TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Q. Analítica

Por:   •  31/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

Ao termino da prática realizada concluímos que para determinar o teor de ácido acético em vinagre realizou – se uma titulação com hidróxido de sódio e fenolftaleína como indicador, no qual podemos observar que o ácido acético é um ácido fraco que deve ser determinado com reação com ácido forte que reage rapidamente, sendo compatível com a reação ácido fraco e ácido forte, concluímos também esse tipo de pratica serve para nos ajudar a testar a qualidade de certos produtos desde que tenhamos o conhecimento do que deve ser realizado.

Introdução

Quando é preciso determinar a concentração em mol por litro (em quantidade de matéria de alguma solução) costuma usar uma técnica de análise volumétrica denominada titulação, ou mais especificamente, titulação ácido base. Nessa titulação são entre ácido acético e ácido fraco com vinagre(base forte. É um método baseado na determinação do volume de uma solução de concentração conhecida (titulante) necessário para reagir quantitativamente com um soluto(titulado).

A substância a ser determinada deverá reagir completamente com o reagente adicionado em proporções estequiométricas. Equilíbrio seja imediatamente estabelecido a cada adição do titulante.

Objetivo

Realizar a titulação do ácido acético em vinagre.

Equações envolvidas na titulação

R: 1CH3COOH (aq) + 1NaOH (aq) 1CH3COONa (aq) + 1H2O (l)

1mol 1mol 1mol 1mol

Concentração do ácido acético no vinagre expressada em mol/L e em %m/v

C mol/L = 4 g = ~ 0,7 mol/L (60 g/mol) x

(0,1 L)

Materiais e Reagentes

• Fenolftaleína • Hidroxido de Sódio • Ácido Acético • Alaranjado de Metila •Solução Bromatimol • Erlenmeyer • Bureta •Balão Volumétrico • Proveta • Pipeta • Béquer • Suporte • Papel Indicador Universal • Água destilada • Garra para Bureta.

Procedimentos

1) Pipetou-se 10 ml de vinagre e transferido para o balão volumétrico de 100 mL que foi completado até a marca (100 mL) com água destilada e homogeneizada a solução.

2) Pipetado em triplica, 5 ml da solução da amostra diluída e transferida para o erlenmayer 125 mL.

3) Adicionado aproximadamente 40 mL de água destilada e 2 gotas de solução alcoólica 0,1% m/v de fenolftaleína ao erlenmayer.

4) Titulado com solução padronizada de hidróxido de sódio (cerca de 0,1 mol/L) até o aparecimento de uma leve coloração rosa, que persista por 30 segundos após a agitação.

5) Anotado o volume de NaOH gasto e repetido o procedimento mais duas amostras.

6) Calculado a acidez total do vinagre expressando o resultado em % M/V ácido acético.

Método

Titulação ou volumetria é uma técnica usada para determinar a concentração de um reagente conhecido.

Resultados

Observou – se, na primeira titulação, a princípio a solução de Ácido acético que era incolor, mesmo com indicador fenolftalina quando adicionado o titulante básico NaOH tornou – se cor rosa.

Notou – se na segunda titulação, uma amostra de 10 mL de solução ácida (ácido forte) de concentração 1 mol, feita a diluição para concentração 0,1 molar foi adicionado três gotas do indicador bromatil e titulado com o Hidroxido de Sódio, observou – se a mudança de coloração na solução. Na forma ácida é amarela e na forma neutra verde e azul na forma básica. Quando usado o indicador, alaranjado de metila a solução de pH ácida ficou de cor vermelha, de pH neutro de cor laranja e de pH básico de cor amarela.

Conclusão

Os resultados ficaram dentro das nossas expectativas, baseado nas aulas teóricas.

Ficou claro o conhecimento da medição do pH nas soluções .

2. Calcular a concentração do ácido acétido no vinagre expressando – a em mol/L e em %m/v.

R:

Preparo da amostra Como a amostra já está em solução não será necessária a etapa de abertura da mesma. Supondo, para efeito de cálculos, o teor de ácido acético na amostra em torno de 4% m/v, ou seja 4g de ácido acético em 100mL de solução, verifica-se que o vinagre é uma solução aproximadamente 0,7 mol/L em ácido acético:

C mol/L = 4 g = ~ 0,7 mol/L (60 g/mol) x

(0,1 L)

. A solução contém de 4 a 8% m/v de ácido acético

0,1*1,76/ ? * 5

0,0353

3. Que outro indicador, além da fenolftaleína, poderíamos usar na determinação de ácido acético em Vinagre, no quadro abaixo? Indicador Metil-orange 3,1 - 4,4; Vermelho metila 4,5 - 6,5; Timolftaleína 8,3 - 10,5

R : Timolftaleína devido ao Ph de viragem

Pós-laboratório

a) O que é um padrão primário e um padrão secundário?

R:Padrão Primário é um composto com alto grau de pureza que serve como referência na titulação.

Padrão secundário é um composto cuja pureza pode ser estabelecida por análise química e que serve como referência na titulação.

b) Quais são as características de um bom padrão primário para titulações?

R: 1. Alta pureza (99,9% ou superior) 2. Fácil obtenção, dessecação e conservação. 3. Estabilidade à atmosfera 4. Não deve ser higroscópico. 5. Deve ser bastante solúvel. 6. Baixo custo 7. Massa molar grande para minimizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com