TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.867 Palavras (16 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 16
  1. INTRODUÇÃO

No Laboratório CDL- Santos e Vidal são realizados exames laboratoriais diversos em diferentes setores, como microbiologia hematologia, bioquímica, urinálise, parasitologia e imunologia. O laboratório possui um controle de qualidade gerenciado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) e de assepsia. As bancadas são limpas e os materiais utilizados, após serem lavados, secos e esterilizados são guardados em seus devidos lugares.

A Microbiologia (do grego: mikros, pequenos; bios, vida e logos, ciência), é o estudo dos organismos microscópicos e de suas atividades. Quando partimos para esta disciplina, devemos considerar que variados microrganismos podem provocar infecções, e que inúmeras também são as formas de diagnóstico e identificação dos agentes etiológicos destas enfermidades.

No setor de Microbiologia Clínica, o objetivo não é apenas apontar o responsável por um determinado estado infeccioso, mas sim, indicar, através do monitoramento de populações microbianas, qual o perfil dos microrganismos que estão interagindo com o homem.

Na microbiologia, identificar um dado organismo como espécie baseia-se no preenchimento das características atribuídas àquela espécie. O reconhecimento da fonte ou origem do espécime (ambiente, espécie animal, tipo de patologia e localização) do organismo é às vezes fundamental para identificação. A execução inadequada de um teste preliminar pode confundir e prejudicar todo processo de identificação. Na rotina laboratorial são utilizados certos testes chaves para reduzir o trabalho, o custo e abreviar o tempo requerido para diagnóstico.

Todo resultado liberado pelo laboratório de microbiologia é consequência da qualidade da amostra recebida. O material coletado deve ser representativo do processo infeccioso investigado, devendo ser eleito o melhor sítio da lesão, evitando contaminação com as áreas adjacentes.

A coleta e o transporte inadequados podem ocasionar falhas no isolamento do agente etiológico e favorecer o desenvolvimento da flora contaminante, induzindo a um tratamento não apropriado. Portanto, procedimentos adequados de coleta devem ser adotados para evitar o isolamento de um “falso” agente etiológico, resultando numa orientação terapêutica inadequada.

A importância do relacionamento médico com o laboratório deve-se ao fato de que a microbiologia envolve etapas interpretativas para muitos exames. Por exemplo, aqueles que envolvem flora (mucosas), ou no caso de agentes específicos em que são fundamentais a escolha de meios seletivos, o uso de meios enriquecedores, o uso de suplementos, a ampliação do tempo de cultivo, a variação na temperatura de incubação, a adição de novos testes, etc.

Neste sentido, o objetivo deste relatório é descrever a rotina do setor de microbiologia do Laboratório CDL- Santos e Vidal, assim como, os exames e os equipamentos que auxiliam no diagnóstico clínico.

  1. DESENVOLVIMENTO

ROTINA DO SETOR

Este relatório tem por objetivo descrever as atividades realizadas e metodologias empregadas no Setor de Microbiologia do Laboratório DCL- Santos e Vidal, localizado em Manaus-AM, no período de 06 de outubro a 26 de outubro de 2014. Período no qual estive estagiando sob a supervisão da preceptora Farmacêutica-Bioquímica Cecília da Cunha Camilo.

A manutenção da qualidade total nos laboratórios de análises clínicas exige permanente controle e cuidado nos registros iniciais e na identificação das amostras à conferência final e entrega dos resultados. No CDL não poderia ser diferente, o registro dos pacientes é feito pelo Sistema SOFTLAB, é um sistema integrado ao médico, online com autorizadores de convênios e busca de cadastro de pacientes. Neste sistema é gerada uma etiqueta com código de barra e o número do paciente.

Para realização dos exames microbiológicos realizados no Laboratório CDL, são utilizadas amostras de secreção vaginal, retal, nasofaringe, escarro e urina. Vale ressaltar que no mesmo, também são feitos exames micológicos onde são coletadas amostras direto do local incidente de infecção e analisado no microscópio com KOH (Hidróxido de Potássio) e após e feito semeadura para identificação do fungo.

Para análise da Urocultura, que é o principal exame realizado no Laboratório CDL, é seguido um fluxo de triagem que tem como objetivo: diagnosticar o agente etiológico das infecções do trato urinário e identificar o padrão de susceptibilidade aos agentes antimicrobianos. Neste fluxo de triagem estão descritas as seguintes etapas:

-Pré-Analítica

Coleta da amostra.

Recebimento da Amostras

-Analítica

Processamento: realização do EAS (exame físico, químico e sedimentação), KASS e GRAM da urina, semeadura, provas bioquímicas, antibiograma e interpretação.

-Pós-Analítica

Após processamento os laudos são levados até o responsável técnico para as devidas análises e assinatura afim de que seja liberado pelo RH do Laboratório.

EQUIPAMENTOS E APARELHOS UTILIZADOS

Centrífuga

Centrífuga - 3250RPM - Modelo Centurion

Especificações: velocidade Máxima 3.250 RPM; RCF Máximo 1.900g; Capacidade- 40 tubos 13x75mm ou 13x100mm - 24 tubos 16x100mm - 20 tubos 17x100mm ou 15ml - 04 TF Test - 04 tubos 50ml ; Timer Digital (0 a 999 min); Voltagem 220 V; Peso 30kg ; Ruído 60 Dba

Descrição: rotor sistema Horizontal com 04 caçapas; motor de alta durabilidade sem escovas (Indução); microprocessada; controle de velocidade linear digital com 4 memórias, resolução de 1 rpm - RCF MAX de 1900g ( rotação de 3.000 RPM)

[pic 1]

Figura 1: Centrífuga

Fonte: (SUWA, 2014)

Estufa

Estufa da marca Fanem com 3 bandeijas, medidas interna: comprimento: 35cm profundida de: 30cm e altura: 40cm.

[pic 2]

Figura 2: Estufa

Fonte: (SUWA, 2014)

Jarra de CO2

Especialmente projetada para permitir o desenvolvimento e cultivo de microorganismos anaeróbios em atmosfera de CO2 ou H2, sem o auxílio de vácuo, manômetros ou válvulas de pressão. Podem também ser utilizados para guardar filmes, slides, lentes e objetos que requerem imunização à umidade, com introdução de material dessecante. Construídas em PVC rígido ou Acrílico transparente, com capacidades de 2,5L e 3,5L.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (613.8 Kb)   docx (415.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com