TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento de Quimica Ensaio de Chamas

Por:   •  27/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

OBJETIVO

O objetivo deste experimento é observar a emissão de luz de coloração característica de cada elemento químico através do aquecimento.

INTRODUÇÃO

A teoria de Bohr trouxe uma contribuição importante para compreensão da estrutura atômica. Seu primeiro sucesso foi à explicação dos espectros de emissão dos átomos. A emissão da luz era provocada por uma descarga elétrica através do hidrogênio. Alguns destes átomos podem adquirir um excesso de energia interna e emitir luz na região do visível, ultravioleta ou infravermelho.

Seu pensamento estava baseado em alguns postulados: No átomo, só é permitido ao elétron estar em certos estados estacionários, sendo que cada um deles possui uma energia fixa e definida. Quando um átomo estiver em um destes estados, ele não pode emitir luz. No entanto, quando um estado de alta energia para um de menor há emissão de um quantum de radiação.

O teste de chama é um ensaio utilizado na química que permite detectar a presença de alguns cátions em amostras de compostos, baseando-se no espectro de emissão característico de cada elemento. Quando um determinado elemento químico é exposto a uma quantidade de energia (para a chama, energia em forma de calor), parte dos elétrons da última camada de valência recebe esta energia e avança para um nível de energia mais elevado, alcançando um estado conhecido com estado excitado. Ao retornar do estado excitado para o estado anterior (estado fundam), os elétrons liberam a energia recebida em forma de radiação. Portanto cada elemento químico libera radiação em um comprimento de onda característico, visto que quantidade de energia demandada por um elétron ao ser excitado é diferente para cada elemento. E ocorre que, alguns elementos químicos emitem radiação com o comprimento de onda na faixa do visível, onde o corpo humano é capaz de visualizar através de cores. Considerando essas afirmações, conclui-se que é possível identificar certos elementos químicos os expondo a chama e observando sua radiação.

PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAIS E REAGENTES

-REAGENTES

Solução de ácido clorídrico 6 mol(elevado)-1 de NaCl2,KCl2,LiCl2,SrCl2,CaCl2 e CuCl2.

- MATERIAIS

Bico de Bunsen

PROCEDIMENTO

(COPIAR DA FOLHA “COLOCOU-SE”)

RESULTADOS

Após a alça de platina ser levada à chama do Bico de Bunsen, foram observadas diferentes colorações nas diferentes amostras, como mostra a Tabela 1.

Cátions

Cor Observada

Sódio

Amarelo-alaranjado

Potássio

Violeta

Lítio

Rosa Magenta

Cálcio

Vermelho tijolo

Estrôncio

Vermelho

Cobre

Verde

Cloreto de Bário             Saturado

Amarelo esverdeado

De acordo com a tabela acima, pode-se observar que cada uma das substâncias utilizadas liberou uma coloração diferente durante o experimento, isto se deve a diferentes quantidades de energia liberada pelos elétrons presentes em cada solução.

DISCUSSÃO

A tabela anterior mostra os resultados obtidos no teste da chama,onde as observações visuais permitiram confirmar a identificação de amostras de sais por meio do padrão já conhecido na literatura.Note que as observações nessa etapa foram realizadas a olho nu.

Para encontrar a energia liberada através dos fótons, utiliza-se a constante de Planck e o valor da freqüência de cada cor visualizada, através da equação: E= h.[pic 1]. A constante de Planck equivale a h = 6,626 x 10-34 J.s.

Cor

Comprimento de Onda (h)

Frequência ([pic 2])

Violeta

420 nm

7,1x1014 Hz

Verde

530 nm

5,6x1014 Hz

Amarelo

580 nm

5,2x1014 Hz

Laranja

620 nm

4,8x1014 Hz

Vermelho

marelo esverdeado

700 nm

565 nm

4,2x1014 Hz

5,3x1014 Hz

Aqui estão alguns valores aproximados para as cores principais

SEGURANÇA

Ler todas as instruções relacionadas à experiência que irá realizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com