TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Fisiologia Farmácia

Por:   •  23/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O índice glicêmico, ou glicemia, (IG) é um fator que diferencia os carboidratos, e está relacionado com o nível de açúcar no sangue. Sempre que ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Quanto mais rápido o seu ingresso, maior será a libertação de insulina pelo pâncreas, pois o corpo tenta equilibrar os níveis de açúcar.

. A insulina é um hormônio que tem o poder de transportar o açúcar para dentro das células dos músculos, onde, no fígado, se deposita na forma de glicogênio; estes depósitos, entretanto, têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicerídeos, que serão armazenados sob a forma de gordura.

A escala, indicada em percentagens, baseia-se na ingestão do pão branco como comida padrão, assumindo-se IG igual a 100. Há também quem tome a glicose como valor de referência (100) por ser a substância com IG mais elevado.

Glicemia refere-se à concentração de glicose no sangue. O fígado é especialmente importante na manutenção da glicemia normal. O armazenamento de glicogênio permite remover o excesso de glicose do sangue, armazená-lo e devolvê-lo ao sangue quando a glicemia começa a cair e atingir níveis muito baixos.

Caso o indivíduo continue ingerindo alimentos de alto IG, o seu organismo começa a adquirir resistência à insulina, uma vez que o seu corpo começa a produzir uma quantidade maior de insulina.

A glicemia de jejum é um exame que mede o nível de açúcar no seu sangue naquele momento. O exame de glicemia de jejum serve para fazer o diagnóstico de hipoglicemia ou hiperglicemia. Esse exame serve também para monitorização do tratamento do diabetes.

O teste de glicemia capilar é a forma mais rápida e prática de fazer o controle da taxa de açúcar no sangue (glicemia). Um dos seus objetivos mais importantes é manter os níveis de glicose no sangue próximos do intervalo normal de 70 a 120 mg/dl antes das refeições e abaixo de 140 mg/dl duas horas após a ingestão dos alimentos.

A glicemia pós-prandial é medida dentro do intervalo de duas horas após as principais refeições. A interpretação de seus resultados poderá ser feita pelo profissional de saúde. Este estado pré-diabético está associado com a resistência à insulina e com o risco agravado de doenças cardiovasculares, embora com menor risco do que no caso de tolerância diminuída à glicose (TDG). Caso a pessoa não tome a iniciativa de alterar o seu estilo de vida, a AGJ pode progredir para diabetes mellitus tipo 2. Há um risco de progressão de 50% no prazo de dez anos, e um estudo recente sugeriu menos três anos como o tempo médio de progressão.

Devido à facilidade de utilização do método, à boa aceitação por parte dos pacientes e ao baixo custo, este exame é o mais usado para diagnosticar o diabetes. Neste caso, é necessário jejum de no mínimo 8 horas.

Além da insulina, diabéticos podem controlar a glicemia através de dietas específicas e pratica de exercícios físicos, pois, a prática regular de exercício físico aumenta a ação da insulina, fazendo com que a glicose saia da corrente sanguínea, diminuindo, consequentemente, a glicemia. Atualmente tornou-se comum a "contagem de carboidratos" dos alimentos através do índice glicêmico, um indicador de qualidade do carboidrato quanto à sua habilidade em aumentar e/ou influenciar a glicemia.

        

6.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Inicialmente, escolheram-se quatro voluntários para a realização da prática. Em seguida, cada voluntário ficou responsável por uma tarefa:

1ª. Controle, apenas permanecer em repouso.

2ª. Fazer exercício físico.

3ª. Comer Chocolate e repousar.

4ª. Comer chocolate e fazer exercício físico.

 A glicemia de cada participante foi medido, no início da prática (T0), com 10 minutos após o início da atividade (T1) e com mais 10 minutos (T2) marcando assim o fim das atividades.

6.3 RESULTADOS

Tabela 5.1. Concentrações sanguíneas de glicose em mg/dL.

        

                       Antes

Após 10min

Após 10min

 Controle

87

  81

             87

Chocolate

Emerson  83

100

             107

Sem cho. eexerc.

Érika     84

  99

             112

Exercício

Andrei 82

86

             88

 Fonte: CAVALCANTE, Larissa. 2015.

                                 

6.4 DISCUSSÃO

O aluno controle manteve seu nível glicêmico quase constante e normal, os outros alunos variaram a concentração de glicose sanguínea com o passar do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com