TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipagem Sanguínea e Coleta Sanguínea

Por:   •  26/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

COLETA DE SANGUE E TIPAGEM SANGUÍNEA

TÓPICOS 1

Shirley Natália Alcântara Jeske

shirleynaj@gmail.com

UNIFASB\UNINASSAU

  1. INTRODUÇÃO:

O devido trabalho está relatando sobre aulas práticas dada em laboratório e teoria dada em sala de aula, para a realização da coleta sanguínea e a tipagem sanguínea, ambas para conhecimento e aprendizado para os alunos do curso de Farmácia do 5º semestre, da UNIFASB/ UNINASSAU.

Os métodos de coletas dos exames foram realizados entre os alunos, com o auxílio da professora Darlaine, na matéria de Tópicos 1.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO:

O sangue é um tecido líquido transportado pelo corpo tendo passagem nas veias, artérias, coração, órgãos, tecidos, arteríolas, vênulas e capilares, formado por diferentes tipos de células encontradas suspensas no plasma e tem grandes importâncias como transporte de oxigênio e nutriente, condução de hormônios, descobertas de doenças através de exames de coleta sanguínea, e defesa contra agentes nocivos, situações de transfusão sanguínea e doações, cada paciente só pode receber de acordo a compatibilidade.

O sangue humano é composto por uma parte liquida sendo o plasma e outra sólida sendo as células que contém no sangue chamadas de hemácias, leucócitos e plaquetas. Nas hemácias contém algumas proteínas que tem o nome de aglutinogênio ou antígenos, sendo assim a determinação e classificação de A, B, AB e O. Nas membranas das hemácias tbem se encontra o antígeno D ou também conhecido como sistema Rh, esse irá distinguir se será positivo ou negativo. Segue abaixo tabela com relação dos tipos sanguíneos com compatibilidade para receber e doar, de acordo com pesquisas realizada por Santiago, B, E. (2020).

Tabela 1 - Relações de compatibilidade entre o doador e receptor:

Tipos sanguíneos recebedor

Tipos sanguíneos doador

O-

O+

B-

B+

A-

A+

AB-

AB+

AB+

*

*

*

*

*

*

*

*

AB-

*

*

*

*

A+

*

*

*

*

A-

*

*

B+

*

*

*

*

B-

*

*

O+

*

*

O-

*

  1. OBJETIVO GERAL DA AULA:

Aprendizado do método correto para os exames de aprendizagem e a identificação de materiais a ser utilizados em cada procedimento em questão, a forma de utiliza-los e descarta-los da maneira adequada.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS:

Para os exames realizados é utilizado como materiais:

  • Algodão;
  • Álcool 70;
  • Seringa com agulha;
  • Tubo de sangue;
  • Garrote;
  • Luva de procedimentos;
  • 3 reagentes (soro Anti-A; soro Anti-B e soro Anti-D);
  • Lancetas;
  • Lâminas;

No procedimento de coleta sanguínea deve se a separação dos materiais. Faça a higienização das mãos antes do procedimento e coloque as luvas para iniciar a ação no paciente. Selecione a veia que será puncionada, realize a antissepsia da pele com o algodão e o álcool 70, coloque o garrote no braço do paciente de 10 a 15 cm de distância do local de punção, sendo realizada no sentido de baixo para cima em movimentos unidirecionais, ou seja, uma vez só, ou em movimento circular de dentro para fora.

Monte a agulha e a seringa e introduza a agulha na veia com o bisel para cima facilitando a perfuração para coleta, e aspire a quantidade de sangue desejado após isso, solte o garote e retire a agulha, proteja o local da retirada com a algodão e peça o paciente para segurar até o estancamento sem dobrar o braço, injete o sangue da seringa no tubo com movimentos leves e suaves, fazendo a homogeneização.

Na realização do exame de tipagem sanguíneo irá ser identificado os tipos de cada sangue, utilizando assim como materiais 3 reagentes sendo eles, soro anti-A, soro anti-B e soro anti-D, lâmina pontas lisa e lancetas estéril e luvas de procedimento, algodão e álcool 70é um exame bastante simples e rápido de se realizar.

O soro anti-A irá identificar se o tipo do sangue é A quando houver aglutinação, o mesmo acontecerá com o soro anti-B mais irá aglutinar caso o tipo sanguíneo for B, caso não aglutinou em nenhum dos dois soros o tipo do sangue é identificado como O. No caso do soro anti-D ele irá identificar o positivo quando houver aglutinação e o negativo caso não haja.

Sendo assim fazemos a higienização das mãos, colocamos as luvas, realizamos a limpeza do dedo indicador com algodão e álcool 70, da mesma forma que foi realizado na retirada de sangue, em seguida furamos o dedo com a lanceta estéril, pingaremos 3 gotas de sangue, 2 em uma lâmina para a identificação do tipo A e B e uma gota em outra lâmina para a identificação de positivo e negativo. Após os pingos de sangue iremos colocar uma gota de cada soro, uma gota do soro anti-A em uma gota de sangue, uma gota de soro anti-B em outra gota de sangue e uma gota de soro anti-D para a última gota de sangue. Após adicionar as gotas pegamos uma lanceta limpa para fazer a mistura com o auxilio de suas pontas, esperamos e observamos se aglutinou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com