TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Dosagem de Colesterol

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE BACHAREL EM FARMACIA

Nome

RA

Bruna de Melo Chaves

C371JF-6

Jeferson Alves

C34470-2

Júlia Vilas Boas Terra Prado

C137EF-7

Jakeline Martins

C368FA-5

 

Professora: Kasue

Dosagem de Colesterol

Goiânia

2015

  1. Introdução

  O colesterol é uma molécula essencial nos animais, sendo no homem o esterol mais abundante e importante. Sua síntese se dá em praticamente todos os tecidos humanos, apesar do fígado, intestino, córtex adrenal e gônadas serem os mais ativos.

 Embora todo o colesterol necessário seja produzido endogenamente em nosso organismo, cerca de 25% do total utilizado chega através da dieta, particularmente composto de fígado, vísceras, gorduras, gema de ovo, leite e seus derivados.

A importância bioquímica do colesterol reside no fato deste ser integrante de todas as membranas celulares, e também precursor dos ácidos e sais biliares, hormônios esteroides e vitaminas D.

 É de extrema importância que todos os tecidos recebem um suprimento constante de colesterol.

 O fígado desempenha um papel central no equilíbrio e manutenção do colesterol. O colesterol hepático é eliminado do fígado através da bile, sob a forma de sais de ácidos biliares ou secretado para os tecidos extra-hepáticos através das lipoproteínas VLDL e HDL.

O presente relatório de aula prática de Bioquímica metabólica, realizado em 29 de Agosto de 2015, tem como objetivo a dosagem de colesterol. Não há necessidade de jejum para a coleta, sendo o soro a amostra adequada.

  1. Parte Experimental

  1. Métodos e Materiais

  Foram separados três Tubos de Ensaio e identificados cada um como B (Branco), T (Teste) e P (Padrão). Em todos estes tubos adicionou-se 2,0 Ml de reagente de cor em cada um por meio de uma Pipeta.

 Em seguida através do uso de uma Pipeta automática e uma ponteira acrescentou-se ao Tubo de Ensaio T 20µL de Amostra biológica (Amostra Soro). Trocada a ponteira utilizada anteriormente da mesma forma o Tubo de Ensaio P recebeu 20µL de solução padrão (200Mg/dl).

 Ambos os tubos foram homogeneizados e levados ao Banho Maria 37°C por 10 minutos.

 A seguir as soluções dos Tubos de Ensaio foram transferidas cada uma para Cubeta. Para maior precisão no uso do espectrofotômetro acertou-se no mesmo a leitura para 510nm.

  Na sequência por meio da solução do Tubo B, acertou-se o zero do espectrofotômetro para prosseguir com o experimento. Realizou-se posteriormente as leituras das soluções dos Tubos T, onde obteve-se ABST  0,189nm, e do Tubo P que ABSP foi 0,385nm.  

  1. Resultados e discussões

 Os resultados foram obtidos através dos seguintes cálculos:

                          x200[pic 1]

                                                       x200= 98,19 Mg/dl[pic 2]

Tendo em vista que a faixa de especificação para dosagem de colesterol valores abaixo de 200Mg/dl é o ideal, neste experimento apresentou-se resultado satisfatório já que se obteve como resultado 98Mg/dl.

 Manter o nível de colesterol regular é de suma importância, pois este é um tipo de lipídio produzido em nosso organismo, onde está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.).                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com