TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ROMANTISMO DE AUGUSTO COLIN E AUGUSTO RAYOL NO PERIÓDICO MARANHENSE O ARCHIVO

Por:   •  3/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA [pic 1]

CAMPUS III - BACABAL

BARBARA KAROLINY RODRIGUES NERES

O ROMANTISMO DE AUGUSTO COLIN E AUGUSTO RAYOL NO PERIÓDICO MARANHENSE O ARCHIVO

Bacabal – MA

2018

BARBARA KAROLINY RODRIGUES NERES[pic 2]

O ROMANTISMO DE AUGUSTO COLIN E AUGUSTO RAYOL NO PERIÓDICO MARANHENSE O ARCHIVO

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Letras-Português da Universidade Federal do Maranhão, a ser utilizado como diretrizes para a manufatura do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Orientadora: Prof. Dra. Cristiane Navarrete Tolomei

Bacabal – MA

2018

SUMÁRIO

1

TÍTULO,  TEMA E JUSTIFICATIVA...........................................................

00

2

PERGUNTAS DE PESQUISA..........................................................................

00

3

OBJETIVOS ........................................................................... ........................

00

3.1

OBJETIVO GERAL ..........................................................................................

00

3.2

OBJETIVOS ESPECÍFICOS ............................................................................

00

4

METODOLOGIA ............................................................................................

00

5

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..................................................................

00

6

CRONOGRAMA ..............................................................................................

00

REFERÊNCIAS ................................................................................................

00


1 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

O presente projeto de pesquisa intitulado “A presença do Romantismo português e brasileiro nos periódicos oitocentistas maranhenses O Artista e O Archivo” ultrapassa os limites do conhecimento disciplinar e propõe um estudo interdisciplinar, visando a discussão transversal e múltipla entre áreas de conhecimento diferentes, aproximando Literatura, História e Comunicação para compreender o nosso complexo objeto de estudo: os periódicos maranhenses do século XIX.

No período de setembro de 2016 a agosto de 2017 desenvolvemos as atividades propostas no plano de trabalho inicial: o estudo de referencial teórico relacionado ao jornalismo cultural; o estudo de referencial teórico que verse sobre a história da imprensa maranhense; visitas ao acervo da Biblioteca Pública Benedito Leite, em São Luís; participação das reuniões do Grupo de Estudos e de Pesquisa Literatura e Imprensa (GEPELI/UFMA/CNPq); reunião e catalogação das publicações que são objeto de estudo; fotocopia das capas e dos textos específicos de/sobre o Romantismo português e brasileiro; e contextualização da produção e da publicação dos periódicos maranhenses, observando também a atuação do jornalismo para a construção histórica, cultural e identitária do maranhense.

Destacamos que os pesquisadores vêm se utilizando, tradicionalmente, dos acervos de bibliotecas, museus, arquivos públicos e particulares, próprios para a realização de vários estudos e por isso a importância de criação de acervos e arquivos e, principalmente, a análise dos materiais catalogados, já que pode atender consulentes interessados em conhecer a vida e a obra de um escritor.

As fontes da imprensa jornalística variam entre jornais locais, regionais, diários, revistas especializadas, militantes, alternativos ou de humor, que podem ser analisados em seus editoriais, colunas sociais, artigos, resenhas, cartas aos leitores, crônicas, noticias, fotografias, charges, caricaturas e uma infinidade de outras possibilidades. E é diante desse universo complexo e múltiplo da imprensa periódica que está nosso objeto de pesquisa e as várias leituras que ele sugere. Logo, apresentamos neste relatório a reunião e a catalogação dos periódicos O Artista, de 1862, e O Archivo, de 1846, ambos publicados em São Luís.

2 QUESTÃO NORTEADORA

  1. Como o Romantismo Brasileiro foi recepcionado no periódico maranhense O Archivo?
  2. Quais os aspectos do Romantismo que os escritores Augusto Colin e Augusto Rayol adotaram em suas obras poéticas?
  3. Como os poemas de Augusto Colin e Augusto Rayol divulgaram a estética romântica no periódico oitocentista maranhense O Archivo?

        

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

De forma mais ampla, o objetivo deste projeto é identificar, reunir e analisar as publicações acerca do Romantismo Brasileiro nos periódicos maranhense oitocentista O Archivo, partindo da perspectiva do jornalismo cultural na compreensão da literatura romântica produzida e recebida no século XIX.

3.2 Objetivos específicos

  1. Primeiramente, objetiva realizar uma compilação a mais exaustiva possível no periódico maranhense oitocentista O Archivo acerca da produção poética de Augusto Colin e Augusto Rayol;
  2.   Em segundo lugar, descrever e analisar o material coletado na fonte primária, verificando as perspectivas críticas adotadas no jornal O Archivo;

  1.   E, por fim, contribuir para as reflexões em torno da formação cultural e literária da imprensa maranhense do século XIX, verificando a presença da literatura romântica brasileira no cotidiano da crítica e do leitor do Maranhão na época.

4 Metodologia

Quanto ao enfoque metodológico, a pesquisa se valerá de dois tipos de pesquisa a bibliográfica e documental. Quanto a documental a base será os textos publicados por Augusto Colin e Augusto Rayol no periódico O Archivo acerca da produção poética romântica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com