TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DETERMINAÇÃO DO TEOR DA ASS COMP.

Por:   •  13/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  1.602 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A química analítica é o ramo da química que trata da identificação ou quantificação de espécies ou elementos químicos. Proporciona métodos para determinar quais elementos e substâncias estão presentes e suas respectivas proporções em uma determinada amostra.

O objeto de estudo da prática em questão foi o Ácido Acetil Salicílico, onde objetivou-se a determinação do seu teor em massa através da titulação direta.

Acido acetilsalicílico (Aspirina), também conhecido pela sigla AAS, é um fármaco que possui propriedades analgésicas, antiinflamatórias e antipiréticas. É um inibidor irreversível das enzimas ciclooxigenases 1 e 2. Como ambas COX possuem papel na geração da inflamação, a inibição de tais enzimas reduz o processo de inflamação tecidual.

Titulação é o processo empregado em Química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas. A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.

OBJETIVO

Determinar o teor em massa do Ácido Acetil Salicílico através da titulação direta.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Materiais:

 NaOH 0,1 Molar fatorado

 Comprimidos de AAS

 Fenolftaleína solução

Equipamento:

 Balança analítica e papel manteiga

 Bureta de 50 ml

 Béquer de 100 ml

 Suporte universal e garra para bureta

 Proveta de 50 ml

 Erlenmeyer de 125 ml

 Agitador magnético e peixinho

 Banho de água quente

 Almofariz e pistilo

 Espátula de metal

PROCEDIMENTO

O passo inicial foi pesar os comprimidos de “aspirina” e anotar os valores da massa. Logo depois os mesmos foram colocados num almofariz e triturados até que obtivessem a forma de um pó fino.

Em seguida, foi pesado cerca de 200 mg de comprimido triturado e anotando a massa com todas as casas da balança e transferido para o erlenmeyer.

Com auxilio de uma proveta foi adicionado 20 ml de água destilada e depois 20 ml de etanol.

A referida solução foi agitada em um banho de água quente (50º C), durante 10 minutos.

Após arrefecer por 5 minutos a solução recebeu 3 gotas de fenolftaleína.

O próximo passo foi preencher a bureta de 50 ml com Hidróxido de Sódio 0,1 M, previamente fatorado. A amostra de aspirina foi titulada até a ocorrência da formação de primeiro tom róseo.

A partir desse passo foram anotados os volumes consumido de NaOH 0,1 M na bureta referentes as quatro amostras tituladas (três de AAs e uma de branco) e efetuando o cálculo para determinação da massa em gramas de AAS na amostra.

Ao final do procedimento obteve-se a massa de AAS presente na amostra pesada e calculou-se a média do teor em 5% de AAS no comprimido de acordo com a fórmula abaixo.

Cálculos

MM AAS= 180g/mol

M=Molaridade

mAAs=MM AAS x M NaOH x Fc NaOH x V NaoH

Teor em % de AAS

Massa pesada de AAS (verificar a % de AAS no comprimido pesado ----------- 100%

M AAS obtida -----------------------------------------------------------

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com