TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades do alho (niilina) São Camilo Farmacia

Por:   •  26/11/2015  •  Dissertação  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 7

ALHO

Nome científico: Allium sativum L.

Família: Liliaceae

Sinonímia: Alho hortense

Parte utilizada: Bulbos tunicados

        Histórico - Desde os primórdios tempos dos faraós, o alho vem sendo utilizado pelo homem como recurso culinário e terapêutico. Gravações muito antigas demonstram que o alho era usado como remédio desde antes de Cristo pelos babilônicos, chineses, gregos e romanos.

        Na Sicília e em outros pontos da Europa o alho cresce espontaneamente, mas no Brasil ele é muito mais utilizado e amplamente ou popularmente conhecido. Os Russos e búlgaros possuem o hábito de ingerir alho para fortalecimento da vitalidade e saúde.

        Durante a Primeira Guerra Mundial, as forças armadas britânicas valiam-se do alho para impedir infecções.

 

        Características básicas - O alho consiste no bulbo do Allium sativum Linné (Fam. Liliaceae), consumido como alimento e medicamento. As células íntegras do alho contém sulfóxido de (+)-Salil-L-cisteína (aminoácido inodoro que possui enxofre).

        Esse aminoácido é conhecido como aliina, e ocorre no alho numa concentração superior a 1,2% do peso bruto.

        Quando as células são esmagadas, entram em contato com a enzima aliinase, que está armazenada em seus vacúolos, e converte-se em alicina (tiossulfinato de dialila).

Exemplo: ALHO ESMAGADO

                               (aliina) + (aliinase)  =  alicina

        A alicina é o composto responsável pelo odor e sabor característicos do alho, decompondo-se rapidamente em presença de ar e água, para produzir dissulfeto de dialila, trissulfeto de dialila e os polissulfetos correspondentes, todos compostos extremamente odoríferos.

        Além da atividade antibacteriana, o alho possui atividade anti-hiperlipidêmica, intensifica a agregação de plaquetas. A partir da alicina, formam-se (E)-ajoeno e (Z)-ajoeno, que têm propriedades anti-trombóticas; o isômero Z é mais bioativo.

        Estudos indicam que seu modo de ação implica a inibição dos receptores de fibrinogênio das plaquetas sanguineas.

        A atividade total do alho ocorre após a produção da alicina, pois a partir daí surge a formação de novos princípios ativos.

        A recomendação diária de alho é estimada em 01 a 05 bulbos segmentados ou bulbilho isolado (dentes de alho), equivalente a 4 gramas de alho fresco por dia.

        As formas farmacêuticas “comprimido com revestimento entérico” e “cápsulas”, possuem maior atividade porque os ácidos estomacais inativam a aliinase, impedindo a conversão da aliina inativa em produtos bioativos.

        Estruturalmente, o bulbo tunicado do alho é composto por catáfilos (região de reservas); prato (região da base e de ligação das raízes com os bulbilhos) e raízes.

        Constituintes - Cada 100 gramas de alho contém:

  • Cálcio                (30mg)
  • Enxofre                (80mg)
  • Iodo                (0,004mg)
  • Silício                (traços)
  • Sódio                (45mg)
  • Ferro                (1mg)
  • Vitamina A        (0,1mg)
  • Vitamina B1        (0,1mg)
  • Vitamina B2        (0,1mg)
  • Vitamina C        (17mg)
  • Possui ainda: Heterosídeos sulfurados / Alicina (10 a 13%); Ácido Fosfórico livre; Aliina; Óxido Dialidisulfeto (60%); Ajoeno; Dissulfeto de Dialila; Dissulfeto de Dietila; Trissulfeto de Alila e Polissulfeto de Dialila.

        Ação como Fitoterápico: Expectorante; anti-séptico pulmonar; analgésico; antiinflamatório; antibacteriano; tônico; hipotensor; vermífugo; hipoglicemiante; febrífugo; antiplaquetário; antioxidante  hipocolesterolimizante. Diminui a viscosidade sanguinea e é anti-helmíntico. Sustenta a função imune.

        Propriedades Farmacológicas: O princípio de ação do óleo de alho se deve à alicina e aliina. A alicina originada a partir da alinase possui notáveis propriedades bacteriostáticas e bactericida sobre numerosas bactérias gram + e gram -. A alicina destrói os grupos tiólicos (-SH) essenciais à proliferação das bactérias. O alho reduz os níveis plasmáticos de colesterol através do óxido dialildissulfeto, prevenindo a formação de placas nas artérias.

        Possui ação vermífuga fraca para ascaris e oxiúros.

        Possui um efeito antitóxico não permitindo a formação de toxinas no intestino, além de eliminar as espécies patogênicas sem afetar a flora normal.

        É um estimulante do organismo e de algumas glândulas de secreção interna, sendo muito eficaz no diabetes. Devido a sua capacidade vasodilatadora é considerado um eficaz hipotensor.

        O óleo de alho modifica as secreções brônquicas, ajudando a desobstruir as vias aéreas, por fluidificar as secreções respiratórias.

        O efeito antiplaquetário se deve a presença do di e trisulfeto de dialila e trisulfeto de metilalila que inibem a tromboxano-sintetase, enzima que tem um papel importante na formação da tromboxanoA2, responsável pela agregação plaquetária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com