TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Radicais Livres e Antioxidantes

Por:   •  1/12/2020  •  Bibliografia  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Relação radicais livres e antioxidantes

Os radicais livres (agentes oxidantes) são moléculas que, por não possuírem um número par de elétrons na última camada eletrônica, são altamente instáveis. Estão sempre buscando atingir a estabilidade travando reações químicas de transferência de elétrons (oxi-redução) com células vizinhas. Apesar de fundamentais para a saúde, quando em excesso, os radicais livres passam a oxidar células saudáveis, como proteínas, lipídios e DNA.

O ataque constante leva à peroxidação lipídica (destruição dos ácidos graxos poli-insaturados que compõem as membranas celulares). A intensificação no processo de peroxidação lipídica, por sua vez, está associada ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a aterosclerose, a obesidade, o diabetes, a hipertensão, e o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkison, e alguns tipos de câncer.

A importância dos antioxidantes está justamente no fato de que estes são capazes de regular a quantidade dos radicias livres no organismo.

Uma dieta rica no consumo de antioxidantes colabora para a redução da situação de estresse oxidativo (desequilíbrio entre os níveis de radicais livres e antioxidantes).

Flavonóides são pigmentos naturais presentes

em vegetais e que protegem o corpo de danos

produzidos por agentes oxidantes, como raios ultravioleta, poluição ambiental, substâncias químicas presentes nos alimentos, etc. O corpo humano não pode produzir esses produtos químicos

protetor, então eles devem ser obtidos por alimentos ou na forma de suplementos. Eles são amplamente distribuídos em plantas, frutas, vegetais e em várias bebidas e representam componentes substanciais da parte não energética da dieta humana.

Os flavonóides contêm em sua estrutura química um número variável de grupos hidroxila fenólicos e excelentes propriedades quelantes de ferro e outros metais de transição, o que lhes dá uma ótima capacidade antioxidante. Portanto, eles desempenham um papel essencial na proteção contra os fenômenos

danos oxidativos e têm efeitos terapêuticos em um alto número de patologias, incluindo doença isquêmica do coração, aterosclerose ou câncer.

Suas propriedades anti-radicais livres são principalmente direcionadas aos radicais hidroxila e superóxido, espécies altamente reativas envolvidas na

iniciação da cadeia de peroxidação lipídica7 e tem

descreveram sua capacidade de modificar a síntese de eicosanóides (com respostas antiprostanóides e antiinflamatórias), de prevenir a agregação plaquetária (efeitos antitrombóticos) e de proteger as lipoproteínas

oxidação de baixa densidade (prevenção de

placa de ateroma) 5, 8-10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com