TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório aula prática: Leishmaniose

Por:   •  17/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 6

Microbiologia Básica

Prof. Dr. Renato Zilli

Relatório aula prática:

Leishmaniose

Karollayne Rodrigues

2019

Introdução

A Leishmania é um protozoário pertencente à família Trypanosomatidae , parasito intracelular obrigatório das células do sistema fagocítico mononuclear, com duas formas principais: uma flagelada ou promastigota, encontrada no tubo digestivo do inseto vetor, e outra aflagelada ou amastigota, observada nos tecidos dos hospedeiros vertebrados.

Promastigota

Hospedeiros invertebrados: Inseto vetor - Fêmeas de insetos hematófagos Flebotomos

A forma promastigota, é flagelada e extracelular, apresentam corpo alongado, medindo entre 14 e 20mm, flagelo livre e longo e é encontrada no tubo digestivo do inseto vetor.

Amastigota

Hospedeiros Vertebrados: Mamíferos - homens, roedores, canídeos, marsupiais, primatas...

A forma amastigota, é intracelular e aflagelada, apresentam corpo ovóide, medindo entre 2,1 e 3,2mm, ausência de flagelo livre, são parasitas exclusivos de células do sistema fagocítico mononuclear (macrófagos) e multiplicam – se por divisão binária.

Vetor

Os vetores da Leishmania são insetos denominados flebotomíneos, pertencentes à Ordem Díptera, Família Psychodidae, Subfamília Phlebotominae, Gênero Lutzomyia, conhecidos popularmente, dependendo da localização geográfica, como mosquito palha, tatuquira, birigui, entre outros.

Apresentação clínica

A apresentação clínica da doença depende da complexidade da interação entre o sistema imunológico do hospedeiro e o tipo de protozoário, existindo quatro formas de apresentação da doença, sendo: A Leishmaniose Tegumentar (Leishmaniose Cutânea, Leishmaniose Cutaneomucosa, Leishmaniose Cutânea Difusa) e a Leishmaniose Visceral. Há dois tipos de classificação da leishmaniose segundo a localização geográfica: a ͞velho mundo͟ que se concentra na Ásia, África, a região do mediterrâneo e o oriente médio e a ͞novo mundo͟ se concentra na América Central, na América do Sul e no sul do Texas. Pelo fato da leishmaniose ser considerada uma doença negligenciada, junto com a malária e a doença do sono, é difícil determinar o número de pacientes infectados por essa doença, mas estima-se que há 12 milhões de pessoas infectadas pela doença do mundo, ameaçando a vida de mais de 350 mil pessoas anualmente, sendo que 90% dos casos se concentram no Sudão e no subcontinente indiano. No Brasil, a doença tem sido descrita principalmente na região nordeste, apresentando grandes mudanças no local de transmissão, onde se mantinha predominantemente no ambiente rural. Com o aumento da migração para as grandes cidades, diversos casos têm aparecido nos centros urbanos. A transmissão da doença não necessariamente é feita através do mosquito, podendo também ser transmitida pelo compartilhamento de seringas, transfusão de sangue ou através da placenta.

A Leishmaniose Cutânea (LTC): lesões ulceradas indolores, únicas ou múltiplas, localizadas na pele;

A Leishmaniose Cutaneomucosa (LCM): lesões ulceradas e agressivas com invasão da mucosa e destruição de cartilagens;

A Leishmaniose Cutânea Difusa (LTD): uma síndrome rara, resulta em lesões nodulares não-ulceradas, disseminadas.

Agentes Etiológicos da Leishmaniose Tegumentar: leishmania brasiliensis, leishmania guyanensis, leishmania lainsoni, leishmania naiffi e leishmania amazonensis.

Período de incubação de 02 sem a 03 meses.

A Leishmaniose Visceral ou Calazar: acomete órgãos como baço e fígado causando esplenomegalia e hepatomegalia respectivamente.

Agente Etiológico no Brasil: Leishmania chagasi; Na África: leishmania dondovani

Período de incubação: 10 dias a 24 meses (média: 2 a 6 meses)

A Leishmaniose Dérmica Pós Calazar (LDPC): A Leishmaniose dérmica pós calazar (LDPC) é possivelmente a manifestação clínica mais desafiadora e intrigante no contexto da Leishmaniose visceral (LV), e, apesar de frequente em países como Índia e Sudão, é pouco encontrada nos relatos da literatura sul-americana. Suas formas clínicas são diversas, o tratamento é ineficaz e, além disso, pode surgir em contextos clínicos variados. O diagnóstico de LPDC impõe a necessidade de estudos acerca da penetração de leishmanicidas na pele, pois além de tornar os portadores potenciais reservatórios para flebotomíneos, a presença de leishmanias na pele pode, porventura, ser a causa de múltiplas recidivas de LV.

Ciclo Biológico

Conforme podemos observar na figura, que mostra o ciclo da doença destacando ambas as fases do parasita dentro do vetor transmissor e dentro do hospedeiro, a leishmaniose é transmitida através da picada da fêmea do flebotomíneo, que libera o protozoário pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com