TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Prática: Pomada Analgésica

Por:   •  8/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal do Pará

Instituto de Ciências da Saúde

Faculdade de Farmácia

Relatório de Aula Prática:

Pomada Analgésica

Docente:

Profa. Dra. Estér Roseli Baptista

Discentes:

Adriana do Socorro Uchoa da Silva

Fabíolla de Cássia Soares Cardoso

Kevin Roger Costa Raiol

Belém-Pará

2018

  1. INTRODUÇÃO

Pomada é uma forma farmacêutica semi-sólida que constituem preparações de aplicação tópica, constituídas de base monofásica na qual podem estar dispersas substâncias sólidas ou líquidas. Essas ferramentas farmacêuticas devem apresentar características de aspecto homogêneo, ser inerte, inodoro e de boa consistência, além de apresentar boa espalhabilidade. As pomadas possuem poder de penetração epidérmica, se classificando em endodérmicas: possuem poder de penetração na epiderme, atuando nas camadas mais profundos, mas sem ingressar na corrente circulatória; e diadérmicas: pomada de penetração profunda, no qual o ativo ingressa na corrente circulatória.

Alguns fármacos são adicionados a essas pomadas, caracterizando-a de acordo com o seu potencial terapêutico. Um dos potenciais terapêuticos mais vistos são as pomadas com fins analgésicos. Os medicamentos com finalidades analgésicas são grupos de drogas que diminuem ou interrompem as vias de transmissão nervosas, reduzindo a percepção da dor. Essas drogas incluem os AINEs, drogas narcóticas e drogas sintéticas com propriedades narcóticas. Dessa forma, uma pomada analgésica tem por finalidade diminuir a dor no local de aplicação.

Para a prática, a pomada analgésica referida, possui formulação:

Mentol..............................................2,0 g

Cânfora............................................2,0 g

Salicilato de Metila.......................10,0 mL

Base Emulsionada.......................200,0 g

  1. OBJETIVOS

Preparar uma pomada analgésica com total de 200 g, com quantidade dos componentes ajustadas e com cálculos devidamente feitos.

  1. MATERIAIS NECESSÁRIOS

Gral e Pistilo

1 unidade

Espátulas para pesagem

2 unidades

Pipeta Pasteur

1 unidade

Becker

1 unidade

Papel para pesagem

2 unidades

Balança analítica

Espátulas “pão-duro”

1 unidade

  1. PROCEDIMENTO

De inicio, pesou-se 2,0 g de Mentol e 2,0 g de Cânfora. Ambos foram adicionados em Gral de porcelana, e com a ajuda de um pistilo, foram triturados até formação de um liquido, o qual já tem composição definida e ponto de fusão e solidificação constantes. Após a completa mistura dos dois componentes e a formação de líquido, adicionou-se, com ajuda de pipeta Pasteur, 10 mL de Salicilato de Metila, e em seguida, se homogeneizou a mistura. Após a completa homogeneização dos componentes já citadas, se adicionou em pequenas quantidades, com a ajuda de uma espátula “pão duro”, o Creme Hidrófilo (O/A), o qual já estava resfriado e amadurecido, seguido de agitação constante e demorada para a completa homogeneização e para que houvesse a incorporação dos fármacos ao creme. Em seguida, a pomada foi armazenada em potes plásticos e limpos com tampas de rosca e posteriormente rotulados com o nome da composição e nome dos responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com