TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Colinérgicos e Anticolinérgicos

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE

Disciplina: farmacognosia

Aluna: Raini Dutra

  1. O que são glicosídeos cardiotônicos?

R: Drogas cardioativas possuem em sua composição glicosídeos cardiotônicos, que são compostos caracterizados pela ação especifica, que atuam diretamente no miocárdio, sendo utilizados principalmente no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva.

  1. Qual a estrutura química de glicosídeos cardiotônicos?

R: Os glicosídeos cardioativos são substâncias esteroidais com um característico esqueleto carbônico de 17 átomos, conhecido como ciclopentanoperidrofenantreno, unidades de açúcares a ele ligadas e um anel lactônico. Assim sendo, a estrutura química dos glicosídeos cardioativos é constituída de 3 partes fundamentais:

 Núcleo esteroidal, Anel lactônico, resíduos de açúcar para que os glicosídeos cardioativos apresentem sua atividade, é necessário, obrigatoriamente, a presença dos seguintes grupos no núcleo esteroidal:

Duas metilas (CH3) em C-10 e C-13; Duas hidroxilas (OH) em C-3 e C-14; Uma hidrogênio (H) ou uma hidroxila (OH) em C-5; Um anel lactônico insaturado em C17, que pode conter 4 ou 5 átomos de carbono; Uma a três moléculas de açúcar ligadas ao C-3.

  1. Quais as propriedades físico-químicas importantes para a extração desse grupo de princípios ativos?

R: Solúveis em água, ligeiramente solúveis em álcool e clorofórmio. Solubilidade depende do número de OH suplementares. Fragilidade da lactona. Meio alcalino rompe a ligação, 17-beta baixos teores na planta.

4. Quais reações são características para a detecção de glicosídeos cardiotônicos?

R: A caracterização fito química é   uma etapa fundamental no estudo de produtos naturais, sendo possível delinear estudos químicos, farmacológicos e bromatológicos com base nos metabolitos secundários produzidos pela espécie em estudo. Três reações para identificação em partes da droga vegetal espirradeira.

Reação Liebermann-Burchard, Reação de Kedde, Reação de Keller-Kiliani.

5-Qual a atividade farmacológica de glicosídeos cardiotônicos?

R:  atuam diretamente no miocárdio, sendo utilizados principalmente no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva. Ação inotrópica positiva, aumento de débito cardíaco, diminuição da pressão venosa e da taquicardia.

6- Considerando o efeito terapêutico e a toxicidade, os glicosídeos cardiotônicos podem ou devem ser utilizados como fitoterápicos?

R: os glicosídeos cardiotônicos, que são substâncias que atuam aumentando a força de contração do coração. Nesse caso, a faixa terapêutica, isto é, o limite entre a dose terapêutica e a dose tóxica, é muito estreita. “Imaginando que, em vez de prescrever um glicosídeo cardiotônico, o médico prescreva um fitoterápico contendo glicosídeos cardiotônicos, várias outras substâncias, além dos glicosídeos cardiotônicos ou de um glicosídeo cardiotônico específico, estarão presentes, interferindo na atividade. Dessa maneira, o medicamento poderá causar intoxicação ou não ter efeito, lembrando que é impossível quantificar todas as substâncias presentes em um fitoterápico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com