TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A DIFERENÇA ENTRE NOMENCLATURA CIENTÍFICA E VULGAR?

Por:   •  19/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE BILOGIA DA UFBA

DEPERTAMENTO II – BOTÂNICA

DISCIPLINA: BIOA80 – BOTÂNICA APLICADA A FARMÁCIA

EXERCÍCIO SOBRE NOMENCLATURA VEGETAL

O QUE É NOMENCLARTURA BOTÂNICA E QUEM A INSTITUIU?

É o emprego correto do nome científico das plantas, compreendendo um conjunto de princípios, regras e recomendações contidos no Código Internacional de Nomenclatura Botânica. A instituição dessa nomenclatura é creditada a Charles Linneu.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE NOMENCLATURA CIENTÍFICA E VULGAR?

Os nomes vulgares são geralmente aplicados indistintamente para gêneros, espécies e variedades botânicas. Ele, muitas vezes é específico de um determinado local (caráter regional) e muitas vezes pode ser empregado o mesmo nome vulgar a diferentes espécies. Já o nome científico indica a relação genérica e geralmente genética, tendo significado biológico e alcance internacional, sendo adotada uma língua comum (latim) e relativamente isenta de ambiguidade.

QUAIS AS CATEGORIAS DOS TÁXONS EM SEQUENCIA DESCENDENTE?

As categorias principais e suas subdivisões de uso mais corrente são: Reino, Divisão, Subdivisão, Classe, Subclasse, Ordem, Subordem, Família, Subfamília, Tribo, Subtribo, Gênero, Subgênero, Espécie, Subespécie e Variedade.

COMO SE FORMAM OS TÁXONS DE CATEGORIA MAIS ELEVADA PARTINDO DE FAMÍLIA? EXEMPLIFIQUE CADA UMA DAS PRINCIPAIS CATEGORIAS COM SUAS RESPECTIVAS TERMINAÇÕES.

Família: Sua descrição é feita com extensão bastante abrangente, de modo a contemplar características dos gêneros quase sempre numerosos nelas incluídos. Os nomes das Famílias são formados pelo radical do nome de um dos seus gêneros, acrescido da terminação aceae.

Subfamília: As Famílias podem também comportar divisões em Subfamílias, estas tendo seus nomes terminados em oideae.

Tribo: Algumas vezes as Famílias ou as Subfamílias se desdobram em Tribos, sua terminação é eae.

Subtribo: Se necessário, as Tribos podem se dividir em Subtribos recebendo terminações inae.

Gênero: Formado pela reunião de espécies semelhantes não só por caracteres morfológicos, mas também em origem, migração, comportamento genético, fisiológico e ecológico. Raramente o gênero é constituído por uma só espécie. As vezes o Gênero pode ser subdividido em Subgênero, Secção, Subsecção, Série, Subsérie.

Espécie: O género e a espécie não apresentam terminações específicas ao contrário dos outros níveis taxonômicos. A nomenclatura da espécie é sempre binomial, formada pela designação do género com a primeira letra em maiúscula ao que se acrescenta o restritivo especifico (que concorda gramaticalmente com o género) em minúscula indicando a espécie, que deverá aparecer em itálico ou sublinhada, no caso de ser escrita à mão.

EXEMPLOS:

Família: Rosaceae

Subfamília: Rosoideae

Tribo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com