TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química Analítica

Por:   •  16/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

  1. Introdução

   

As titulações estão entre os procedimentos analíticos mais exatos. Em uma titulação, o analito reage com um reagente padronizado (o titulante) em uma reação de estequiometria conhecida. Geralmente, a quantidade de titulante é variada até que a equivalência química seja alcançada, como indicado pela mudança de cor de um indicador químico ou pela mudança na resposta de um instrumento. A quantidade do reagente padronizado necessária para atingir a equivalência química pode ser relacionada com quantidade de analito presente. Portanto, a titulação é um tipo de comparação química (SKOOG, 2005).

    Segundo JUNIOR (2009). Uma titulação é um processo em que se determina a quantidade de uma substancia em solução, medindo-se a quantidade necessária de um reagente para reagir completamente com toda a substancia. Normalmente, isto é feito adicionando-se, controladamente, um reagente de concentração conhecida à solução da substancia, ou vice-versa, até que se julgue que ela reagiu por completo. Então, através do volume de reagente adicionado e da sua concentração, determina-se a quantidade de matéria de reagente consumido; em seguida, através da estequiometria da reação (equação balanceada), determina-se a quantidade de matéria da substancia e, se conhecido o volume de solução que a continha, a concentração da solução.

   

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

O ponto que ocorre a reação é chamado por ponto de equivalência, ponto estequiométrico ou ponto final teórico. Em resumo, a titulação encerra quando é verificada alguma alteração física ocasionada pela própria solução ou a adição de um reagente auxiliar, chamado de indicadores de neutralização ou indicadores de acida-base modificam a cor de acordo com a concentração de íons hidrogênio na solução. O ponto que ocorre o procedimento é o ponto final de uma titulação ou ponto de viragem. ( ROSA, G. GAUTO, M. GONÇALVES, F. 2013)

  1. Procedimentos experimentais

  1.  Matérias

  • 1 pipeta volumétrica de 10 ml
  • 1 pipetavolumetrica de 5 ml
  • 1 bequer de 50 ml
  • 1 Suporte universal
  • 1 erlenmeyer de 250ml
  • 1 Bureta de 250ml

                              2.2 Substâncias utilizadas

  • Acido clorídrico (HCL)
  • Hidroxido de sódio (NAOH)
  • Fenolftlaleina(c20h14o4)

                               3. Procedimento

   Foram separadas as substâncias e materiais para prática e adcionou-se a um bécker de 50ml, um valor de 25ml  de  NAOH para ser adcionado a bureta de 25 ml até atingir o seu menisco que serve como base 0 para valores. já devidamente presa ao suporte universal e fechada em sua torneira de passagem. Logo após ultizou-se a pipeta volumétrica de 10ml para retirar esse mesmo valor de HCL em  uma solução padrão a 0,1M e transferiu-se para um Erlenmeyer, onde adicionou-se 3(três) gotas do indicador de solução Fenolftaleína. Tendo feito a montagem do processo, colocou-se o Erlenmeyer próximo a ponta da bureta onde titulou-se o NAOH com a ajuda da torneira de passagem facilitando o gotejamento da

                                                                                                                          solução. Observou-se fazendo sempre movimentos circulares até que  notado uma coloração levemente rosa permanente, que indicará que houve um ponto de viragem ou seja ouve a reação desejada para aquela solução.

4.Resultado de discussão

Anotar o volume de NAOH gasto e calcular a molaridade da solução através da equação fundamental da analise volumétrica (c1.v1=c2.v2).Dados: 25 ML de NAOH,10ML de HCL 0.1M,reagente,3(três) gotas de fenoftaleina.

        Analise volumétrica: o cálculo da quantidade de substância ou obtenção da concentração do analito pelo volume gasto de titulante.

Após obtermos o ponto de viragem ou ponto final, anotamos o volume gasto do NAOH.

Foi gasto na amostra 10,3 ML de NAOH

                            C1=concentração de base (OH): NAOH

                              V1=volume da base (OH): NAOH

                              C2=concentração do acido (H);HCL

                              V2=volume do acido(H): HCL

                             *Foi fornecido o valor da concentração de HCL a 0,1M.

HCL+NAOH- NACL+H2O

C1V1=C2V2

  • Experimento 1:

     0,1 x 10 ML = C2 × 2,7

                                   10 = X. 2,7

                                       X=2,7/10

     C2= 0,27 MOL

Ao término da titulação observou-se que passou 1 gota a mais do ponto de viragem obtendo uma coloração rosada mais intensa.

[pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14][pic 15]

  • Experimento 2:

                                   0,1 x 10 ML = C2 × 2,4

     10 = X. 2,4

                                      X=2,4/10

    C2= 0,24 MOL

   No Segundo experimento não houve passagem de gotas, ocorrendo o ponto de viragem finalizou-se a reação relatando o valor de 2,4ml para uma solução levemente rosada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (230.4 Kb)   docx (183.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com