TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação de alguns íons Objetivo: analisar, comparar e observar

Por:   •  5/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Reação de alguns íons

Objetivo: analisar, comparar e observar

1.

Pingar cinco gotas de solução de cobre (azul) no tubo de ensaio, colocar água destilada até metade do tubo de ensaio (ficou uma solução clara azul)

Colocar dentro do tubo uma gota de hidróxido de amônio, sem agitar: ocorreu uma suspensão concentrada ( nuvem azulada (clara)) na parte superior). Agitar: Ficou azul, uma suspensão dispersa

Apagar a Luz, ligar a lanterna em direção ao tubo de ensaio, a luz passava pela solução isso se chama efeito “tindol”

(quando coloca a luz na suspensão coloidal e percebesse como se acendesse um farol na neblina é o efeito tindol, efeito comprova existência de partículas pequenas coloidais)

Colocar 20 gotas de hidróxido de amônio, sem agitar: apareceu uma névoa, mas sem agitar começou a sumir. Agitar. Colocar mais dez gotas de hidróxido de amônio. Agitar. Ficou um azul mais escuro, o que foi feito, foi identificação do íon cobre. Se Pegar uma solução incolor e pingar um reagente e ficar azul, quer dizer que é cobre e se não ficar e porque não tem cobre.

2.

Pingar dez gotas de solução de cobre, pegar a solução de tiocinato de amônio, sem agitar colocar duas gotas desse reagente (pela parede do tubo): Ficou verde, quando agitar ficou turvo, e ficou preto, quando parar de agitar o precipitado preto vai para baixo do tubo, (suspensão verde e precipitado verde)

3.

Pegar Nitrato de prata, colocar dez gotas dentro do tubo, colocar água destilada até a metade do tubo, Ficou SLTI(solução límpida transparente incolor)

Pegar HCl, e pingar uma gota sem agitar: fico uma suspensão branca (aparência de nuvem). Agitar: essa suspensão branca ficou dispersa,

Colocar 70 gotas de hidróxido de amônio, sem agitar: ta ocorrendo uma dispersão. Agitando: ficou SLTI.

(qualidade do produto interfere)  

Com essa solução final, pegar o ácido nítrico e pingar uma gota, sem agitar: ficou turvo novamente. A solução estava SLTI e ficou uma suspensão branca.

4.

Pingar dez gotas de nitrato de alumínio no tubo de ensaio. Acrescentar dois dedos de água destilada, depois acrescentar duas gotas de Hidróxido de sódio, sem agitar: formou suspensão branca em cima que corresponde a um precipitado branco, depois de agitado ficou SLTI.

Acrescentar mais dez gotas de Hidróxido de sódio,sem agitar: não acontece nada, agitar: continua SLTI

*No processo de analise deve-se evitar a agitação prematura pois interfere e ficar atento a quantidade desejada pois também interfere.

5.

Colocar cinco gotas de nitrato de bismuto e acrescentar dois dedos de água destilada (ainda SLTI).

Acrescentar duas gotas de hidróxido de sódio, agitar: Suspensão branca á baixo. Depois que parar de agitar ela decanta.

Acrescentar mais vinte gotas de hidróxido de sódio, sem agitar: a suspensão ficou como se tivesse sendo dissolvida (turvo)

Agitar

Acrescentar mais vinte gotas de hidróxido de sódio, uma suspensão (ainda mais clara)

Colocar mais vinte gotas de hidróxido de sódio (a suspensão ta sumindo)

Colocar mais vinte gotas de hidróxido de sódio

*O Bismuto em relação ao alumínio demora para ficar incolor (a primeira suspensão (alumínio) ficou mais para cima e a segunda (bismuto) ficou mais para baixo)

6.

Agitar o frasco de cloreto de estanho até ficar com aparência de leite.

Colocar cloreto de estanho no tubo com quarenta gotas de hidróxido de sódio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com