TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

GUILHERME BARBOZA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Prof(a):Claudete Justina Valduga

Curso: Farmácia

RA: 1299256233

SÃO PAULO

AGOSTO DE 2014

1. INTRODUÇÃO

DENSIDADE

A densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado.

                                     [pic 1]

PONTO DE FUSÃO

  Entende-se por ponto de fusão a temperatura em que uma substância passa do estado sólido para o estado liquido.

PONTO DE EBULICÃO

  Entende-se por ponto de ebulição a temperatura em que uma substância passa do estado liquido para o vapor.

SOLUBILIDADE

  Quantidade de massa de soluto que dissolve em determinado volume de solvente.

Azeotropia

È uma mistura de duas ou mais substâncias que, a uma certa composição, possui um ponto de ebulição constante e fixo, como se fosse uma substância pura, não podendo, por isso, seus componentes serem separados por processo de destilação simples.

2. OBJETIVO

        As técnicas aplicadas na aula de laboratório são bem básicas, todavia, muito importantes para que não fique apenas nas aulas teóricas, com isso acaba desenvolvendo melhor o aprendizado.

A prática promove a visualização dos conceitos explicados e discutidos em aula teórica. Fator este importante, uma vez que a química muitas vezes se tornam difícil e distante do universo do aluno, por ser difícil de visualizar. Antes de efetuar os experimentos, é necessário conhecer o material e os equipamentos existentes no laboratório. Seguido de procedimentos práticos para que se possa saber manusear os instrumentos existentes no laboratório, assim como, saber manusear com ácidos e bases fortes.

3. MATERIAL E MÉTODOS

Relação de materiais utilizados na aula prática de laboratório

Becker, Funil de vidro,  Papel de filtro, Erlenmeyer, Tubo de ensaio, Estante de tubo, Bastão de vidro, Capilar, Anel médio, Suporte, Pipeta de Pasteur, Espátula, Proveta de 10 mL, Proveta de 50 mL, Balança, Condensador,  Cápsula de porcelana, Trompa d’água e água

Solventes

Clorofórmio, Éter etílico

Substância

- hidroxiacetofenona

DENSIDADE ¹

Itens utilizados: proveta, balança e éter etílico

Após colocar 2ml de uma substância chamada éter etílico na proveta levar até a balança a proveta, assim que realizado a pesagem foi constatado que tinha 1,1gr de éter etílico.

Dada a formula da densidade:

   D= m/v       d= 1,1/2       d= 0,550g/ml

Portanto foi constatado que a densidade do éter etílico é de 0,550g/ml

Densidade ²

Itens utilizados: proveta, água, pedra e pipeta

Assim que colocados 30 ml de água na proveta, foi realizada a pesagem da pedra, e foi dado a seguinte massa de 12.8 gr. Após a pesagem foi colocada a pedra na proveta com as 30 ml de água, depois que colocado da massa, o volume d’água passou a ser de 35 ml. Dada a formula da densidade:

D= m/v                 d= 12.8/5     d= 2,56g/ml      

Portanto, a densidade da pedra é de 2,56g/ml

Ponto de fusão

Itens utilizados: capilar, hidroxiacetofenona, aquecedor.

Assim que coletado o substancia com o capilar, o mesmo é colocado no aquecedor, e chega em seu ponto de fusão exatamente na temperatura dos 105ºC e termina o processo de fusão nos 108ºC.

Purificação

Itens utilizados: Becker, água, espátula, corante vermelho, carvão ativo, meter funil, papel de filtro, argola e suporte universal.

Colocado 50ml de água no Becker, colocar uma ponta de espátula de corante, assim que dissolvido o corante na água foi adicionado uma ponta de espátula de carvão ativo, assim que assim que realizado esses processos, dessas 50ml da mistura foi separado 7ml e colocada no meter para depois ser realizado a centrifugação. O restante da mistura foi filtrada em um papel próprio para realizar a purificação, e foi constatado que ainda continuava com um tom de vermelho a água, assim foi reparado então que não havia adicionado uma quantidade suficiente de carvão ativo, portanto realizamos tudo novamente com uma quantidade um pouco maior de carvão ativo, e assim a agua foi completamente purificada.

Centrifugação

Itens utilizados: neter, 7ml de água, centrifuga, carvão ativo e corante vermelho

Assim que colocado o tubo na centrifuga, esperamos cerca de um minuto mais ou menos ate que seja realizada por completamente a centrifugação, e foi constado que a centrifuga separou quase por totalmente as substâncias da água.

Ponto de ebulição

Itens utilizados: clorofórmio, éter etílico, suporte universal, funil de separação, condensador, cápsula de porcelana, trompa d’água, balão de destilação, tela metálica com amianto e bico de blunsen.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com