TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Hematologia coleta e Tipagem Sanguinea

Por:   •  26/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 2

___________________________________________________________________________________________________________________[pic 1][pic 2]

Autorizado pela Portaria no. 609 de 22.06.2007 do Ministério da Educação e Cultura

 Mantido pelo Centro de Estudos Octavio Dias de Oliveira – CNPJ 06.152.582/0001-08

Relatório de Aula Prática

Disciplina de Hematologia Clínica

Prof. Ms. Leonardo Izidório

 

Aluno:

Curso:Farmácia

Data:27/03/2022

TEMA DA AULA

Coleta de sangue venoso

INTRODUÇÃO

        coleta de sangue é amplamente praticada e continua sendo de inestimável valor para o diagnóstico e tratamento de vários processos patológicos. O teste de laboratório é parte integrante do processo de tomada de decisão do médico e os resultados influenciam diretamente a qualidade de vida do paciente.

A coleta de sangue é um procedimento feito por profissionais qualificados para tal função, pois além da questão técnica da forma como se faz a punção venosa, a pessoa deve saber como funciona o processo de análise do sangue para colher as amostras de maneira adequada. Existem diferentes tipos de exames de sangue e para um exige-se uma amostra diferente.

OBJETIVOS

Os objetivos da aula executada foram:

  1. Conhecer os equipamentos usados na coleta, seringa , agulha e garrote.
  2. E também aprender como fazer a coleta de sangue correta e a forma correta de descartar os materiais utilizados como, também, foi ensinado a forma de interagir com o paciente para trazer segurança ao mesmo.

MATERIAL E MÉTODOS

Quando chegamos fomos direcionados a sala onde fizemos duplas para conhecer os objetos que serão usados, no caso a seringa e as agulhas e juntamente com o garrote. Depois tivemos um momento onde o professor ensinou a laçada no antebraço. Em seguida fomos direcionados ao laboratório para podemos praticar a laçada e a coleta do material. Depois entramos para sala específica de coleta para iniciar o procedimento. Primeiro foi calçada as luvas, coloca-se o garrote no paciente e, posteriormente, introduz a seringa junto com agulha, faz-se assepsia no paciente e, por último, faz-se a coleta do sangue. O material que você que foi coletado do paciente. Apesar de todo procedimento ter sido feito corretamente, não foi retirado a coleta sanguínea da forma correta devido ao nervosismo e a dificuldade de encontrar a veia da paciente.

RESUTADOS  E DISCUSSÃO

Mesmo com o auxílio do professor, o objetivo da coleta não foi alcançado devido ao nervosismo e a dificuldade de encontrar a veia do paciente. Uma das principais lições a serem aprendidas foi a necessidade de se avaliar cautelosamente cada paciente, pois o profissional irá se deparar com diferentes tipos de coletas com diferentes graus de dificuldades, e isso não pode ser o empecilho para uma boa realização da coleta pelo profissional. Cautela e atenção são qualificações que o bom profissional de coleta deve aprender a desenvolver.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (248.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com