TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA – OPERAÇÕES FARMACÊUTICAS

Por:   •  28/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  1.479 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CARARINA

CARLOS CANDIDO

LETÍCIA NUNES

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA – OPERAÇÕES FARMACÊUTICAS

Tubarão

2015


Experimento 1: Determinação da massa de lactose utilizando balanças com sensibilidades diferentes.

          A Balança Analítica tem seu uso é mais restrito, especialmente na determinação de massas em análises químicas de determinação da quantidade absoluta ou quantidade relativa de um ou mais elementos de uma amostra, usualmente apresentam o prato para colocação de amostras protegido por portinholas de vidro corrediças, porque leves ou imperceptíveis  correntes de ar podem levar instabilidade ao valor lido, ou até induzir a um grande erro de leitura. Devido à necessidade de extrema precisão das medidas efetuadas, as balanças analíticas devem ter salas específicas para sua manipulação, com condições ambientais controladas (temperatura, umidade), bem como observadas as condições da rede elétrica de fornecer voltagem dentro dos limites de tolerância especificados no manual de cada modelo. No comércio de produtos para laboratório encontra-se também a balança semi analítica. A diferença entre a Balança Analítica e a Balança Semi Analítica é o grau de precisão na hora da pesagem.O que determina a diferença entre estes dois equipamentos de laboratório é justamente o grau de precisão.A Balança Analíticapode obter uma precisão de 0,0001g, já a Balança Semi Analítica pesa com precisão até 0,001g.

Objetivo:

Determinar a massa de lactose em diferentes balanças, com diferentes sensibilidades e avaliar qual é o modelo adequado para cada pesagem.

Materiais

Matéria prima

Balança analítica

Lactose

Balança ordinárias

Vidro relógio

Espátula

MÉTODOS

Primeiro limpar a bancada e organizar os materiais, logo após, ajustar o prumo da balança ordinária e inserir o vidro relógio e pesar 9mg de lactose. Observar o resultado e registrar.

Proceder da mesma maneira utilizando a balança de maior sensibilidade, verificar e registrar.

9mg / 1000 = 0,009g

Peso da balança ordinária

Peso da balança analítica

0,09g

0,0089g

 

Experimento 2: Diluição geométrica de pós

           A diluição geométrica é um método utilizado para assegurar que pequenas quantidades de pós, geralmente fármacos potentes, estejam distribuídos uniformemente em uma mistura. É empregada com o objetivo de facilitar e aumentar a segurança e a precisão da pesagem de fármacos com baixa dosagem e difíceis de pesar com exatidão. Para o processo de homogeneização antes da encapsulação onde ocorre uma diferença de proporção entre os componentes ativos e o excipiente, é possível obter uma mistura mais homogênea por meio da adição seqüencial destas substâncias no gral. Isso pode ser alcançado misturando-se a princípio os componentes ativos com um volume aproximadamente igual dos diluentes.

Objetivos:

Homogeneizar uma mistura de dois pós, utilizando a técnica da diluição geométrica, empregando uma diluição 1:10.

Materiais

Matéria prima

Balança analítica

Excipiente: Lactose: 8,95g

Gral e pistilo

PA: Paracetamol: 1g

Vidro relógio

Corante em pó: 0,05g

Espátula

MÉTODOS

Organizar os materiais na bancada, pesar o excipiente em um vidro relógio, principio ativo em outro e o corante. Misturar com a ajuda do pistilo primeiro o excipiente com o principio ativo, logo após acrescentar o corante e misturar, sempre retirando o pó aderido às laterais do gral e do pistilio com o auxílio da espátula, misturamos por cinco minutos até ficar bem homogeneizado.

Experimento 3: Métodos de separação sólido-líquido e/ou líquido/líquido

3.1 Método de decantação utilizando funil de separação (formação de interface) e decantação em béquer (deposição prévia do sólido)

A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos (imiscíveis ou não (que não se misturam)). O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente. O funil de bromo é um recipiente de vidro em forma de balão, com uma abertura em cima e uma torneira em baixo. A mistura dos líquidos imiscíveis é colocada no balão, e um béquer fica em baixo da torneira. A torneira é aberta, e o líquido mais denso  vai escorrer para o béquer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com