TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Comprimidos

Por:   •  7/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Departamento de Saúde

Curso de Farmácia

Leonardo Leal Macedo

COMPRIMIDOS

Feira de Santana, BA

2017

INTRODUÇÃO

O que são os comprimidos?

Segundo a Farmacopéia Brasileira 2° edição: “comprimidos são preparações farmacêuticas sólidas, de Formato variado, geralmente cilíndricas ou lenticulares, obtidas pela compressão de substâncias medicamentosas secas, acondicionadas ou não em excipientes inertes”. 

Os comprimidos devem possuir características de tamanho e de forma bem elaboradas, sendo que, devem apresentar teor, friabilidade, umidade, uniformidade de conteúdo, além de sua desintegração e dissolução compatíveis como método utilizado para a fabricação, seguindo a indicação e finalidade para a qual é destinada sua administração. A administração geralmente dá-se por via oral (USO INTERNO), no entanto, é possível a utilização de comprimidos vaginais de aplicação local, que são para uso externo. Existe ainda, os comprimidos injetáveis, na forma de pellets e também os antissépticos, como é o caso dos comprimidos de formol. (DESTRUTI, 2007).

Alguns exemplos dos tipos de comprimidos:

COMPRIMIDOS REVESTIDOS

Os comprimidos revestidos, possuem um revestimento para garantir proteção ao princípio ativo de fatores que promovem a degradação produto, tais como umidade, luz, a ação degradante do próprio oxigênio do ar. Também pode ter utilidade, para mascarar odor e sabor desagradável e ainda para melhorar a aparência dos comprimidos. No entanto, um dos motivos principais, seria o de proteger o princípio ativo da ação do suco gástrico quando o comprimido atingir o estômago.

COMPRIMIDOS COM REVESTIMENTO ENTÉRICO

Comprimidos desse tipo, são uma categoria de comprimidos revestidos que possuem características específicas de liberação retardada. Seu desenvolvimento é feito com o intuito de evitar que o princípio ativo se perca no estômago, dessa forma, atravessando-o e atingindo o intestino, onde vão se desintegrar, dissolver e ser absorvidos pelo organismo, garantindo o efeito terapêutico do princípio. Ex: Profenid Entérico 100mg

COMPRIMIDOS MASTIGÁVEIS

São tipos de comprimidos com facilidade para a mastigação e se desfazem na boca, utilizados geralmente quando o paciente tem dificuldade em deglutir/engolir o medicamento.

COMPRIMIDOS EFERVESCENTES

São formados com a utilização de sais efervescentes que liberam dióxido de carbono quando entra em contato com a água, usados também em casos onde existe alguma dificuldade da parte do paciente em deglutir o medicamento.

COMPRIMIDOS DE DISSOLUÇÃO OU DESINTEGRAÇÃO INSTANTÂNEA (ORODISPERSÍVEL) 

São bastante semelhantes aos comprimidos mastigáveis, que também são dissolvidos na boca, para fácil ingestão, e consequentemente absorção. Eles se desintegram instantaneamente ao entrar em contato com a saliva e são usados principalmente, por pessoas idosas e crianças.

COMPRIMIDOS SUBLINGUAIS

Esses comprimidos são colocados sob a língua, para que naquele local, devido a alta vascularização, o princípio ativo do medicamento seja absorvido. Isso evita o contato com o ácido do estômago, que também pode ser considerada uma vantagem.

COMPRIMIDOS DE LIBERAÇÃO PROLONGADA

São desenvolvidos para liberar o princípio ativo de modo predeterminado, durante um período de tempo prolongado. Essa característica é importante para garantir uma terapêutica concluída, já que as doses são liberadas de tempos em tempos, independentemente do paciente. São normalmente tomados apenas uma ou duas vezes ao dia para a obtenção do mesmo efeito terapêutico das formas farmacêuticas convencionais, que devem ser tomadas 3 ou 4 vezes ao dia. Ex: Wellbutrin XL 300 mg comprimidos de liberação prolongado.

COMPRIMIDOS REVESTIDOS DE LIBERAÇÃO RETARDADA

São comprimidos obtidos com um desenho de formulação especial, eles por objetivo, retardar a liberação da droga no organismo. Comprimidos com gastro-resistencia podem ser considerados membros dessa classe, pois são destinadas a resistir ao fluido gástrico e liberar o princípio ativo no fluido intestinal.

COMPRIMIDOS DISPERSÍVEIS OU SOLÚVEIS

Tem a capacidade de se dissolver ou dispersar-se em água com muita facilidade, são ingeridos dessa forma.

COMPRIMIDOS OROS

É constituído de um núcleo contendo o princípio ativo, que é circundado por uma membrana semipermeável, perfurada por um pequeno orifício. Após a ingestão, a água presente no trato digestivo entra para o interior do comprimido por osmose. Quando a água penetra no núcleo do comprimido, o princípio ativo é gradualmente dissolvido. A solução é empurrada para fora através do pequeno orifício, numa velocidade controlada carreando o princípio ativo.

COMPRIMIDOS MULTICAMADAS

São comprimidos feitos com duas partes distintas, essas partes são na maioria das vezes com princípios ativos diferentes. Elas podem ser concêntricas ou alinhadas uma com a outra.

COMPRIMIDOS TAMPONADOS

Um comprimido envolto por uma película protetora, composta de hidróxido de alumínio ou hidróxido de magnésio, que permite que esse medicamento seja utilizado por pessoas que tenham problemas estomacais, como gastrite ou úlcera.

COMPRIMIDOS VAGINAIS

São de ação local, colocados diretamente na vagina e normalmente visam efeito microbicida ou efeito regenerador (DESTRUTI, 2007).

PASTILHAS

Formas farmacêuticas sólidas destinadas a se dissolverem ou desintegrarem lentamente na boca, preparadas por compressão ou moldagem, podendo conter açúcar ou não. Geralmente são utilizadas para auxiliar no tratamento da tosse, sintomas do resfriado ou problemas secundários de garganta.

PELLETS

São comprimidos cilíndrico e estéreis que são implantados na pele. Eles liberam o princípio ativo durante dias ou até meses (DESTRUTI, 2007).

Produção de comprimidos:

Granulação úmida:  Este processo é ainda muito utilizado na indústria farmacêutica e baseia-se na obtenção de granulado a partir da adição de um agente aglutinante. Este processo permite a produção de comprimidos com dureza e friabilidade, em geral, mais adequados e permite, ainda, a compressão de fármacos com elevadas concentrações na formulação, sendo esta a sua principal vantagem. Por outro lado, suas principais limitações estão relacionadas com fármacos hidrolisáveis, termolábeis e o tempo requerido pelo processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com