TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Tipagem Sanguínea

Por:   •  26/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  1.661 Visualizações

Página 1 de 3

Alunos:

Relatório de Aula Prática:

Tipagem Sanguínea

Brasil

2018

Alunos:

Relatório de Aula Prática:

Tipagem Sanguínea

Relatório apresentado a Disciplina de Genética do Programa de Graduação em Farmácia da Faculdade como requisito parcial de avaliação.

Docente: Prof.

Brasil

2018

Introdução

As hemácias possuem antígenos de superfície em suas membranas que definem o grupo sanguíneo de um individuo. Existem mais de 200 antígenos eritrocitários de importância clinica, divididos em sistemas de grupos sanguíneos de acordo com complexos de genes. Herdados geneticamente, os antígenos mais importantes são os do grupo ABO e Rh.

A tipagem sanguínea é realizada para determinar o grupo sanguíneo de uma pessoa por meio de uma reação de aglutinação direta. Assim, é solicitada em casos de transfusão, doação de sangue ou órgãos, cirurgias, gestação e sempre quando a compatibilidade do sangue é necessária e envolva riscos mais graves.

Sistema ABO

O sistema ABO foi descoberto no inicio do século XX pelo cientista austríaco Karl Landsteiner, ao observar aglutinações após a mistura de diferentes amostras de sangue. A tipagem para o grupo ABO identifica a presença ou ausência dos antígenos A e B, e determina um dos quatro tipos de sangue: A, B, AB ou O.

  • Se as hemácias têm o antígeno A, o sangue é tipo A. O plasma sanguíneo possui anticorpos que atacam o sangue tipo B.
  • Se as hemácias têm o antígeno B, o sangue é tipo B. O plasma sanguíneo possui anticorpos que atacam o sangue tipo A.
  • Se as hemácias não tem o antígeno A e nem o antígeno B, o sangue é tipo O. o plasma sanguíneo possui anticorpos que atacam o sangue tipo A e B.
  • Se as hemácias têm o antígeno A e o antígeno B, o sangue é tipo AB. O Plasma sanguíneo não possui anticorpos que atacam o sangue do tipo A nem o tipo B.

Sistema Rh

O fator Rh foi descoberto em 1937 pelos cientistas Landsteiner e Wiener, após observarem aglutinações em soro de coelhos imunizados por hemácias de macacos do gênero Rhesus. A tipagem para o fator Rh determina sua presença ou ausência no sangue. Se o sangue possui o antígeno Rh, é Rh-positivo. Se não possui o antígeno Rh, é Rh-negativo.

Exemplo: se uma pessoa possui os antígenos A e Rh, o tipo sanguíneo é A-positivo (A+). Se o sangue tem o antígeno B, mas não tem o antígeno Rh, o tipo sanguíneo é B-negativo (B+).

Tipagem sanguínea

Em uma aula prática da disciplina de Genética Humana, foi realizado um experimento com o intuito de ensinar aos alunos do curso de Farmácia a coletar o sangue e descobrir a tipagem sanguínea.

Para isso, o professor dividiu os alunos em duplas, para que cada um fizesse o experimento no outro.

Coletou-se uma gota de sangue para cada anticorpo utilizado e depositou sobre uma lamina. Foram testados os anticorpos monocronal anti-A, anti-B e anti-D (anti-Rh). Após homogeneização das amostras com os anticorpos, foi verificada a presença ou não de aglutinação e o resultado foi interpretado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (100 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com