TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO INSTAGRAM PARA NEGÓCIOS POR COMUNICADORES

Por:   •  28/4/2019  •  Artigo  •  4.605 Palavras (19 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 19

O USO DO INSTAGRAM PARA NEGÓCIOS POR COMUNICADORES[1] 

 AGUILAR, Lara Leão

BARBOSA, Simonny Santos

BRITO, Camila Caetano

DEMORI, Marina Batista

MELO, Jéssica Reges

SANTOS, Guilherme Augusto Souza[2]

RESUMO: Este trabalho, dividido na coleta e tratamento de dados, teve como objetivo identificar se os alunos da turma de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing da Universidade Federal de Goiás utilizam o Instagram, aplicativo de fotos e vídeos, como ferramenta para negócios. Em uma turma que possui cerca de 50 alunos, realizou-se uma pesquisa qualitativa com amostra de 23 indivíduos, pois, para prosseguir respondendo o questionário foi colocado como pré-requisito a utilização da ferramenta para negócios. Os resultados apontaram que apenas 46,9% utilizam a rede social como uma ferramenta para negócios, destes, 100% são comunicadores, com maior índice de experiência entre 3 e 4 anos. A identificação do comportamento dos usuários por meio de pesquisas, possibilita que a marca invista em estratégias eficazes para atingir seus objetivos.

Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Consumo; Redes Sociais; Instagram; Negócios; Comunicação.

  1. INTRODUÇÃO

Para conclusão da disciplina Comportamento do Consumidor do curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing da Universidade Federal de Goiás, foi realizada uma pesquisa do consumidor com os alunos do curso, a fim de obter dados sobre o uso da rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, Instagram, para fins de negócios lucrativos, como empresas, marcas e personalidades (músicos, modelos, artistas).

Segundo a pesquisa PwC Total Retail, o ano de 2015 foi marcante para a tecnologia móvel e redes sociais. Apesar desse “boom” ter começado recentemente, essas ferramentas estão auxiliando no crescimento das compras, ultrapassando todos os outros canais on-line. Ao todo, 78% dos participantes globais foram influenciados, de alguma maneira, pelas redes sociais, principalmente por apresentar o acesso mais rápido a ofertas, possibilidade de ler comentários e feedbacks de outras pessoas.

Esse fenômeno começou em 2004, com o surgimento do Orkut, e avançou com outras redes sociais, como o Facebook, Instagram, Google+, entre outras. O brasileiro gosta de se relacionar e, como demonstram as estatísticas, também se identificam com a suas marcas pelo valor que elas transmitem nas redes sociais.  (PwC Total Retail 2016)                                

Assim, a escolha por analisar o consumo  do Instagram, veio desse crescente avanço da ferramenta, como forma de auxiliar marcas, empresas, órgãos públicos e personalidades (músicos, modelos, artistas) no contato com público. A intenção foi descobrir como os profissionais e estudantes de comunicação, presentes no curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing da UFG, fazem uso do aplicativo em seus trabalhos.  

De acordo com Schiffman e Kanuk (1997), a pesquisa do consumidor tem como finalidade oferecer métodos, para que as empresas satisfaçam a necessidade dos seus consumidores e seu comportamento:

O conceito de marketing baseia-se na premissa de que as empresas, primeiro, identificam as necessidades do consumidor e, depois, desenvolvem produtos e serviços para satisfazer essas necessidades. A pesquisa do consumidor oferece um conjunto de métodos diversos para identificar tais necessidades. A pesquisa também é usada para se entender melhor o comportamento de consumo. (SCHIFFMAN; KANUK, 1997, p.16)

 

Há duas metodologias que podem ser utilizadas por pesquisadores: o estudo qualitativo e o quantitativo. É necessário ter definido o objetivo da pesquisa para, então, estabelecer a metodologia a ser utilizada. Segundo Schiffman e Kanuk (1997, p.18), “se o objetivo do estudo é gerar novas ideias para produtos ou campanhas promocionais, o estudo é qualitativo”. Já o objetivo do estudo quantitativo, segundo os autores é “identificar quantas pessoas na população (i.e., qual percentual) usam certos produtos e qual frequência de uso”.

Identificado o objetivo dos pesquisadores, foi concluído que a aplicação de um estudo quantitativo seria mais eficiente, já que algumas das pretensões do grupo eram analisar a quantidade, a satisfação e com que frequência o aplicativo Instagram é utilizado pelos alunos com a finalidade para gestão de negócios.

O formato de uma pesquisa quantitativa consiste em realizar o método de coleta de dados, o planejamento da amostra e a construção do instrumento da coleta de dados. Para coletar dados, o pesquisador pode utilizar-se de três modos: através da observação do comportamento, através da experimentação, ou através da investigação. Para a pesquisa em questão, foi utilizado o modo de investigação, em que foram feitas perguntas aos alunos através de um questionário aplicado via e-mail.

Schiffman e Kanuk (1997) apontam que os consumidores, muitas vezes, podem ter resistência em responder as perguntas. Por isso, é importante que os questionários sejam interessantes, objetivos e fáceis de preencher. Foram apresentadas 23 perguntas curtas e objetivas aos alunos do curso, sendo apenas uma delas aberta, o que proporcionou facilidade ao público para respondê-lo.

Os resultados que serão apresentados neste artigo foram de suma importância para compreender o comportamento de consumo dos alunos em relação ao produto escolhido, o aplicativo Instagram e, também, para entender qual o impacto da ferramenta na vida profissional daquela população.

2. A IMPORTÂNCIA DAS TIPOLOGIAS PARA ATINGIR O PÚBLICO-ALVO

No marketing, as tipologias possuem extrema importância por representar o perfil de cada grupo, separando-os por suas necessidades e comportamentos. Por meio dessa segmentação é possível analisar os desejos e antecipar ações partindo de características, como traços de personalidade, estilos de vida, variáveis demográficas, além de comportamentais específicas do momento de compra e de consumo. Existem infinitas classificações, e cabe a cada negócio e produto definir seu consumidor típico.

Na visão de Giglio (2011), apenas  as tipologias relacionadas com a demografia não são suficientes para conhecer o consumidor típico, e por isso, é necessário aprofundar a pesquisa com relação aos traços de personalidade/ psicográficos. As tipologias dos traços de personalidade são divididas em três conjuntos: (1) os traços cognitivos, que são referentes aos processos lógicos de decisão; (2) os traços emocionais, que abordam os afetos, sentidos e pensamentos como base para comportamentos; e (3) os traços atitudinais, que colocam os valores como os formadores da disposição em relação aos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (255 Kb)   docx (176.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com