TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS VIA VÍDEO: COSMÉTICOS E SANITIZANTES TEMA

Por:   •  10/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS VIA VÍDEO: COSMÉTICOS E SANITIZANTES TEMA  

 FORMULAÇÕES PARA LIMPEZA CAPILAR

A Professora iniciou a aula anunciando a  preparação  de  um  xampu,  sendo esse, uma formulação para limpeza capilar, em que nessa formulação existe um conjunto de  tensoativos aniônicos– responsáveis pela limpeza, pela espuma formada– e tensoativos  anfóteros  – que possuem  propriedade carregada de íons  positivos ou negativos,  dependendo do pH do meio. O tensoativo aniônico  da formulação foi o lauril éter  sulfato de sódio que promove formação de espuma, umectação da superfície e o  emulsionamento da sujeira. O tensoativo anfótero foi o cocomilbromilbetaína, responsável pela estabilização da  espuma, diminuir o potencial de irritação promovido  pelo  sulfato  de  sódio, dentre  outros. E o tensoativo não iônico da formulação foi a dietanolamida de ácido graxo de coco que  possui baixa solubilidade em água, promove a viscosidade e estabiliza a formação da espuma.

O Extrato de jaborandi, na concentração  a  2%,  tem  propriedade  antiqueda  capilar. Enquanto que o EDTA tem a função  de  agente  quelante orgânico,  responsável por remover  os  metais  livres presentes  no meio aquoso e previne a oxidação dos compostos da formulação.

Em  um  cálice  foram  solubilizados  os  conservantes  em  álcool  etílico,  sendo  eles:

metilparabeno  a  0,01%,  propilparabeno  a  0,05%. Em um  béquer  foram  misturados o cocomilbromilbetaína, a dietanolamida de ácido graxo  de  coco  e  2ml  de  glicerina. Levou-se ao aquecimento em torno de 40Cº para facilitar  a solubilização. Logo após foi transferida essa  mistura  para  o  cálice  e  acrescentada uma solução de  80ml  de lauriléter sulfato  de  sódio  diluída  a  28%,  o  agente  limpante da  formulação. Em seguida foi  adicionado  2ml  de  extrato  de  jaborandi e feito  a  homogeneização  da mistura e adicionou uma fragrância e um. Na formulação utilizou-se EDTA e ácido cítrico. O EDTA tem a função de estabilizar a formulação. Sua ação ocorre devido a sua propriedade de formar complexos químicos com íons metálicos naturalmente presentes na água ou em matérias-primas aquosas. O Ácido cítrico adicionado à formulação tem como função corrigir o pH que deve ficar entre 5,5 a 6,0. Quando necessário deve-se ajustar a viscosidade da formulação usando Cloreto de sódio (NaCl) a25%.

        REFERENCIAS

PÁDUA, F. Cosméticos e sanificantes. São Paulo: Cengage, 2020.

BRASIL.Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário

Nacional. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

SOUZA. S. Cosmetologia II. Indaial : UNIASSELVI, 2015. disponível

em:<https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?. Acesso em 01/04/2021.

XAMPUS. Disponível em: <https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-estadual-de-maringa/cosmetologia/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com