TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Geral e Inorgânica

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Mistura heterogênea: para separar misturas heterogêneas sem que haja necessidade de nenhuma transformação física (como por exemplo, mudança de fase de agregar)

Catação: separar os componentes de uma mistura de dois ou mais sólidos baseado na diferença de tamanho e aspectos das partículas

Ex: Pedra e feijão

Peneiração ou tamisação: usando uma peneira, separam-se os componentes de uma mistura de sólidos granulados cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente.

Ex: areia e cascalho.

Ventilação: usando uma corrente de ar, separam-se os componentes de uma mistura de sólidos, sendo um deles mais leve que o outro.

Ex: grãos de café e suas cascas.

Separação magnética: utilizada para separar misturas de sólidos nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraída por um imã.

Ex: ferro e enxofre

Levigação

Usada para separar misturas de sólidos, quando um dos componentes é facilmente arrastada por um líquido enquanto o outro componente mais denso não o é

Ex: ouro e areia- Garimpos

Flotação ou sedimentação fracionada

Utilizada para separar misturas de sólidos cujos componentes apresentam uma acentuando diferença de densidade, adicionando-se um líquido de densidade intermediária

Ex: areia e serragem

Dissolução fracionada

Usada para separar misturas de sólidos que baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos em um determinada líquido .

Ex: Sal e areia

Filtração comum: utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido com auxílio de um filtro.

Ex: água e areia

Filtração a vácuo: processo de filtração acelerado por uma trompa de vácuo que “suga” o ar existente as parte interior do Kissato, o que permite um escoamento mais rápido do líquido.

Ex: água e carbonato de carbonato de cálcio

Decantação: usada na separação de líquido-sólido ou líquido-líquido (imiscíveis), onde a fase mais densa sedimenta-se.

Ex: óleo em água

Centrifugação: acelera o processo de decantação, utilizando um aparelho denominado centrífuga, fazendo com que as partículas de maior densidade fiquem no fundo do tubo.

Ex: Plasma e células sanguíneas.

Processos físicos: para separar misturas homogêneas nos casos em que é necessária uma transformação física, como mudança de fase de agregação.

Destilação simples: utilizada para separar misturas homogêneas do tipo sólido-líquido, nas quias os componentes têm pontos de ebulição muito diferentes.

Ex: água e cloreto de sódio

Destilação fracionada: usada para separar misturas homogêneas não azeotrópicas do tipo líquido-líquido.

Ex: componentes do petróleo

Cristalização fracionada: quando todos os componentes são dissolvidas em um líquido, mas cada um sofre cristalização separadamente.

Ex: purificação de acetanilida usando água como solvente.

 Sublimação fracionada: usada para purificar sofrem sublimação facilmente.

Ex: cânfora, iodo e naftaleno.

 Cromatografia: nesse processo, os componentes de uma mistura de sólidos em solução são separados e identificados pela cor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com