TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica analítica

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O comportamento das soluções dependem não só da natureza dos solutos, mas também de suas concentrações. O termo concentração é usado para designar a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente e ou solução. Assim quanto maior a quantidade de soluto dissolvido em certa quantidade de solvente mais concentrada a solução resultante. ( ATIKINS; BONFANTE, 2014 ).

Para determinar a concentração de determinado soluto em uma solução , geralmente realiza-se uma titulação que envolve combinar uma amostra de solução com uma solução reagente de concentração conhecida , chamada solução padrão. As titulações podem ser conduzidas usando entre outras as reações ácido-base, quando uma solução de um ácido e de uma base são misturadas ocorre uma reação de neutralização e os produtos desta reação não tem características de soluções ácidas e nem de soluções básicas. Em geral, uma reação entre um ácido e um hidróxido metálico produz água e sal. (MOLINA, 2011)

Em uma titulação ácido-base a adição da fenolfitaleína é uma maneira de determinar quando o ponto no qual as quantidades estequiométricas se equivalem for atingido ou seja, quando o ponto de equivalência da titulação for alcançado. (NETTO, 2012).

Ácidos e bases mudam de cor quando colocados em contatos com determinados corantes. Na titulação ácido-base, a fenolfitaleína é incolor em soluções ácidas, mas rosa em soluções básicas, assim quando ocorre a mudança de cor de incolor para rosa, significa que a solução foi completamente neutralizada. A mudança de cor sinaliza o ponto final da titulação, que geralmente é muito próximo do ponto de equivalência. (NETTO, 2012).

2. OBJETIVO

Preparar soluções aquosas de hidróxido de sódio e bifitalato de potássio . logo em seguida, determinar a concentração exata das soluções preparadas utilizando a técnica de titulação.

3. MATERIAIS E REAGENTES

Balança analítica

Proveta

Erlenmeyer

Bureta

6ml solução de NaOH

3 gts de fenolfitaleína 1%

0,5g de Bifitalato de potássio

Água

Espátula

4. PROCEDIMENTO

Em aula prárica de laboratório foi preparada uma solução de NaOH 0,1 N e medido na proveta 6ml da mesma. A concentração de NaOH foi diluída em 250 ml de água .

Para a padronização pesou-se aproximadamente 0,5g de bifitalato de potássio seco na balança.

O material foi transferido sem perdas para o erlenmeyer de 250 ml e dissolvido em 40 ml de água e foi adicionado 3 gotas de fenolfitaleína a 1%, logo em seguida a solução preparada foi titulada até que uma cor rosa foi observada por no mínimo 20 segundos.

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com