TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O bom comunicador

Por:   •  20/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

FARMACOGNOSIA- UNIFAN

Profª Joelma Pina

Aluna: Brunna Gomes

Farmácia 4º Período

CULTIVO E ESTUDO FARMACOGNÓSTICO DAS PLANTAS MEDICINAIS

CAPIM CIDREIRA – O HIPERTENSOR NATURAL

  1. INTRODUÇÃO:

O capim-cidreira é uma planta medicinal que pertence a espécie CYMLCOPEGON CITRATUS, da família PEACEAE e também é conhecida com capim-limão, capim-santo, capim-cidro e erva cidreira. É uma planta de origem tropical da Ásia (Índia) e é cultivada em países da América Central e Sul.

Ela é formada por touceiras compactas e robustas, bastante ramificadas, folhas alongadas de cor verde-acinzentadas com bordas lisas, cortantes, recobertas por uma fina camada de cera, chega atingir 1,2 mt de altura, suas flores são raras reúnem em inflorescência em panículas.

Suas principais ações são antiespasmódicas, analgésico, febrífugo e hipertensor e calmante, O processo de extração é feito por meio de hidro destilação que é uma variante de destilação a vapor. A sua principal preparação fitoterápica é feita por meio de infusão no preparo do chá, colocando a água para ferver e só depois colocar as folhas já com o fogo desligado, esperar alguns minutos, até que a água de coe, também é usada no preparo de sucos e óleos essenciais.

  1. OBJETIVO:

Realizar o cultivo e estudo farmacognóstico da erva cidreira.

  1. METODOLOGIA:

Realizar o cultivo da planta erva cidreira, observando o tipo de solo, umidade, luminosidade, clima.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES:

Originária da Índia, o capim cidreira, CYMBOPOGON CITRATUS , planta que forma um emaranhado de ramos, com até 2 metros de altura; rizomas curtos e nós bem demarcados; folhas alongadas com limbo linear e áspero nas duas faces e nervuras principais paralelas, sendo a central mais grossa e recoberta por fina camada de cera; flores organizadas na forma de cachos compostos.

Sua composição química é através dos óleos essenciais, limoneno, dipenteno, combopogonol, ciral e mirceno. Tendo a sua forma de propagação através da divisão de touceiras. Essa planta é de clima quente e úmido, prefere local ensolarado. O plantio deve ser realizado com espaçamento de 50 x 70 cm entre plantas, podendo ser de até 1 metro, em curvas de nível para controle de erosão. Adapta bem a qualquer tipo de solo, recomendando-se uma adubação com esterco de gado bem curtido, esterco de aves ou composto orgânico, quando necessário.

Sua colheita é de folhas adultas, onde devem ser picadas para facilitar a secagem; para uma boa produção é recomendado utilizar sementes e material propagativo de boa qualidade e de origem conhecida; com identidade botânica e bom estado fitossanitários.

5- CONCLUSÃO

Conclui-se, portanto, que a erva cidreira, além de ser um hipertensor natural, ajudando assim a controlar a pressão arterial, tem várias outras ações farmacológicas, sendo possível o seu fácil plantio em residências, com o intuito de assim agregar valor medicinal na vida da comunidade.

6- REFERÊNCIAS:

CORRÊA JÚNIOR, C.; MING, L. C.; SCHEFFER, M. C. cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas. 2 ed. Jaboticabal, SP: FUNEP, 1994, 162p:il.

SARTÓRIO, M. L.; TRINDADE, C.; RESENDE, P.; MACHADO, J. R. cultivo de plantas medicinais. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2000, 260p:il.

PANIZZA, S. plantas que curam. 28 ed. São Paulo, SP:IBRASA, 1997, 279p:il

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com