências realizadas é a introdução dos ingressantes às técnicas básicas utilizadas no laboratório. Para isso, foram realizados diferentes experimentos como: pesagem, transferência de líquidos, filtração, determinação de densidade e manuseio do Bico de Bunsen.

        No experimento da pesagem, foi necessário pesar um cilindro metálico fornecido, de marcação 43, em duas balanças, uma eletrônica e outra semi-analítica, o que permitiu a comparação destas e a conclusão de qual era mais precisa, considerando suas incertezas. Já no segundo experimento, medida de volume, ainda comparando a precisão dos instrumentos, foi medido o volume de um líquido que foi transferido de uma bureta para um béquer com o auxílio de um bastão de vidro e, também, do mesmo liquido que foi transferido de uma pipeta volumétrica para um béquer.

        Ademais, a fim de comparar qual, como e porque uma filtração seria mais rápida do que outra, foram realizadas filtrações com filtro em formato de cone simples e pregueado, utilizando água e filtração a vácuo e normal, utilizando água e areia.

        Não obstante, para a determinação da densidade de um sólido, no caso o mesmo que foi pesado no experimento da pesagem, verificou-se a temperatura da água utilizada por meio de um termômetro que estava em um erlenmeyer na bancada, utilizou-se uma régua para medição da altura e do diâmetro do cilindro, o que possibilitou o cálculo de seu volume e uma proveta para saber quanto de água o cilindro deslocou quando imerso.

        Por fim, foi realizado um estudo do bico de Bunsen por meio da observação dos resultados de uma combustão com a entrada de ar aberta e fechada e, também, pela simples observação dos aspectos de sua chama.

        Dessa maneira foi possível se familiarizar com os diferentes tipos de instrumentos usados frequentemente em um laboratório e com sua respectiva precisão para realizar determinado experimento.

2. INTRODUÇÃO

          Os experimentos realizados foram norteados por comparações entre procedimentos e pela precisão de cada instrumento utilizado. Tendo isso em vista, a pesagem foi feita em duas balanças diferentes e depois suas precisões foram comparadas, a medida de volume utilizou três instrumentos diferentes para que se pudesse atestar a precisão de cada um deles, a filtração foi realizada de diversas maneiras, alterando mais de uma condição a fim de que fosse observada a eficiência de cada processo, a determinação da densidade do sólido em questão exigiu a precisão da proveta e o estudo do bico de Bunsen foi possível a partir de experimentos em condições diferentes e as respectivas comparações dos seus resultados.

         Dessa maneira, a balança possui basicamente o princípio de medição de massa, por meio da pressão calculada pela força em razão da área que o objeto faz. Como se trata de duas balanças de diferentes precisões, o cilindro em questão não apresentou exatamente o mesmo valor nas duas pesagens. Não obstante, a determinação da densidade de um sólido foi realizada com o mesmo cilindro utilizado no experimento da pesagem, colocou-se 50 ml em uma proveta de 100 ml e depois se introduziu o cilindro, obtendo-se o volume deslocado, ou seja, o volume do próprio metal. Isso porque se trata do Princípio de Arquimedes que diz que para todo corpo imerso o volume deslocado é exatamente o volume do próprio corpo.

         Ademais, o experimento da filtração foi realizado alterando condições diferentes. Em principio, filtração é um método de separação de uma mistura heterogênea e pode ser realizada com um funil simples e com o papel de filtro dobrado em cone simples, quando o produto que mais interessa é o líquido sendo um processo mais lento, ou com o papel de filtro pregueado quando o que mais importa é o produto sólido, logo o processo é mais rápido. Esse procedimento pode ser feito, também, utilizando-se o funil de Büchner, um papel de filtro adequado (menor que o usado no funil simples) e uma bomba de vácuo para criar um sistema de filtração a vácuo.

          No caso do experimento em questão, foi contabilizado o tempo de escoamento de 25 ml de água no sistema com o funil simples e com os dois tipos de papel de filtro, percebendo que um é mais rápido que o outro como já mencionado. Em seguida, foi estruturado o sistema de filtração a vácuo e contabilizado o tempo que uma mistura de água e areia demorou a ser filtrada, tanto nesse sistema com vácuo quanto sem, o que permitiu observar que o tempo de escoamento completo da água é mais rápido na filtração a vácuo.

         Já as medidas de volume tiveram o objetivo de mostrar os instrumentos mais precisos para a realização de um experimento como a bureta, a pipeta volumétrica e a proveta. Primeiramente, transferiu-se 30 ml de água da bureta para o béquer e em seguida o líquido do béquer para uma proveta para se obter o volume do líquido contido no béquer, um instrumento menos preciso. Após esse procedimento, utilizando uma pipeta volumétrica transferiu-se 10 ml de água para um béquer e dele para a proveta para verificar o volume contido no béquer.

          E, por fim, o estudo do bico de Bunsen teve por finalidade o conhecimento e manuseio do instrumento como também a observação de sua chama. Primeiramente uma porcelana foi enchida com água e colocada sob a chama, inicialmente com a entrada aberta e posteriormente com ela fechada. Observou se também se a água entrou em ebulição.

3. TRATAMENTO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

 

          Após a realização dos procedimentos, o grupo reuniu se para discutir os dados anotados e observados. No experimento da pesagem, um cilindro, de marcação 43 e material a ser descoberto pelo grupo, foi utilizado para sua medição em dois tipos diferentes balanças com legibilidades distintas. As massas obtidas foram anotadas. 
 
Balança eletrônica (legibilidade 0.01g)  27, 40 gramas  
Balança semi-analítica (legibilidade 0.001g : 27, 499 gramas  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (334.5 Kb)   docx (851.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com