TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO HUMANA

Por:   •  3/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

DISCIPLINA: BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO HUMANA

PROF. RAPHAELA SILVA DE ANDRADE MACHADO

BRENDA GONÇALVES DA SILVA  

FRANCISCO MARCIEL DE BRITO CARVALHO

GIZELLE RODRIGUES LOPES

ROTULAGEM DE ALIMENTOS

PIRIPIRI

 2021

BRENDA GONÇALVES DA SILVA  

FRANCISCO MARCIEL DE BRITO CARVALHO

GIZELLE RODRIGUES LOPES

ESCURECIMENTO ENZIMÁTICO E NÃO ENZIMÁTICO EM ALIMENTOS

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Bromatologia e Nutrição Humana do curso de Bacharelado em Farmácia da CHRISFAPI sob a orientação da prof. Raphaela Silva de Andrade Machado.

PIRIPIRI, PI

2021

A rotulagem de alimento é o meio pelo qual conseguimos obter as informações necessárias sobre o que estamos consumindo. É a partir dele que podemos saber quais os ingredientes presentes, a data de validade e a informação nutricional do alimento a ser consumido. Para rotular de forma correta, a empresa deve estar atenta a todas as normas referentes a este assunto. As informações constantes no rótulo devem ser facilmente entendidas pelo consumidor, sabendo que o objetivo central dos rótulos é fornecer os elementos necessários para que o consumidor possa decidir sobre o consumo ou não do alimento ou bebida, ou ainda, fornecer esclarecimentos, base de comparação ou complementação que fundamentem sua escolha (CARVALHO, 2006).

O objetivo do presente trabalho é verificar se o alimento avaliado – Doce de leite com nozes – está de acordo com as normas de rotulagem determinadas e exigidas pelos órgãos responsáveis.

No rótulo de um alimento devem conter informações, como: Denominação de venda e a marca; Lista de ingredientes; Declaração de aditivos alimentares; Identificação da origem/lote/prazo de validade; Instruções e uso; Informações nutricionais; Contéudo líquido – Peso Líquido. Ao avaliar o produto escolhido, foi possível identificar informações de grande relevância para a escolha do consumidor na hora de comprar o produto.

Avaliando o rótulo do produto escolhido, foi possível identificar com facilidade as informações de venda e marca, que são: “Doce de Leite com Nozes” e “Flormel”, respectivamente. Outra informação bastante importante na rotulagem de alimentos é a lista com os ingredientes, que tem papel importante na hora de escolher um produto mais saudável para o consumo.

Denominação de venda e a marca: Doce de Leite com Nozes zero adição de açúcares, Flormel.

Lista de ingredientes: leite, 8% nozes, leite em pó, soro de leite em pó parcialmente desmineralizado. Polidextrose (fibra natural solúvel), inulina (fibra natural da chicória), amido de milho modificado, pectina, edulcorantes: maltitol, sorbitol e taumatina, regulador de acidez: bicarbonato de sódio. Estabilizante: citrato de sódio. Conservante: sorbato de potássio.

Declaração de aditivos alimentares: não contém glúten.
Alérgicos: contém leite e nozes. Pode conter castanha do pará, castanha de caju, amendoim, amêndoas e derivado de soja (lecitina de soja).

Identificação da origem/lote/prazo de validade: Produzido por Flormel Indústria de Alimentos Ltda- Fábrica de Lacticínios- Rua Vicente Richinho, 321 - Pólo Ind. São Bernardo-Franca/SP
CEP:14.406-790 CNPJ: 07.880.049/0001-25- LE: 310.407.685.110.

Indústria Brasileira: REGISTRO NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA SIF/ DIPOA SOB N. 0017/1282.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (414 Kb)   docx (339.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com