TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Microbiologia

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório de microbiologia para meio de cultura de microrganismos

O caldo nutritivo que nós preparamos em laboratório é um caldo simples que serve para a proliferação de diversos microrganismos, tanto aeróbios quanto anaeróbios.

O meio de cultura que nós preparamos é um meio sólido. Nós utilizamos  9,5g de pó para preparo de meio de cultura, pesado em balança analítica, para 250 ml de água destilada, medida na proveta.

A mistura é feita dissolvendo o pó em água destilada, o pó deve ser misturado com um bastão de vidro e em seguida deve-se colocar na chama do bico de Bunsen para ferver. O preparo fica em contado com a chama durante 20 minutos, até ficar com o aspecto de gelatina.

O procedimento correto, após o meio ficar pronto, é esterilizar o mesmo utilizando uma garrafa de vidro fechada e levar ao autoclave. Esse procedimento evita a proliferação de bactérias indesejadas no nosso meio de cultura. O meio deve ser aberto em um ambiente estéril, numa capela, por exemplo. Na falta da capela, o procedimento pode ser feito perto da chama do bico de Bunsen.

O meio de cultura e as placas utilizadas na nossa aula não estavam estéreis, porém o nosso objetivo era reconhecer os procedimentos, materiais e vidrarias utilizados em prática de microbiologia.

O meio de cultura foi colocado nas placas de petri e recolhemos amostras de diversas partes do corpo, como: boca, pé, nariz. Foram recolhidas amostras de um celular também.

O resultado esperado é a proliferação de bactérias de diversos tipos, as placas serão observadas uma semana após a sua preparação para comprovar se o resultado esperado foi obtido com sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com