TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Por:   •  28/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]




FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, ALIMENTOS E NUTRIÇÃO

CURSO DE FARMÁCIA




QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA




Diesey Elen Scardin Perin

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Padronização e determinação de amostras por meio da titulação




CAMPO GRANDE

2018

  1. INTROTUÇÃO

Titulação trata-se de um método de analise volumétrica pelo qual podemos determinar com exatidão a concentração e a quantidade de uma substância qualquer desconhecida, e o processo envolve combinar uma amostra de solução com uma solução reagente de concentração conhecida, chamada solução padrão.

    As titulações podem ser conduzidas usando entre outras as reações ácido-base na presença de um indicador, onde observamos uma mudança na cor da solução que significa a sua completa neutralização.

      Em uma titulação ácido-base, a adição do indicador é a maneira de se determinar quando o ponto no qual as quantidades estequiométricas se equivalem for atingido, ou seja, quando o ponto de equivalência da titulação for alcançado.

 

  1. OBJETIVO

Preparar soluções aquosas e em seguida, determinar a concentração exata das soluções preparadas utilizando a técnica de titulação.

  1. MATERIAIS E REAGENTES

Materiais:

  1. frasco de polietileno
  2. balão volumétrico de 250 mL
  3. balão volumétrico de 100 mL
  4. becker 50 mL
  5. papel de filtro
  6. pipeta volumétrica
  7. erlenmeyer 250 mL
  8. bureta de 25 mL
  9. bastão de vidro
  10. suporte para bureta

Reagentes aula n°5

  1. NaOH
  2. carbonato
  3. fenolftaleína;
  4. álcool etílico
  5. biftalato de potássio

Reagentes aula n°6

  1. verde de bromocresol:
  2. NaOH
  3. Carbonato de sódio (Na2CO3, p.a)

Reagentes aula n°7

  1. Leite de Magnésia da PHILIPS
  2. HCl padronizado
  3. NaOH padronizado
  4. Vermelho de metila

           Reagentes aula n°8

  1. Vinagre
  2. Fenolftaleína
  3. NaOH

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
  1. PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES DILUÍDAS DE BASES FORTES

    Inicialmente calculou-se a massa necessária para preparar 250 mL de uma solução de (NaOH) 0,1 mol/L. Assim utilizou-se uma espátula e um becker para transferir a massa pesada. Por garantia adicionamos mais 10% do volume calculado de NaOH, isso foi transferido para um balão volumétrico de 250 mL e completado até o menisco com água destilada. Homogeneizou-se a solução.

    Logo após, preparou-se uma solução de 100 mL de ftalato ácido. Inicialmente, calculou-se a massa necessária de soluto para preparar a solução. Pesou-se a massa em um béquer de 50 mL adicionou-se água destilada suficiente e com o auxilio de um bastão de vidro, o soluto foi dissolvido. Em seguida, a solução foi transferida para o balão volumétrico de 100 mL. Adicionou-se água destilada ao balão até que o volume atingisse o menisco. Homogeneizou-se a solução.

    Para a padronização da solução de NaOH com a solução de ftalato ácido, utilizou-se uma bureta de 25 mL, uma garra e um erlenmeyer de 250 mL.

 Preencheu-se a bureta com a solução de NaOH. Transferiu-se quantitativamente para o erlenmeyer uma massa de 25,0 mL de ftalato ácido. Em seguida, adicionou-se a solução do erlenmeyer 5 gotas da solução de fenoftaleína , agitou-se e iniciou-se a titulação.

    Terminou-se a titulação quando a solução atingiu uma coloração rósea. Repetiu-se novamente o processo, duas vezes. Tirou-se a média dos volumes de NaOH utilizados.

  1. PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES DILUÍDAS DE ÁCIDOS FORTES

    Inicialmente calculou-se a massa necessária para preparar 250 Ml de uma solução de HCl a 0,1 mol/L. Assim utilizou-se uma espátula e um copo becker para transferir a massa pesada. Por garantia adicionamos mais 10% do volume calculado de HCl, isso foi transferido para um balão volumétrico de 250 mL e completado até o menisco com água destilada. Homogeneizou-se a solução.

  Logo após, preparou-se uma solução de 100 mL de carbonato de sódio (Na2CO3). Inicialmente, calculou-se a massa necessária de soluto para preparar a solução. Pesou-se a massa em um béquer de 50 mL adicionou-se água destilada e com o auxilio de um bastão de vidro, o soluto foi dissolvido. Em seguida, a solução foi transferida para o balão volumétrico de 100 mL. Adicionou-se água destilada ao balão até que o volume atingisse o menisco. Homogeneizou-se a solução.

Para a padronização da solução de HCl com a solução de carbonato de sódio utilizou-se uma bureta de 25 mL e um erlenmeyer de 250 mL.

 Preencheu-se a bureta com a solução de HCl. Transferiu-se quantitativamente para o erlenmeyer uma massa de 25,0 mL da solução de Na2CO3. Em seguida, adicionou-se a solução do erlenmeyer 3 gotas da solução de verde de bromocresol, agitou-se e iniciou-se a titulação.

 Interrompemos a titulação quando a solução atingiu uma coloração esverdeada e aquecemos a solução do erlenmeyer até a ebulição e o meio readquirir a cor azul. Resfriamos sob água corrente e prosseguimos a titulação, gota a gota até meio atingir cor verde.

 Repetiu-se novamente o processo, 2 vezes. Tirou-se a média dos volumes de HCl utilizados.

  1. DETERMINAÇÃO DE UMA AMOSTRA DE HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO

Inicialmente calculou-se de 0,4 a 0,5 gramas de leite de magnésia e foram transferimos para erlenmeyers de 250 mL. Com o auxílio de uma pipeta volumétrica, 25 mL da solução padronizada de HCl foram transferidos para cada um desses erlenmeyers e adicionamos 3 gotas de vermelho de metila. Agitou-se.

E para determinar a amostra de hidróxido de magnésio titulamos o excesso de HCl com solução padrão de NaOH. Preencheu-se a bureta de 25 mL com a solução de NaOH e iniciou-se a titulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (75.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com