TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Ensaio Em Chamas

Por:   •  11/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL

IDENTIFICAÇÃO

1. Acadêmico: Antonia Geracina Ferreira de Castro

2. Matrícula: 4277824

3. Curso: Farmácia

4. Turma: FLC21904BFR

5. Disciplina: Química Analítica Qualitativa

6. Tutor externo: João Batista Bregolin de Azevedo

DADOS DA PRÁTICA

1. Título: Ensaio em chamas

2. Semestre: 2023/1

3. Data: 12/05/2023

INTRODUÇÃO

O teste da chama consiste em fornecer certa quantidade de energia para um determinado elemento. Isso faz com que os elétrons das camadas de valência absorvam tal energia passando, assim, para   níveis   mais   excitados. Em seguida, esses elétrons retornam a seu estado fundamental emitindo luz, ou seja, fótons. Normalmente, a luz é formada por uma grande quantidade de fótons, tendo a sua intensidade ou brilho ligada ao número destes

OBJETIVOS

Identificar as soluções por meio da coloração da chama emitida no experimento.

Compreender a excitação dos elétrons e a emissão de luz com cores características

MATERIAIS

• Acendedor;

• Bico de Bunsen;

• Borrifadores com soluções.

METODOLOGIA

Colocou-se os equipamentos de proteção individual localizados no “Armário de EPIs”. Nesse experimento, é obrigatório o uso de jaleco, máscara, luvas e óculos. Preparou-se a capela de exaustão abrindo a janela, acendendo a luz interna, ligando o exaustor e a válvula de gás. Feito isso, coloque as soluções necessárias ao experimento, que se encontram no armário inferior, dentro da capela. Ajuste a chama e a vazão do gás para acionar o bico de Bunsen, começando pela vazão mínima. Ligue com o bico com ajuda do acendedor. Acione o anel regular e regule o ar que passa pelo bico para controlar a intensidade da chama. Identifique a chama oxidante e permaneça na redutora.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Como em outros tipos de analises químicos, o Teste da Chama consiste na propriedade característica dos elementos químicos: a emissão de luz sob queima. E diferentemente de outros testes que necessitam de equipamentos e reagentes de elevado custo financeiro e ausente em muitos laboratórios, esse teste é uma maneira fácil, rápida e barata de identificar alguns elementos em amostras   de   compostos.   Sua   limitação   reside   no   fato   de   que   a   faixa   de detecção em relação à quantidade de luz emitida fica difícil de visualizar a olho nu   e   que   contaminação   de   elementos   em   amostras   pode   ocasionar   em sobreposições das cores emitidas pelos diferentes compostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (752.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com