TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA FUNDIÇAO DE AÇO E COLIN ANÁLISE E DISCUSÃO

Por:   •  18/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA FUNDIÇAO DE AÇO E COLIN

ANÁLISE E DISCUSÃO

A empresa Fundição de Aço e Colin foi criada durante a segunda guerra mundial e organizada por catorze empresários da mesma cidade para processar minério e sucata. A organização teve uma grande alavancada em sua produção pós-guerra, a sua localidade também favoreceu para a questão da distribuição dos seus produtos, pois a Fundição de Aço Colin, estava localizada no sudoeste do EUA, havendo grandes vantagens no frete.

Embora houvesse toda essa produtividade, começaram a aparecer grandes concorrentes, surgindo assim um aumento significativo da queda  das margens de lucro durante os últimos anos. Contudo a administração da empresa sentiu a necessidade de controlar as operações mais de perto. Nesse período tiveram algumas dispensas, pois houve um corte de despesas, porém sobrecarregaram os funcionários consideravelmente eficientes de acordo com os supervisores dos mesmos. Pode se dizer que o clima dos funcionários era de insegurança, medo de serem demitidos, pois sabiam que estavam correndo esse risco.

De acordo com Chiavenato (2008) afirma que existem dois tipos de desligamentos: o desligamento por iniciativa do colaborador ocorre quando um funcionário decide por razões pessoais ou profissionais encerrar a relação de trabalho com o empregador. E o desligamento por iniciativa da organização (demissão) ocorre quando a organização decide desligar colaboradores, seja para substituí-los por outros mais adequados às suas necessidades ou para corrigir problemas de seleção inadequada, quando necessita reduzir sua força de trabalho. No caso da empresa Fundição de Aço e Colin as demissões estavam relacionadas à necessidade de reduzir a sua força de trabalho, pois a empresa estava sofrendo corte de custos devido a baixa que estavam sofrendo naquele período.

Apesar da forte concorrência o presidente da empresa acreditava que o programa orçamentaria seria útil ao planejamento e ao controle administrativo. Ele achava que era preciso encontrar uma abordagem eficaz para controlar os custos da produção e custos gerais. Mas durante uma reunião para alinhamento de uma nova abordagem houve algumas discussões significativas com relação ao posicionamento do gerente, supervisor e contramestre. Vejamos que as diretrizes filosóficas não estavam claras eles não se encontravam em valores da empresa que com certeza tinham, pelo tempo de sua existência no mercado, mas não estavam alinhados de forma prática.

A causa da discussão foi a seguinte, o supervisor estava insatisfeito com a tarefa de passar a responsabilidade administrativa para os contramestres, como por exemplo, preparar os seus próprios orçamentos de despesas de acordo com o seu setor, causando desconforto, pois os mesmos não tinham tal habilidade e acabara que o supervisor tivera que refaze-los , pois estavam inadequados para o envio, fora o tempo para reuniões de reajustamento desses relatórios e treinamentos. Ele mencionou que os contramestres estavam dando palpite em tudo e que a função do supervisor para com eles deveria dizer-lhes o que fazer quanto gastar e não incentiva-los a questionar tudo. Ele pontua que disciplina e respeito são através de firmeza e mão de ferro.

Diante dessas informações podemos enxergar fortemente a importância de uma filosofia organizacional muito bem sustentada, o clima organizacional precisa estar estável, o ambiente precisa existir formas cooperativas, solidariedade para com todos independente da posição do cargo, para que aja credibilidade da empresa perante os próprios funcionários. Dentro de uma equipe é fundamental que todos trabalham juntos para que possam atingir as metas e objetivos, executando os com habilidades, trabalhando em conjunto e exercendo uma comunicação eficiente entre todos com muito respeito, ter mais flexibilidade para com as mudanças e mais disposição para exercê-las, cooperando para o crescimento de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com