TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisar e Comparar o Texto: “Tecer conhecimento em rede” com a obra e proposta de Herbart.

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

PROPOSTA:

Analisar e comparar o texto: “Tecer conhecimento em rede” com a obra e proposta de Herbart.

        

ANÁLISE:

No texto em questão, a autora narra a busca das ciências em aprimorar o conhecimento, o aprofundamento do saber, e a dialética entre a teoria e a prática. Com o auge no século XIX, o fracionamento das ciências e seu aprofundamento se faz de maneira linear, ordeira e hierarquizada, desse modo o conhecimento é construído de maneira de assemelha-se a uma grafia de uma árvore, e entende-se que quanto mais longe está da raiz, mas se sabe desse conhecimento. Porém, com o advento do pós-modernismo, toda essa forma de pensar está caindo por terra, pois a partir de meados do século XX, algumas tensões e movimentos advêm à humanidade, entre estes, podemos destacar três movimentos:

  1. Um movimento que se processa no mundo do trabalho – Novos conhecimentos tecnológicos e científicos são buscados, mas, com o enfoque no saber e no conhecimento como algo valioso, algo lucrativo, aprimorado através de relações coletivas e criativas.

  1. Um movimento que se processa no mundo da informática e da comunicação – A forma do saber e dos conhecimentos são construídas através de redes, não mais lineares, mas agora todas interligadas e conectadas entre si, quebrando paradigmas científicos e questionando se no mundo do trabalho apenas poucos serão selecionados a essa crescente seleção natural.

  1. Um movimento reflexivo a respeito das contribuições da modernidade – Com o desenvolvimento das extensas redes de contatos e da poderosa comunicação, como fazer bom uso daquilo que tem sido criado pela ciência, como mudar o mundo, como resolver os problemas concretos e históricos da humanidade.

Encerrando o texto fala dos desafios de trazer tudo isto para a escola, como construir o conhecimento em rede, buscar novas tecnologias e metodologias, além de compreender o conhecimento real e como trazer currículos que assimilem essas novas tecnologias e conhecimentos para encarar os problemas concretos da atualidade.

COMPARAÇÃO:

O texto mostra que a forma de ver o mundo e encarar o mundo segundo Herbart está obsoleta, não dá mais para enxergar as ciências e o mundo de forma isolada e abstrata. A autora mostra que não é possível usar apenas a metodologia tradicional para trazer os conhecimentos aos alunos “giz e cuspe”, além de não se esquecer que a linearidade e ordem hierárquica das disciplinas devem ser substituídas pela da interdisciplinaridade e a visão que não só as ciências, mas, o mundo todo está interligado e conectado, e como aplicar todo esse saber no mundo real, para resolver os novos problemas contemporâneos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com