TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - CARACTERIZAÇÃO DO FLUXO DE PÓS

Por:   •  28/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 8

URI - UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CÂMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN

CURSO DE FARMÁCIA

DISCIPLINA DE FARMACOTÉCNICA I

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

CARACTERIZAÇÃO DO FLUXO DE PÓS

FREDERICO WESTPHALEN, 2018[pic 1]

ARIANE SALDANHA DA SILVA

FABIANI SOUZA DA SILVA

MILENA MARQUES FREITAS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

CARACTERIZAÇÃO DO FLUXO DE PÓS

Relatório de aula prática elaborado e apresentado na disciplina de Farmacotécnica II no Curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus de Frederico Westphalen, Departamento de Ciência da Saúde.

                 Prof.(a): Fernanda Flores

FREDERICO WESTPHALEN, 2018[pic 2]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2. MATERIAIS E MÉTODOS        6

2.1 Materiais        6

2.2 Métodos        6

2.2.1 Determinação da densidade bruta e densidade de compactação empregando proveta        6

2.2.2 Determinação do ângulo de repouso        6

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

3.1 Determinação da densidade bruta e densidade de compactação empregando proveta        7

3.2 Determinação do ângulo de repouso        9

4 CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        11

[pic 3]

1 INTRODUÇÃO

Pó é a forma farmacêutica sólida contendo um ou mais princípios ativos secos e com tamanho de partícula reduzido, com ou sem excipientes. Matéria-prima é a substância ativa ou inativa com especificação definida, que se emprega na preparação dos medicamentos e demais produtos. (BRASILEIRA, 2010)

A lactose utilizada como matéria-prima é uma proteína derivada do leite com fórmula química (C12H22O11.H2O), não é um produto considerado perigoso, deve ser armazenado em embalagens bem fechadas, local seco e limpo, temperatura ambiente, é considerado um produto higroscópico. Está na forma sólida, é um pó de cor branca, inodoro de pH (100 g/l H2O / 20ºC): 4,0 – 6,5, sendo solúvel em água e Toxicidade aguda LD50 (oral, rato): > 10000 mg/kg.(LABSYNTH, 2008)

A garantia da qualidade é um conceito amplo que abrange todos os procedimentos descritos nas Boas Práticas de Manipulação, além do projeto e do desenvolvimento de um produto farmacêutico. Deve assegurar a especificação documentada de todas as operações de produção e controle, assim como as responsabilidades, por cargos; a realização de todos os controles necessários, desde a matéria-prima até o produto acabado; o processamento, de acordo com as BPF; e um controle interno de autoinspeção. De acordo com a RDC no 67/2007, o sistema de Garantia da Qualidade deve estar totalmente documentado e monitorado. (BERMAR, 2014)

O controle de qualidade de matérias-primas é importante para garantir a qualidade e a con- fiabilidade do material e compreende a avaliação dos seguintes itens: características organolépticas (cor, brilho, odor), solubilidade, pH, peso, volume, ponto de fusão, densidade e avaliação do laudo do fornecedor. (BERMAR, 2014)

Densidade de massa (r) de uma substância é a razão de sua massa por seu volume a 20 °C. A densidade relativa usualmente adotada (d1010 ) é definida como a relação entre a massa de uma substância ao ar a 20 °C e a massa de igual volume de água na mesma temperatura. (BRASILEIRA, 2010)

Os pós devem possuir um fluxo adequado, pois para sua manipulação durante uma fabricação de comprimidos, o pó deve possuir um fluxo alto, para que possa ser totalmente retirado do recipiente em que foi colocado, para que não forme acumulo na parede. No caso de um fármaco por exemplo, se ficar parte dele no equipamento utilizado, ocorrerá um erro de dosagem no medicamento produzido, diminuído assim o seu efeito.

De acordo com (Emery et al., 2009)Produção de pós em escala industrial envolve operações unitárias como mistura, transporte pneumático, alimentação através de funis, nesse sentido, as características de fluxo destes materiais torna-se questão relevante e pode influenciar fortemente a eficiência do processo industrial. (apud GARCIA, 2012, p.470)

De acordo com GARCIA (2012, p.470 apud Staniforth, 2005). “Alguns pós são de fluxo livre, enquanto outros são coesivos e, portanto, não fluem tão facilmente sendo necessário recorrer à granulação para facilitar o fluxo e otimizar a produção em escala”.

Segundo GARCIA (2012, p.470), conforme citado por (Lavoie et al., 2002; Staniforth, 2005) A fluidez depende de vários fatores como morfologia, tamanho e distribuição das partículas, densidade, área e forças de superfície, umidade, presença de ativadores de fluxo, processo produtivo e composição química.

A determinação das propriedades de fluxo de pós auxilia na projeção de equipamentos para armazenamento, transporte ou manipulação geral de sólidos a granel. Testes de fluidez também são necessários para comparar a fluxibilidade entre pós similares ou concorrentes, para determinar se um produto preenche as especificações do controle de qualidade, para modelar ou julgar processos em que a força ou a fluidez dos sólidos a granel desempenham um papel importante. (GARCIA, 2012)

O objetivo desta aula prática foi de apresentar técnicas de avaliação indireta das características de fluxo (escoamento) de pós, como o ângulo de repouso e densidade bruta e de compactação.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Materiais

  • Provetas de 50 mL;
  • Réguas;
  • Transferidor;
  • Balança;
  • Suporte para funil;
  • Funil;
  • Espátulas;
  • Cilindro de Raio conhecido;
  • Amostra de lactose;

2.2 Métodos

2.2.1 Determinação da densidade bruta e densidade de compactação empregando proveta

Pesou-se 10g da amostra e em seguida transferiu-se para uma proveta graduada de 50 mL. Medindo o volume ocupado pelo pó determinou-se a densidade bruta. Em seguida submeteu-se a proveta com a amostra de lactose a quedas sucessivas com intervalos cronometrados de 1 minuto entre cada queda. As seções de quedas foram inicialmente de 0 seguidas sucessivamente de 10; 20 e 50 quedas. Após cada queda anotou-se o volume do pó (Vg). Em fim calculou-se o índice de compactabilidade, de Carr e Fator de Hausner.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (304.4 Kb)   docx (135.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com