TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Aula Prática: Síntese De Ácido Acetilsalicílico

Por:   •  15/12/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: SÍNTESE DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO

Gustavo Miguel Moraes Lopes

MACAPÁ
2023

1. INTRODUÇÃO

Desde  1763,  quando  surgiu  os  primeiros  relatos  sobre  os  efeitos  positivos  vindo  da  casaca  de salgueiros  os  salicilatos  têm  sidos usados  no  tratamento  de  doenças.  O  protótipo  da  classe  é  o  grande conhecido  ácido  acetilsalicílico,  ou  mais  comumente  AAS.  Um  dos  medicamentos,  mais  usados  e vendidos no mundo, e que se encontra dentro da classe dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINE). O  grande  marco  a  partir  de  produtos  naturais  de  plantas,  pode  ter  sido  através  do salicilato  obtido  da  Sallix alla,  através  do  reverendo  Edwarde  Stome  que  provou  sua  casca  de  sabor amargo, e associou ao extrato de cinchona. Seis anos após esta descoberta ele anunciou a sociedade os resultados  da  sua  observação  clínica,  mostrando  os  efeitos  farmacológicos  do  extrato  da  planta,  efeito analgésico.  E  em  1828  Johamaann  A.  Buchner,  isolou  uma  amostra  pequena  da  salicina,  e  muitos  dos seus  amigos  cientistas  se  emprenharam  em  melhorar  a  qualidade  da  salicina,  contudo  foi  somente  em 1860 Hermann sintetizou o ácido salicílico. (LIMA, 2018)

Nos anos seguintes, Félix Hoffman realizou a descoberta do AAS, que apresentou melhor resultado comparada a salicilina, o ácido acetilsalicílico passou a ser produzido na indústria dos medicamentos, tendo propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antipiréticas. (MANIGLIA, 2013).

O AAS tem como alvo, o cicloogenase (COX) uma glicoproteína dimérica
integral de membrana encontrado no retículo endoplasmático, é um inibidor não
seletivo que promove a acetilação de um resíduo de serina, localizado na posição 529,
modificando a posição do substrato do ácido araquidônico, que impede de forma
irreversível a produção do produto intermediário, o endoperóxido. Dessa forma,
resultando na produção de TXA2 que é inibida durante a vida das plaquetas, por cerca
de 10 dias, tal interação é relevante, pois apesar do AAS ter um metabolismo rápido de
meia vida, cerce de 15 a 20 minutos, este apresenta um efeito antiplaquetário
prolongado, além da absorção rápida e biodisponibilidade sistêmica de 40% a 50%, e
também possui propriedades imunomodulatórias, devido a produção de prostanoides e
pela inibição da COX (OLIVEIRA, 2019).

O ácido acetilsalicílico que pode ser descrito pela fórmula química C9H8O4 se
apresenta fisicamente como um pó branco, formado por pequenos cristais, tem
característica de baixa solubilidade em água e a alta solubilidade em álcool. A estrutura química AAS pode ser visualizada na Figura 1.

Figura 1: Estrutura química do ácido acetilsalicílico.

[pic 1]

FONTE: ENOCK, JOSÉ(2018)

MECANISMO DE AÇÃO

A síntese do ácido acetilsalicílico possui um mecanismo de ação que se baseia na inibição irreversível da enzima ciclooxigenase. Para que ocorra o processo de síntese, é realizada uma reação entre o ácido salicílico em contato com o anidrido acético, essa
reação é catalisada pelo ácido sulfúrico (ácido mineral). A molécula de ácido acetilsalicílico tem como característica ser bifuncional, podendo sofrer dois tipos de esterificação. É possível observar as estruturas químicas do ácido salicílico e anidrido acético na Figura 2 e 3, respectivamente.

Figura 2: Estrutura química do ácido salicílico.[pic 2]

Fonte: SOLOMONS(2018)

Figura 3: Estrutura química do anidrido acético.

Fonte: ENOCK, JOSÉ (2018)[pic 3]

Quando está na presença de anidrido acético, é formado o ácido acetilsalicílico, mas quando está na presença de metanol, é formado o salicilato de metila. É possível quantificar a síntese da formação do ácido acetilsalicílico através de uma equação geral, apresentada na Figura 4.

Figura 4: Equação geral da formação do ácido salicílico.
[pic 4]

C6CH4COOHOH(l) + (CH3CO)2(1)  CH6H4COOHOCOCH3(s)
[pic 5][pic 6]

De forma detalhada, a reação do ácido acetilsalicílico se baseia na acetilação do ácido salicílico, usando o anidrido acético como agente acilante. Ao incluir o ácido sulfúrico concentrado, este tem a função de catalisar, gerando assim hidrogênios para a reação seguindo tal lógica, os hidrogênios se ligam a uma das carbonilas presentes no anidrido acético, formando uma hidroxila. Após esse processo, há a formação de um carbocátion do carbono na qual a hidroxila está ligada, esse carbocátion se liga a molécula de ácido salicílico no oxigênio da hidroxila que está ligado diretamente ao anel, assim o oxigênio fica instável com 3 ligações, o mecanismo da formação do ácido acetilsalicílico pode ser visualizado na Figura 5. 

Figura 5: Mecanismo de ação envolvido na síntese do ácido acetilsalicílico.

[pic 7]

Fonte: SANTIAGO (2017)

2. JUSTIFICATIVA

A aula prática número 2 contida no caderno de práticas de mecanismos de reações orgânicas tem como intenção demostrar a formação do ácido acetilsalicílico, para uma melhor observação dos processos químicos e substâncias envolvidas na síntese desse produto, sendo possível assim relacionar suas atividades terapêuticas com esses processos.

3. METODOLOGIA

3.1 MATERIAIS

- Pisseta

- Bastão de vidro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (424.2 Kb)   docx (480.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com