TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radicais livres

Por:   •  29/3/2016  •  Seminário  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

  O radicais livres são as moléculas que contém um ou mais elétrons não pareados, podem ser gerados na mitocôndria, no seu alvo celular como lipídeos, DNA e outros.

Já os antioxidantes naturais são moléculas presentes nos alimentos em pequenas quantidades, que possuem a capacidade de interromper a formação desses radicais livres, dessa forma podem ser utilizados nas indústrias de alimentos, cosméticos e bebidas.  Esses antioxidantes podem estar presentes em ervas, especiarias e chás como no alecrim, no qual possui tocoferol que apresenta excelente atividade antioxidante, podendo também ser utilizado na inibição de oxidação de ácidos graxos insaturados de óleos e gorduras.

            Existem também os antioxidantes sintéticos, sendo o BHA, BHT, PG e TBHQ são os mais utilizados em industrias alimentícia, o PG possui baixa estabilidade para alimentos engordurados, fritos e massas assadas. O TBHQ é um ótimo antioxidante para óleos de frituras, pois resiste ao calor e proporciona boa estabilidade aos produtos.

É importante também saber sobre alguns antioxidantes presentes nos alimentos, como os antioxidantes fenólicos, que lançados a partir do bagaço da uva utilizando enzima, pode retardar significativamente a oxidação de LDL humano. Em relação a presença de antioxidantes em legumes, podemos destacar a batata, possui ácido ascórbico, alfa- tocoferol e compostos polifenólicos.

     Portanto são inúmeros alimentos que possuem atividade antioxidantes, alguns naturais e outros sintéticos, sendo eles maléficos ou benéficos para a saúde.

RESULTADOS

Dentre a grande variedade de compostos que possuem ação antioxidantes podemos destacar os polifenóis.Os polifenóis são compostos do metabolismo vegetal, sua capacidade antioxidante é exercida principalmente, por suas propriedades redutoras, no qual a intensidade da ação antioxidante exibida por estes fitoquímicos é diferenciada através do número e posição de hidroxilas presentes na molécula. Esses compostos são encontrados em abundância no suco da uva, segundo alguns estudos publicados, pode-se analisar que o suco de uva tinta apresenta ótima atividade antioxidante.

Outros trabalhos realizados para analisar o potencial antioxidante do suco de uva,apresentaram um efeito antioxidante potente, pois apresentaram melhorasna função endotelial, inibiram a oxidação do colesterol LDL. Essas propriedades antioxidantes são possíveis devido à presença dos polifenóis na casca e sementes da uva.

Além de antioxidantes naturais, existem também os sintéticos, estes, são capazes de conferir melhor estabilidade dos produtos alimentares, como os butilhidroxianisol (BHA), butilhidroxitolueno (BHT), tert-butilhidroxiquinona (TBHQ), propilgalato (PG) e tocoferóis. Seu mecanismo de ação é conferido através da estrutura fenólica que permite a doação de um próton a um radical livre, dessa forma o mecanismo de oxidação por radicais livres é interrompida. Dentre os antioxidantes sintéticos o que melhor se destaca é o TBHQ, sendo melhor antioxidante para óleo e frituras, proporcionando melhor estabilidade para produtos acabados. Entretanto seu uso é limitado, seu controle é estabelecido no Brasil através do Ministério da Saúde, pois podem apresentar efeitos adversos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com