TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo 'Científico' no Brasil ao Final do Século XIX

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CURSO DE ENFERMAGEM

 

Aluno: MARIO RENNO ROCHA FERRO

Professor: ISTVAN VAN DEURSEN VARGA

 

 

 

Racismo 'científico' no Brasil ao final do século XIX

 

O termo “racismo científico” passou a ser utilizado e a ganhar corpo nos últimos anos do século XVIII devido às classificações raciais presentes a época. Consolidou-se como saber científico no final do século XIX, pensamento esse em simultâneo com os estudos evolucionistas de Charles Darwin.

            O estudo das raças e suas classificações alargou seus limites, passando dos animais em geral para todo o gênero humano.

            Além do mais, nesse período, haviam jornadas científicas dedicadas a expandir o conhecimento sobre os povos da África, Ásia e América. Os indivíduos tratados como primitivos, eram minuciosamente analisados, nomeados e classificados, sendo separados e catalogados em seu devido grupo étnico.

            Essa ciência que tratava da classificação das raças surgiu com o fim do tráfico de escravos e a expansão das metrópoles imperiais no continente africano e asiático. Esse pensamento não resistiu aos conceitos do iluminismo que tratavam os povos como iguais. Esse dilema passou a ser discutido em toda comunidade científica.

            Os estudiosos dos assuntos da classificação das raças garantiam que os seres humanos não eram iguais, pois segregavam-se de acordo com uma hierarquia racial.

            Alguns estudiosos, inclusive no Brasil, questionaram essa noção de hierarquia racial, mas esse pensamento no teve força para derrubar o que estava se implantando. O novo pensamento ganhou força e passou a ser difundido extensamente.

            No Brasil, segundo Sílvio Romero “a crença na superioridade dos brancos era inarredável, mas não era genérica. Ele buscava penetrar os meandros do racismo científico e dedicava longos trechos de seu trabalho a explicar a seus adversários a distinção entre branquicéfalos e dolicocéfalos e as razões da superioridade da "raça ariana". O mesmo defendia que o futuro da sociedade brasileira dependia do enfrentamento do problema de identidade biológica e que seria necessário branquear a população. Que as raças superiores deveriam se espalhar por todo o país disseminando seus genes por todas regiões.

            Assim como Silvio Romero, Oliveira Viana defendia “a necessidade do caldeamento da raça negra, que julgava indispensável à integração do negro na sociedade universal”. Oliveira retoma a idéia de mestiçagem branquadora.

            Outra figura marcante no contexto do racismo científico é Nina Rodrigues, médico e antropólogo brasileiro nascido em Vargem Grande-MA, “foi um dos primeiros a estudar a contribuição do negro na formação da sociedade brasileira, demonstrou que a inferioridade do negro já tinha caráter de lei cientifica.” Em seus estudo, atribuía uma responsabilidade com relação aos crimes cometidos por negros e mestiços uma pena maior e aos brancos a competência para controlar os atos dessas raças inferiores. Nina Rodrigues condenava  as mistura de raças e que uma posição de comando forte somente se daria por uma elite branca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com