TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Drogaria

Por:   •  17/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Wilian Muniz Farias

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Ji-Paraná – RO

2019

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

[pic 2]

 

Ji-Paraná – RO

2019

Sumário

  1. INTRODUÇÃO 3
  1. Localização e Descrições4

2.1Estrutura física/ Organização  4

2.2Prateleiras4

2.3Armário  5

2.4Recursos humanos 5

  1.  RENAME5
  2. CFT 5
  3. ATIVIDADES DESEMPENHADAS

5.1Aquisição de medicamentos .............................................................................6

5.2Dispensação de medicamentos ........................................................................7

5.3Controle Especial...............................................................................................7

5.4Armazenamento................................................................................................8

5.5Anexo................................................................................................................9

5.6Conclusão..........................................................................................................9

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS10

  1. INTRODUÇÃO        

Nos últimos anos, a Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde vem sendo implementada pelos municípios, estados e governo federal, como uma estratégia para o aumento e a qualificação do acesso da população aos medicamentos. O Ministério da Saúde, com base na Política Nacional de Assistência Farmacêutica, tem desenvolvido diversas ações estruturantes para qualificar a gestão da assistência farmacêutica e promover o acesso racional aos medicamentos.

A assistência farmacêutica caracteriza-se como um conjunto de ações relacionadas à dispensação de medicamentos, enfatizando a orientação com o objetivo de contribuir para o sucesso da terapêutica. Por meio da assistência farmacêutica, o farmacêutico torna-se corresponsável pela qualidade de vida do paciente.

A dispensação é um ato profissional farmacêutico de fornecimento ao usuário de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, no qual também são prestadas informações para o uso correto de medicamentos e correlatos, com base em parâmetros farmacocinéticos, farmacodinâmicos.

          Ampliar o acesso e garantir o uso racional dos medicamentos, integrar a Assistência Farmacêutica às demais políticas de saúde, otimizar os recursos financeiros existentes, incorporar e integrar o farmacêutico na rede municipal de saúde, desenvolver e capacitar recursos humanos para implementar a Assistência Farmacêutica e tornar a gestão eficiente são alguns dos desafios presentes e futuros. O enfrentamento desses desafios exige ações articuladas dos gestores da saúde das três esferas de governo, tendo como objetivo a superação do binômio aquisição/distribuição de medicamentos, reduzido ao seu aspecto logístico-administrativo e sem qualquer relação com o processo de atenção à saúde dos usuários. Requer, portanto, que a Assistência Farmacêutica seja definida como política pública estratégica no âmbito do Controle Social do SUS e incorporada como uma das prioridades das ações dos gestores no campo da saúde. (BRASIL, 2008a). Atividades como essas incorporam a utilização dos serviços farmacêuticos bem como a supervisão direcionada aos recursos humanos visando promover atividade multidisciplinar entre profissionais da área da saúde, segundo ao que rege a lei Federal 5.991/73, estendendo suas atualizações até o ano de 2014

Localização:

O estágio foi realizado na farmácia básica, está localizada na secretaria municipal de saúde de Mirante da Serra –RO, localizada na Rua Brasil  2237 –Centro. CEP:76926-000, sob orientação do supervisor de estágio, a Farmacêutica Bioquímica Miriam Stopa Alves CRF-RO n° 3044.

Estrutura física/ Organização

A farmácia fica em uma sala na secretaria municipal de saúde, com apenas um cômodo de alvenaria, piso em cerâmica e coberta com telha de Eternit, medindo, 15,00 m². É para atender a demanda de cerca de 14 mil habitantes que possui a cidade de Mirante da Serra, por onde passam cerca de 50 pessoas todos os dias de segunda a sexta feira das 07:00h às 13:00h.

A FB possui 01 (um) computador, internet, e 01(um) telefone fixo, 01 (um) ar condicionado, 02 (dois) armários e 12 (doze) estantes pandim, 02 (duas) mesas. A farmácia atende os dois portos de saúde, Samuel Thomas, Narciso Ferreira e o hospital Municipal Unidade mista de saúde Samuel Marques dos Santos.

Prateleiras

As prateleiras são enumeradas e organizadas por classe terapêuticas exemplo:

Nº da prateleira

Classe terapêutica

Prateleira nº 02

Anti hipertensivos

Prateleira nº 03

Diuréticos

Prateleira nº 04

Hiperglicêmicos

Prateleira nº 05

Antiarrítmicos

Cardiotônicos

Antiagregante plaquetário

Prateleira nº 06

Anti-inflamatórios

Antibióticos

Tabela 01. Número de prateleiras e classe terapêutica dos medicamentos

disponíveis na Farmácia básica

As demais prateleiras servem para armazenagem de medicamentos ainda encaixotados, e contraceptivos como DIU, preservativos e injetáveis.

Armários

 Os dois armários mantêm-se trancados todo o tempo, devido conter medicamentos da portaria 344/98 que são as substâncias de uso controlado pela ANVISA, os quais só são dispensados ao paciente pela farmacêutica e sob orientação da mesma.

Recursos humanos

A farmacêutica responsável conta com uma auxiliar com curso técnico em enfermagem.

Rename

        Relação nacional de medicamentos essenciais (rename) foi criada no ano 2005 seguindo a orientação da organização mundial da saúde servindo de instrumento básico para a elaboração das listas estaduais e municipais segundo suas situações de epidemiologia, para a orientação da prescrição médica, para o direcionamento da produção farmacêutica e para o desenvolvimento científico e tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (260.9 Kb)   docx (113.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com