TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Animais Peçonhentos

Por:   •  7/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

DRS, 25 anos de idade, ao vestir-se sente uma picada em coxa direita, mas não consegue identificador o agente causador. No terceiro dia após o acidente, procura atendimento médico e refere que depois de aproximadamente 10 horas teve dor e observou um halo eritematoso em torno da picada. Dois dias depois observou a presença de bolhas, equimose e uma região escura em volta da lesão. Com base neste relato, acesse a ferramenta Exposição e publique um texto respondendo as seguintes questões:

a) Que provável animal peçonhento causou o acidente em DRS?

b) Descreva 04 (quatro) características deste animal? c) Cite as ações do veneno no organismo humano.

Resposta:

O provável animal que causou o acidente foi uma aranha do gênero Loxsceles, conhecida como aranha marrom. A picada dessa aranha é geralmente imperceptível e acontece quando comprimidas contra o corpo. Elas podem atingir 1cm de corpo e até 3 cm de envergadura de pernas. Constroem teias irregulares sempre ao abrigo da luz direta, em fissuras, telhas e tijolos. Nos domicílios elas procuram se refugiar em vestimentas, onde acabam provocando acidentes. Os sintomas se caracterizam por: dor, edema e eritema no local, contudo as manifestações se instalam de forma lenta e progressiva. Os sinais e sintomas podem exacerbar-se nas primeiras 24 a 72 horas com o aparecimento de bolhas, edema, calor, rubor, presença de equimoses, lesões hemorrágicas e necrose.

As “aranhas marrons” (Loxosceles sp) são muito comuns em Curitiba, Região Metropolitana, região de Irati, Ponta Grossa, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco e Jacarezinho, ocorrendo em menor freqüência em todo o Estado. É importante lembrar que este gênero de aranha ocorre em vários países do mundo. São animais pequenos, medem em torno de 4cm de diâmetro quando adultos. Sua coloração é marrom e possuem pernas longas e finas. ão são agressivas, gostam de lugares escuros, quentes e secos. No ambiente externo, vivem debaixo de cascas de árvores, em folhas secas, em buracos, em telhas e tijolos empilhados, muros velhos, paredes de galinheiro e outros. Dentro das casas, ficam atrás de quadros, armários, entre livros, caixas de papelão e outros materiais que não são muito remexidos. Importante lembrar que materiais de construção (como tijolos, telhas, lajotas, azulejos, madeiras) guardados também servem de abrigo para as aranhas.

Constroem teias irregulares com aparência de algodão esfiapado e se alimentam de pequenos animais como o tatuzinho e principalmente insetos, como formigas, pulgas, traças, preferencialmente cupins.

COMO ACONTECEM OS ACIDENTES

As Loxosceles saem em busca de alimento à noite, e é neste momento que podem se esconder em roupas, toalhas, roupas de cama e calçados.

Os acidentes acontecem quando a pessoa, ao se vestir, ou mesmo durante o sono, comprime a aranha contra a pele.

A picada nem sempre é percebida pela pessoa, por ser pouco dolorosa. A dor pode iniciar várias horas após.

As alterações locais mais comuns são: dor em queimação, vermelhidão, mancha roxa, inchaço, bolhas, coceira e enduração. Dias após, podem ocorrer outras alterações como necrose, dor de cabeça, mal-estar geral, náusea, dores pelo corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com