TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE PASTA DE LASSAR

Por:   •  28/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  6.177 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Curso Bacharelado em Farmácia

 

RELATÓRIO SOBRE PASTA DE LASSAR

Jacyara Santana,Lilia Jade e Sinara Martins

Salvador-Bahia-Brasil

2015

PASTA DE LASSAR

Por

                             Jacyara Santana,Lilia Jade e Sinara Martins

Relatório referente à aula prática realizada no dia 10 de agosto de 2015 sobre pasta de Lassar, curso de farmácia, disciplina de Farmacotecnica II, orientada pela professora Lidiane Tonon.

                                                                             

Salvador-Bahia-Brasil

2015

  • Fundamentação teórica

Farmacotécnica é a parte da ciência farmacêutica que trata da preparação de medicamentos, ou seja, da transformação de drogas (matérias-primas) em medicamentos; estuda o preparo, a purificação, as incompatibilidades físicas e químicas, e a escolha da forma farmacêutica (xarope, solução, suspensão, cápsula, etc) mais adequada à finalidade pretendida. Para obter o produto final da formulação é necessário a junção de componetes que harmonicamente irão resultar no beneficio requerido.

Pasta é uma forma farmacêutica que muito se assemelha a creme porem a sua textura densa a diferencia e  caracteriza-a como tal,a pasta de lassar possui em sua composição a vaselina solida que geralmente é utilizada em preparações como agente emoliente sendo veiculo para fármacos;o oxido de zinco é uma substância adstringente com ação anti-séptica, secativa e anti-inflamatória, aumentando o processo de cicatrização na pele. é indicado para o tratamento da queimadura ligeira, assaduras, eczema, impetigo, psoríase, irritação leve da pele e escoriação. Estando presente em medicamentos de uso tópico pomadas como Hipoglós, Hiposan ou Minancora.O amido que geralmente é utilizado como agente diluente ,substancia inerte utilizada para enchimento ou complemento em formulas ,porem aliada de forma correta pode ter outras funções. A pasta  de lassar , com a sua fórmula, rica em óxido de zinco e amido de trigo, forma uma barreira que protege a pele dos efeitos das fezes e da urina. Acalma a vermelhidão e comichão, especialmente em situações de eritema da fralda e na prevenção de assaduras. Está indicado em todas as idades: em recém-nascidos, bebés, crianças, adultos e idosos. É uma pasta única, devido à sua fórmula podendo ser aplicada de 2 a 3 vezes por dia a depender da necessidade.

  • Objetivo

Realizar a preparação de uma pasta de lasser utilizando materiais e procedimentos previamente estabelecidos.

3. Parte experimental

Materiais:

- Vidro relógio

-Balança Semi-analítica

-Grau e pistilo

- Espatulas tipo confeiteiro

- Vaselina sólida

-Oxido de zinco

- Amido

         

Experimento

    Passo a Passo

1º Preparamos  a ordem de produção  para a formula .

2º Pesamos 24,9246g de oxido de zinco e reservamos.

3º Pesamos 25,2035g de amido e reservamos.

4º Pesamos 50,1817g de vaselina sólida.

5º No grau colocamos a vaselina sólida e adicionamos a mistura de oxido de zinco e amido gradativamente sempre homogeneizando o meio,ate toda quantidade do pó estar incorporado na vaselina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (231.5 Kb)   docx (580.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com