TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antioxidantes e radicais livres

Por:   •  12/9/2017  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 2

RELAÇÃO DOS RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES NA SAÚDE HUMANA COM PREVENÇÃO ATRAVÉS DA NUTRIÇÃO

Introdução: Os radicais livres são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo com elétrons altamente instáveis e reativos, podendo causar doenças degenerativas, pulmonares, crônicas não transmissíveis, envelhecimento, morte celular, entre outras que influenciam diretamente na qualidade de vida. Em algumas situações, uma grande quantidade pode ser liberada, como em excessos de exercícios físicos, elevada exposição ao sol, tabagismo e alimentos com frituras e refinados. Os antioxidantes são agentes responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células, gerados pelo metabolismo celular. Revisão: A ingestão diária de antioxidantes dietéticos é de suma importância para complementar o sistema de defesa do organismo, com o objetivo de controlar a produção dos radicais e evitar efeitos maléficos no organismo humano.


REFERÊNCIAS

BIANCHI; M. de L. P.; ANTUNES, L. M. G. Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Rev. Nutr, v. 10, n.02, p. 99-105, 2011.

Leite HP, Sarni RS. Radicais livres, antioxidantes e nutrição. Rev Bras Nutr Clin 2003;18:87-94. 3.

Halliwell B. Oxidative stress, nutrition and health. Experimental strategies for optimization of nutritional antioxidant intake in humans. Free Radic Res 1996; 25:57-74. 4.

 Golden MH, Ramdath D. Free radicals in the pathogenesis of kwashiorkor. Proc Nutr Soc 1987; 46:53-68.


 Podem ser obtidos na dieta, através de alimentos fontes de vitaminas C,E e A, flavonóides e carotenóides, além de frutas e vegetais. Entre os alimentos se tem o tomate, brócolis, pimentão, espinafre, cenoura, abacate, acerola, laranja etc. Ademais, o desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes resulta na indução de danos celulares pelos radicais, chamando de estresse oxidativo. Vários fatores são associados ao aumento do mesmo: consumo de álcool, dieta inadequada, estresse emocional, tabagismo etc. Conclusão: Os radicais livres quando produzidos em grande quantidade, podem causar danos graves ao organismo sendo necessária a ingestão de alimentos que contenham propriedades antioxidantes a fim de diminuir o risco de doenças e melhorar a saúde e bem estar do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com